segunda-feira, março 07, 2005

Vianense Gaspar Araújo a 12 cm da medalha de bronze

ATLETISMO / EUROPEU DE PISTA COBERTA

Na sua segunda participação num grande campeonato - a primeira foi nos Jogos Olímpicos de Atenas -, o atleta vianense Gaspar Araújo portou-se a grande altura, ao ser quinto classificado com 7,87 m, a apenas a 12 centímetros de igualar a marca do terceiro classificado. É verdade que para ser terceiro "bastava" que saltasse a marca com que veio creditado (8,00 m) para Madrid, mas é verdade que o facto de ter competido duas vezes em dias seguidos deixou, de certeza, mossa ao nível muscular, pelo que se tornou difícil fazer melhor.
Na primeira final da sua carreira, o vianense, de 23 anos, entrou comedido, talvez a denotar algum problema no acerto da corrida de balanço, ou mesmo no sistema nervoso que, por vezes, o trai em momentos mais indesejados. Fez 7,61m. Os problemas, pelo que se viu, só ao quarto ensaio, quando fez o seu melhor salto da tarde, com 7,87m, parecem ter sido resolvidos, pois no segundo salto piorou para 7,55m e o terceiro foi nulo. A partir do salto a 7,87m, o atleta do Sporting passou a ocupar a quarta posição. E chegou mesmo a dar a impressão de que poderia chegar mais além, mas o facto é que no ensaio seguinte, o finlandês Evilã, “empurrou-o” uma posição para baixo.
Nos dois últimos saltos, Gaspar tentou tudo o que estava ao seu alcance, mas fez 7,81m e 7,84m, dois excelentes "pulos", mas que foram insuficientes para chegar às medalhas. O vencedor foi o espanhol Joan Lino Martinez, com 8,37m, que ganhou a primeira e única medalha de ouro neste Europeu.

Gaspar Araújo: "Experiência boa"
"Foi uma experiência muito boa estar na final e tudo o que vivi nestes campeonatos. Foi espectacular e só é pena que a marca de hoje (domingo) não tivesse sido melhor, mas hão-de surgir mais oportunidades, se Deus quiser".

GEICE DESPORTO