terça-feira, julho 11, 2006

X Troféu Eixo Atlântico passou por Viana

Terminou a 1ª fase do X Troféu Eixo Atlântico – Grande Prémio Fundação Deporte Galego Repsol YPF com a realização das duas primeiras etapas ligando as cidades de Vigo e Viana do Castelo no Sábado e Viana do Castelo à Póvoa de Varzim no Domingo. A frota composta por Monotipos Platuq25 era composta por tripulações de altíssimo nível competitivo e, com a igualdade dos barcos, a expectativa de grande competitividade era enorme.
No sábado realizou-se a etapa maratona com 37 milhas náuticas de difícil navegação que incluiu a saída da Ria de Vigo, a costa entre o cabo Silleiro e la Guardia e o sul do cabo Montedor com a nortada que normalmente aqui se instala nesta altura do ano.
A saída da Ria, com cerca de 9 milhas à bolina entre Vigo e as ilhas Cies, partiu a frota em dois grupos já que alguns optaram por sair da ria pela parte sul e outros, que acabaram por ter mais vento, mais perto das Ilhas. Assim os barcos “25 Stars of Quebramar” de Diogo Ramada, o “Turismo Rias Baixas” de Xavier Gandara, o “Keepcool” de José Carlos Vasconcelos e o “Albariño as Laxas” de Sancho Páramo. Sempre com o “Quebramar” à frente, os outros 3 barcos travaram uma importante luta pelo segundo posto. Com a passagem pelo cabo Montedor, caiu uma fortíssima nortada que ultrapassou os 25 nós de intensidade, onde, os “viranços”, do Keepcool o fizeram perder o 2º posto, e do Quebramar, cujas consequências iam sendo desastrosas já que quase perdia uma vantagem que teve durante mais de 35 milhas. Estes barcos acabaram por entrar igualados na linha de chegada precisando de photofinish para definir o vencedor. No final realizou-se uma típica festa minhota na praça de Viana do Castelo com direito a “Vira do Minho” seguido de um churrasco.
No Domingo tínhamos uma curta mas difícil, e cheia de ratoeiras, etapa a ligar Viana do Castelo e a Póvoa de Varzim. No início da etapa, ao largo de Viana, uma fortíssima nortada, que chegou a atingir rajadas com 28 nós de intensidade, proporcionou momentos de raro espectáculo com os barcos a planar a velocidades alucinantes. Esta situação permitiu a que algumas tripulações, melhor preparadas para estas condições, se distanciassem definitivamente das outras. Assim os barcos “Alpha Ropes” do olímpico Diogo Cayolla, o Turismo Rias Baixas e o “Caffecel” de Carlos Mendonça distanciaram-se da concorrência levando a discussão da regata entre si. A metade final da etapa decorreu com uns calmos 15 nós de vento. O dia terminou com o jantar de gala no Casino da Póvoa.
Com as duas regatas iniciais e com a parte mais dura da regata já realizada temos tudo em aberto com os quatro primeiros classificados em empate técnico. Faltando as regatas Póvoa / Gaia e Gaia / Leixões onde se espera uma navegação mais técnica teremos certamente um grande espectáculo agendado para o próximo sábado e domingo.

PROGRAMA 2º FIM DE SEMANA

15 de Julho 3ª regata Póvoa de Varzim/ Cais de Gaia
16 de Julho 4ª Etapa Barlavento/ Sotavento ao Largo de Leixões

CLASSIFICAÇÕES

X TROFÉU EIXO ATLÂNTICO – Classificações por pontos
1º “Turismo Rías Baixas”-Javier de la Gándara (R.C.N. Vigo) 5 pontos
2º “Alpha Ropes” -Diogo Cayolla (Y.C. Porto) 6 pontos
3º “25 Star of Quebramar”- Diogo Ramada (Y.C. Porto) 6 pontos
4º Albariño As “Laxas-Sancho” Páramo (R.C.N. Vigo) 6 pontos
5º Caffecel Sail Team-Carlos Mendonça (Y.C. Porto) 9 pontos

GRANDE PRÉMIO FUNDAÇÃO DEPORTE GALEGO – REPSOL YPF –
Classificação por soma de tempos de regata

1º “Turismo Rías Baixas”-Javier de la Gándara (R.C.N. Vigo) 8.42.39
2º “Albariño As Laxas” -Sancho Páramo (R.C.N. Vigo) 8.46.57
3º “25 Star of Quebramar” - Diogo Ramada (Y.C. Porto) 8.49.40
4º “Keep Kool” -Jose Carlos Pestana (C.V.Atlântico) 8.57.12

geicedesporto@iol.pt
www.radiogeice.com

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial