quarta-feira, março 09, 2005

Melhores do mundo disputam Taça em Viana do Castelo

ESGRIMA

O número 1 do ranking mundial, o italiano Andrea Baldini, regressa a Viana do Castelo, no próximo fim-de-semana, (dia 12), para defender aquele lugar na última prova da Taça do Mundo Júnior em Florete.
Viana do Castelo entrou definitivamente na alta roda da esgrima, disse Flora Silva, a vereadora do Desporto, durante a apresentação da prova à comunicação social, sublinhando que para além do elevado valor competitivo representa uma importante forma de promoção da região.
No pavilhão de Monsserate, entre as 9h00 e as 16h00, altura para a qual está agendada a final, vão cruzar-se e medir forças os melhores do mundo, pese embora o facto de se realizar a quinze dias do Campeonato do Mundo e algumas selecções terem optado por se empenhar naquela prova em detrimento da de Viana, realçou José Luciano, representante da Federação Nacional de Esgrima.
O facto de ser a última etapa desta importante competição permite-lhe “obrigar” alguns dos melhores a «virem cá defender os pontos conquistados o ano passado» e por isso é que para além do italiano, que já este ano venceu duas etapas deste circuito, já estão inscritos o número três do mundo, o eslovaco Balint Botlo, que já venceu uma etapa e foi medalhado noutras duas competições do circuito mundial, e o número seis, outro italiano que também venceu uma etapa e foi medalhado numa competição do circuito mundial.
Actualmente estão inscritos perto de 60 atletas, dos quais 24 integram a selecção nacional, pertencentes às selecções da Eslováquia, Espanha, Itália, Grécia, Turquia, Inglaterra e Tunísia.
Da Escola Desportiva de Viana participam nesta prova quatro atletas. Gael Santos, que actualmente ocupa o 29.º lugar no ranking mundial e foi recentemente oitavo na Taça do Mundo em Madrid, será o atleta de quem se pode esperar o melhor resultado. Contudo, Rui Martins, a ocupar o lugar 60 a nível mundial, defende em Viana do Castelo o 10.º lugar alcançado o ano passado. Nesta prova participam, ainda, Miguel Baptista, o terceiro classificado no campeonato nacional, e Arnoult Paula.
José Luciano reconhece que para os atletas nacionais esta é uma grande oportunidade para «competirem com os melhores» e que a abertura para fazer participar tantos atletas se prende com a facilidade de lhes proporcionar «experiência internacional».

GEICE DESPORTO