terça-feira, junho 21, 2005

João Gomes e mais nove representam Portugal no campeonato da Europa, na Hungria

ESGRIMA

Dez atletas representam Portugal no campeonato da Europa de Esgrima, de segunda-feira a 03 de Julho em Zalaegerseg, Hungria, numa competição em que os resultados podem ajudar a garantir a competitividade futura da federação.
"Para que a próxima época não seja limitada em termos de meios financeiros, desejamos, mais do que nunca, desempenhos de relevo dos nossos atletas, de forma a incluir mais elementos no Projecto Olímpico", disse à Agência Lusa o Director Técnico Nacional.
João Paulino falou das habituais dificuldades financeiras em que vivem as modalidades amadoras menos mediáticas em Portugal e destacou a importância que pode ter para a Federação de Esgrima o facto haver mais atiradores no Projecto Olímpico, sinónimo de entrada de verbas suplementares para ajudar na sua preparação.
Entre as várias possibilidades, a forma mais directa de atingir o Projecto Olímpico é o atleta chegar aos oito finalistas do campeonato da Europa, ou a equipa portuguesa atingir o quarto lugar colectivo.
João Gomes, o atirador português mais premiado internacionalmente, foi o único esgrimista a integrar o Projecto Olímpico em 2004, situação que a Federação Portuguesa de Esgrima quer mudar no próximo ano.
Aos 29 anos, o atleta da UPVN, que compete em florete, tem no currículo três medalhas individuais (prata em Bourges 2003 e bronze em Limoges 1996 e Funchal 2000) e uma por equipas, o ouro conquistado na Madeira em 2000.
A espada nacional também tem atiradores com capacidade de, pelo menos, chegar à final de oito, como é o caso de Joaquim Videira e Bruno Carvalho, respectivamente sétimo e 12º classificados no campeonato da Europa de Copenhaga, em 2004.
João Gomes (UPVN), Marco Gonçalves (CD Santanense) e Gael Santos (ED Viana) vão competir em florete individual a 28 de Junho e por equipas dois dias depois.
Joaquim Videira (Vale Milhazes), Bruno Carvalho (Venda Nova) e os irmãos João e Hélder Borges (AP Exército) lutam a solo em espada a 01 de Julho e colectivamente a 03.
A espada feminina, que se disputa a 29 de Junho e 02 de Julho, vai contar com Ana Gomes e Ana Miranda (UPVN) e Ana Cabral (CN Amadora).

geicedesporto@iol.pt

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial