Importante / Ponte de Viana seis meses sem trânsito
O tabuleiro rodoviário da ponte metálica de Viana do Castelo vai estar cortado ao trânsito desde o dia 1 de Fevereiro e por um prazo previsto de seis meses.
Em comunicado, a empresa Estradas de Portugal, explicou que o corte fica a dever-se a obras de beneficiação e alargamento do tabuleiro rodoviário, acrescentando que a alternativa para os automobilistas é a A28.
Refere ainda que a circulação pedonal na ponte será possível em período diurno, embora com alguns condicionalismos.
Entretanto - e segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura - estão preparados, transportes alternativos para a ligação das duas margens do rio Lima, entre Viana e Darque.
Uma das será o transporte fluvial, já que a partir desta quarta-feira haverá seis carreiras diárias de ferry-boat em cada sentido, que poderão ser aumentadas caso a procura o justifique.
No primeiro mês, operará apenas um ferry com capacidade para 16 passageiros, mas posteriormente entrará também em funcionamento um outro que poderá transportar até 40 pessoas.
Por cada viagem, um adulto pagará um euro e uma criança 60 cêntimos, transportar uma bicicleta custará 50 cêntimos.
Em preparação está, também, a instalação de um apeadeiro no centro de Darque, onde haverá comboios "hora a hora" em ambos os sentidos.
Para minimizar os transtornos do corte do trânsito na ponte, vai também ser criado um interface de transportes junto ao viaduto de Mazarefes, onde os autocarros urbanos farão um transbordo de passageiros.
Orçada em cinco milhões de euros, a intervenção na centenária ponte Eiffel consistirá no alargamento do tabuleiro, que passará de 6,88 metros para oito metros, seis dos quais para as faixas de rodagem e os restantes para dois passeios de um metro cada.
A ponte metálica de Viana do Castelo tem 127 anos e a 30 de Junho de 2003 a Ordem dos Engenheiros distinguiu a sua reabilitação como uma das "100 obras de engenharia civil mais notáveis construídas no século XX".
Com esta iniciativa, a Ordem dos Engenheiros associou-se às comemorações do 125º aniversário daquela ponte, concebida pelo francês Gustave Eiffel, que foi inaugurada oficialmente a 30 de Junho de 1878, numa travessia presidida por Fontes Pereira de Melo.
Até à construção da ponte metálica de Viana do Castelo, as duas margens do Lima estavam unidas por uma travessia de madeira, que existia desde 1819, partindo do Terreiro de S. Bento para terminar perto da capela de S. Lourenço, na margem esquerda do Lima.
Classificada como Património Municipal, a ponte metálica de Viana do Castelo é única no país, devido à existência de tabuleiros sobrepostos - permitindo o trânsito ferroviário no inferior e rodoviário no superior - e de "cotovelos" nas duas margens.
geicedesporto@iol.pt
http://www.radiogeice.com/
Em comunicado, a empresa Estradas de Portugal, explicou que o corte fica a dever-se a obras de beneficiação e alargamento do tabuleiro rodoviário, acrescentando que a alternativa para os automobilistas é a A28.
Refere ainda que a circulação pedonal na ponte será possível em período diurno, embora com alguns condicionalismos.
Entretanto - e segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura - estão preparados, transportes alternativos para a ligação das duas margens do rio Lima, entre Viana e Darque.
Uma das será o transporte fluvial, já que a partir desta quarta-feira haverá seis carreiras diárias de ferry-boat em cada sentido, que poderão ser aumentadas caso a procura o justifique.
No primeiro mês, operará apenas um ferry com capacidade para 16 passageiros, mas posteriormente entrará também em funcionamento um outro que poderá transportar até 40 pessoas.
Por cada viagem, um adulto pagará um euro e uma criança 60 cêntimos, transportar uma bicicleta custará 50 cêntimos.
Em preparação está, também, a instalação de um apeadeiro no centro de Darque, onde haverá comboios "hora a hora" em ambos os sentidos.
Para minimizar os transtornos do corte do trânsito na ponte, vai também ser criado um interface de transportes junto ao viaduto de Mazarefes, onde os autocarros urbanos farão um transbordo de passageiros.
Orçada em cinco milhões de euros, a intervenção na centenária ponte Eiffel consistirá no alargamento do tabuleiro, que passará de 6,88 metros para oito metros, seis dos quais para as faixas de rodagem e os restantes para dois passeios de um metro cada.
A ponte metálica de Viana do Castelo tem 127 anos e a 30 de Junho de 2003 a Ordem dos Engenheiros distinguiu a sua reabilitação como uma das "100 obras de engenharia civil mais notáveis construídas no século XX".
Com esta iniciativa, a Ordem dos Engenheiros associou-se às comemorações do 125º aniversário daquela ponte, concebida pelo francês Gustave Eiffel, que foi inaugurada oficialmente a 30 de Junho de 1878, numa travessia presidida por Fontes Pereira de Melo.
Até à construção da ponte metálica de Viana do Castelo, as duas margens do Lima estavam unidas por uma travessia de madeira, que existia desde 1819, partindo do Terreiro de S. Bento para terminar perto da capela de S. Lourenço, na margem esquerda do Lima.
Classificada como Património Municipal, a ponte metálica de Viana do Castelo é única no país, devido à existência de tabuleiros sobrepostos - permitindo o trânsito ferroviário no inferior e rodoviário no superior - e de "cotovelos" nas duas margens.
geicedesporto@iol.pt
http://www.radiogeice.com/
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial