sexta-feira, junho 02, 2006

Os adversários de Portugal…

Selecção Nacional de Angola
A formação angolana é estreante, após um brilhante percurso na fase de qualificação, na qual conseguiu superar a Nigéria, que era favorita a vencer o Grupo 4 africano.
Com vários jogadores que actuam ou já alinharam em Portugal, casos de João Ricardo, Kali, André Macanga, Figueiredo, Freddy, Akwá ou Mantorras, o conjunto africano é orientado por Oliveira Gonçalves.
Nos dois encontros já realizados com Portugal, Angola não foi feliz, sofrendo duas goleadas, em jogos que se realizaram no Estádio de Alvalade (0-6, em 1989, e 1-5, em 2001).

Selecção Nacional do Irão
Sob o comando do croata Branko Ivankovic, o Irão alcançou com brilhantismo o apuramento para o Mundial, selado com a vitória no Grupo 1 da primeira fase e o segundo posto no Grupo B da segunda, neste caso atrás do Japão.
O ponta-de-lança Ali Daei (nove golos, em 10 jogos, na fase de qualificação) é a grande referência da formação iraniana, que comparece pela terceira vez num Mundial, depois de ter ficado na primeira fase em 1978 e 1998, sendo que na última presença, em França, bateu os Estados Unidos (2-1).
Além do goleador, destaque para outros jogadores que alinham na Europa, cinco dos quais na Alemanha: Ali Karimi (Bayern Munique), Mehdi Mahdavikia (Hamburgo), Moharram Navidkia (Bochum), Ferydoon Zandi (Kaiserslautern) e Vahid Hashemian (Hannover).
No longínquo dia 14 de Junho de 1972, Portugal e Irão defrontaram-se pela única vez, num embate integrado na Minicopa (Brasil), tendo a equipa lusa ganho por 3-0, com tentos de Eusébio, Joaquim Dinis e Humberto Coelho.

Selecção Nacional do México
Segundo colocado da zona da América do Norte, Central e Caraíbas (CONCACAF), atrás dos Estados Unidos, o México, liderado pelo argentino Ricardo La Volpe, tem um conjunto baseado em jogadores que alinham no seu próprio campeonato, com raras excepções.
O ponta-de-lança Jared Borgetti, jogador que recentemente defrontou o Guimarães ao serviço dos ingleses do Bolton, é um dos que alinha no estrangeiro, ele que foi o melhor marcador da equipa na qualificação, com 14 golos em outros tantos encontros. Borgetti foi mesmo o melhor marcador de toda a fase de qualificação, beneficiando também do facto de o México ter sido a formação mais concretizadora, com um total de 67 tentos, em 18 encontros.
O central Rafael Marquez, central do FC Barcelona, e o médio Jaime Lozano, do UNAM Pumas, são outras das figuras da selecção mexicana, que vai cumprir a 13ª presença numa fase final, tendo como melhor registo a presença nos quartos-de-final de 1970 e 86, em Mundiais realizados no seu país.
Portugueses e mexicanos apenas se encontraram por uma vez, num encontro particular que terminou empatado a zero, a 6 de Abril de 1969, em Lisboa.

Jogos Grupo D
11/06/2006

México-Irão, (17:00) em Nuremberga
Angola-Portugal, (20:00) em Colónia

16/06/2006
México-Angola, (20:00) em Hannover

17/06/2006
Portugal-Irão, (14:00) em Frankfurt

21/06/2006
Portugal-México, (15:00) em Gelsenkirchen
Irão-Angola, (15:00) em Leipzig.

geicedesporto@iol.pt
www.radiogeice.com

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

7:42 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial