terça-feira, março 01, 2005

Rali de Portugal não passa no Minho

RALI DE PORTUGAL

O Rali de Portugal 2005 já foi apresentado, em conferência de imprensa, numa unidade hoteleira de Lisboa, e decorrerá no Algarve entre 31 de Março e 2 de Abril. Depois de muitos anos no norte e a passar no Minho, a corrida vai agora disputar-se a sul de Portugal. A cerimónia de abertura marcará o arranque do primeiro carro junto do Tivoli Marinotel, na Marina de Vilamoura, às 20h00 do último dia deste mês.
A competição contará com 12 provas especiais - seis troços diferentes, cumpridos duas vezes -, divididas por duas etapas que começarão e terminarão no Estádio do Algarve (quartel-general da prova).
Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), salientou que a confirmação do Rali de Portugal é a concretização de uma promessa eleitoral da actual Direcção do ACP, que garantia todo o empenhamento na organização de uma prova que pudesse ser observada pela Federação Internacional de Automobilismo, tendo em vista a inclusão, em 2006, no Campeonato do Mundo de Ralis. Carlos Barbosa agradeceu a colaboração das Câmaras Municipais do Algarve envolvidas no projecto - designadamente na "transformação de caminhos de cabra em troços" -, da Região de Turismo do Algarve e dos patrocinadores da prova.
Mário Martins da Silva, presidente da comissão organizadora, explicou que a escolha do Algarve tratou-se de uma opção "natural", em virtude de ter todas as condições necessárias - zona mais conhecida dos estrangeiros, dotada de um aeroporto internacional, hotéis de luxo e campos de golfe - para receber de forma condigna uma caravana WRC cada vez mais exigente. Presentes no acontecimento estiveram também Pedro Almeida, director da prova, e António Vasconcelos Tavares, Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Principais inscritos / Internacionais:
Subaru Impreza WRX: Didier Auriol Juha Kankkunen Jane Tuohino Daniel Carlsson
Citroen C2 S1600: Daniel Sordo
Suzuki Ignis S1600: Katajamaki

Nacionais:
Citroen: Adruzilo Lopes
Mitsubishi EVO 8: Armindo Araújo
Renault Clio: Pedro Matos Chaves José Pedro Fontes
Peugeot 206 S1600: Miguel Campos
VolksWagen: Primos Meireles
Skoda: Gustavo Louro Pedro Zamith

Carlos Sainz - antigo campeão do mundo de ralis - e Luís Moya vão ser os "anfitriões" da edição deste ano do Rali de Portugal, ao pilotarem o "carro zero" da prova. Um piloto e um navegador de luxo foram a surpresa guardada por Carlos Barbosa para o final da apresentação oficial da prova.

GEICE DESPORTO