sábado, janeiro 29, 2005

Escola de Futebol Luciano Sousa vista à lupa…

FORMAÇÃO

Sedeada em Santa Marta de Portuzelo, a escola Luciano Sousa foi fundada em 22 Julho de 2002 e iniciou a sua actividade em Setembro do mesmo ano.
A iniciar a terceira época de funcionamento, a Escola de Futebol Luciano Sousa tem já a sua actividade bem consolidada no distrito de Viana do Castelo. “Iniciámos a primeira época com cerca de cem atletas, participando no Campeonato Distrital com seis equipas: juvenis, iniciados, infantis (duas) e escolas (duas), para além de termos duas equipas de pré-escolas e minis (dos cinco aos oito anos), que participaram nas jornadas da APEF. Na época passada conquistámos, o título de Campeões Distritais de Escolas e o Torneio Extraordinário de Iniciados. Na presente época participámos no Campeonato Distrital com oito equipas: juvenis, iniciados (duas), infantis (duas) e escolas (três), estando, após a primeira volta da primeira fase em primeiro lugar em escolas e iniciados e em segundo lugar em infantis, sendo o melhor ataque nos três escalões. Isto demonstra bem o potencial e o trabalho da nossa escola!”, refere Luciano Sousa, fundador da escola. Presentemente a escola tem cerca de 200 crianças e jovens inscritos, dos cinco aos 16 anos (idade de juvenil), sendo que para 2006 está prevista a inclusão do escalão de juniores.O staff técnico é composto por dez treinadores, um por equipa, e um treinador de guarda-redes. Contam ainda com três massagistas, um responsável pelas viaturas e um responsável pelas instalações, para além de terem contrato com a Policlínica Vianense para o tratamento dos atletas lesionados.
A Escola de Futebol Luciano Sousa possui protocolos desportivos com alguns clubes de nomeada, como é o caso do Vitória de Guimarães, “clube próximo e muito amigo, que nos apoiou desde a primeira hora, participando em jogos e torneios por nós realizados. Esse protocolo consiste, basicamente, na cedência de atletas, entre outras contrapartidas. O primeiro atleta a ser transferido foi o Miguel Silva, que está a jogar nos iniciados. Relativamente ao Benfica, com quem temos boas relações, poderá haver um entendimento, visto que nas férias escolares de Natal três jogadores infantis foram treinar à Luz”, acrescenta. Estão em estudo outros protocolos com clubes da região.No que concerne a apoios, o Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo cede as instalações e o campo de futebol de 11, para além de colaborar na melhoria das estruturas em conjunto com a Câmara Municipal de Viana do Castelo. Foram colocados mais seis holofotes, construídos mais dois balneários e um alpendre. Contam ainda com o campo de futebol de cinco da Casa do Povo, cedido pela Junta local e pela ACD de Santa Marta; o campo de futebol de 11 de Nogueira, cedido pela Junta local; o pavilhão da EB, 2.3 de Santa Marta, alugado à Câmara Municipal e utilizam o Centro de Estágios de Melgaço para a realização de torneios, gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Melgaço.A escola é conhecida pelo seu enorme dinamismo, na realização de torneios e actividades. “Realizamos torneios do distrito no Natal, Carnaval, Páscoa e Verão, com a participação de centenas de atletas oriundos de dezenas de clubes de Portugal, Espanha e França”.
Para fortalecimento do espírito de grupo, todos os anos realizam o jantar de Natal e o jantar de encerramento, sendo que no último são entregues, a cada atleta, um diploma e uma bola de porcelana, para além de premiarem os atletas que se destacaram ao longo da época na assiduidade e no comportamento, nos treinos e nos jogos.Luciano Sousa considera que “o principal objectivo da escola é promover e fomentar o futebol, mas também proporcionar a todos os atletas o máximo de experiências lúdicas e desportivas, que lhes permitam encarar o futuro com confiança e optimismo”.

GEICE DESPORTO