segunda-feira, janeiro 30, 2006

A salvação ou não dos Minhotos…e dos outros

O novo modelo apresentado pela Federação Portuguesa de Futebol para a reformulação dos Quadros Competitivos, vai ter consequências, esta temporada, em todos os escalões. A Rádio Geice / Desporto clarifica o que vai mudar na III Divisão.
A reformulação dos Quadros Competitivos iniciou-se esta época, mas os moldes que a Federação Portuguesa de Futebol pretende só estarão concluídos a partir da época de 2007/2008.
Assim, já esta temporada, os clubes que disputam a III Divisão sabem das consequências que advêm da redução do número de equipas por cada série (A, B, C, D, E e F, mais a G, dos Açores).
Desta forma, no final da época vigente, sobem à II Divisão os dois primeiros classificados de cada série, sendo que na Série G (Açores) ascende apenas o primeiro classificado.
No que respeita a despromoções, 30 clubes têm automaticamente a descida assegurada, isto é a partir do 14.º classificado, inclusivé. Mas as despromoções não ficarão por aqui. De acordo com o Comunicado Oficial da FPF, os três piores 13.º classificados (Séries A a F) descerão. Todavia, este número poderá ser alterado dependendo do número de equipas «B» que venham a ser despromovidas. O projecto passa por um período de dois anos, a contar desde esta época, e findará em 2007/2008, altura, espera-se, que as competições vão ao encontro do exigido do Manual de Licenciamento de Clubes.
Em resumo, o actual modelo competitivo da III Divisão (2005/2006) contempla 108 clubes (A, B, C, D, E e F), mais os dez da Série Açores (Série G). Na próxima época (2006/2007) será criada a Série Madeira, a qual integrará 12 clubes, mantendo-se a Série Açores com o mesmo número de equipas. Já as restantes séries ficarão reduzidas a 96 clubes, divididos por seis séries de 16 clubes (fruto dos 42 clubes despromovidos e de apenas 18 promovidos). Nessa mesma temporada voltam a descer mais 42 equipas (seis por série, mais os três piores 13.º), subindo, tal como actualmente, dois clubes por série.
Prevê-se que apenas na época de 2007/2008, os Quadros Competitivos se estabilizem, sendo que todas as séries albergarão 12 clubes, subindo nesse ano 22 clubes e descendo outros tantos – isto é, três por série.
Cerveira, Correlhã, Monção, Valenciano e Vianense, salve-se quem poder…

geicedesporto@iol.pt
www.radiogeice.com

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial