sexta-feira, dezembro 02, 2005

… E foi assim que nasceu um clube


Acta de Abertura – nº1

Reunidos ao vigésimo oitavo dia do mês de Novembro de mil novecentos e setenta e seis às dezoito horas, na sua Sede Provisória na Rua Grande nº 70 na cidade de Viana do Castelo, comissão abaixo-assinada debruçou-se sobre a formação, organização, meios, e nome a adoptar para o novo clube, bem como deram abertura a este livro de Actas.
Estiveram presentes todos os elementos, que fazem parte desta Comissão: José Manuel Natário, José Lopes, Eugénio Treleira, Santa Marta e Fernando Lopes.
No plano geral e sob o novo clube falou José Natário, abrindo de imediato diálogo com os restantes membros, tendo sido registadas as intervenções de Santa Marta, Eugénio Treleira, no respeitante ao possível nome do Clube.
Decidiu-se que todos os elementos da Comissão em próxima reunião dessem sugestão e não depois processar a votação.
Ficou assente que o futuro clube só passará a ter valor jurídico quando se sentisse (a comissão) com bases para o fazer.
Falou-se em projectos Desportivos, tendo sido firme e unânime a opinião de levar o Desporto ao lugar que lhe compete.
Por fim ficou marcada nova reunião a realizar, na próxima Quarta-Feira dia 1 de Dezembro de 1976 às 18 horas.

Acta nº2
Ao primeiro dia do mês de Dezembro de mil novecentos e setenta e seis, realizou-se, a segunda reunião do grupo constituído por: José Natário, Eugénio Treleira, José Lopes, Fernando Lopes e Fernando Santamarta, que trataram dos seguintes assuntos: SantaMarta, falou do oficio a enviar ao FAOJ, a pedir documentação para a Biblioteca, a fundar, e também as máquinas de filmar e slides bem como as películas quando necessário. Disse também que segundo informação dos elementos da D.G.D-delegação de Viana, o oficio a enviar pedindo o teste do Pavilhão de Viana será enviado ao Delegado Sr.Amândio Silva.
Seguidamente foi apresentada, discutida e aprovada a Ordem da Trabalhos da reunião que tem a seguinte composição:
1-Aprovação da designação provisória do Grupo
2-Aprovação do oficio a enviar ao Delegado da D.G.D de Viana
3-Leitura e discussão do Planeamento Geral do Grupo.

… E foi assim que nasceu a Juventude de Viana.

A Associação Juventude de Viana nasceu a 1 de Dezembro de 1976, por iniciativa de 6 sócios que ganharam o título de fundadores e passados que são 29 anos, este clube já tem história principalmente na modalidade de Hóquei em Patins tendo ao longo da sua vida conquistado o título de Campeão Nacional da 2ª Divisão, em (1989/1990) e Vice-Campeão Nacional da 3ª Divisão, em (1998-1990).
Participou no Campeonato Nacional da 1ª Divisão nas épocas de 1978/1979 a 1988/1989, 1990/1991 e 1991/1992, altura em que o clube atingiu a sua maior glória, marcando mesmo presença nas competições internacionais na modalidade. (Taça CERS por várias ocasiões, onde atingiu as meias-finais na época 1982/1983).
A Associação Juventude de Viana desde cedo conquistou a simpatia de todos os vianenses que por sua vez contribuíram fortemente para as classificações alcançadas.
Nessa altura em que o clube militava na I Divisão, viveram-se tempos de glória na cidade de Viana do Castelo onde toda a massa adepta levava ao rubro os vários pavilhões onde a Juventude de Viana jogava, quer fosse em casa, quer fosse fora. Os pavilhões de Vila Praia de Âncora e Monserrate sempre foram pequenos para tanta gente.
Passados 12 anos a Juventude de Viana regressa ao Campeonato Nacional da 1º Divisão na época de 2003-2004. Em Setembro de 2003 organiza o 3º Torneio Cidade de Viana do Castelo e na Final a 20 de Setembro a Juventude regista mais uma folha de glória ao seu historial vencendo por 3 – 1 a Selecção Nacional de Portugal, que duas semanas depois veio a conquistar o título de campeã mundial. Terminada a época 2003-2004 a Juventude termina a época num honroso 6º lugar, feito que nenhum outro clube que subiu de divisão tinha conseguido nos últimos 20 anos.
Pela equipa de Hóquei em Patins de Viana do Castelo, passaram jogadores de grande categoria como, José Natário, (Pai e Filhos), Pedro Pereira, os irmãos Gomes da Costa, Campos, Pires, Costa, Franklim, Fernando Almeida, João Pedro, Jorge Conceição Alfredo, Didi, entre muitos outros.
A Juventude de Viana ainda foi representada por alguns jogadores nas Selecções de Portugal, Brasil, Angola e até na Selecção Australiana.
Presentemente com a época 2005 – 2006 a meio da 1ª fase, a Associação Juventude de Viana está nos lugares da frente do Campeonato, já garantiu a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal e é apontada pelos principais clubes como uma seria candidata ao titulo.

geicedesporto@iol.pt

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial