sábado, dezembro 10, 2005

"Não nos podemos queixar", Scolari

O seleccionador de Portugal, Luiz Felipe Scolari, mostrou-se agradado com o sorteio do Campeonato do Mundo de futebol Alemanha2006, hoje realizado em Leipzig, e que colocou a equipa das "quinas" juntamente com Angola, Irão e México.
"Não nos podemos queixar. Claro que seria melhor escolher os adversários, mas um sorteio é aquilo que acontece e não podemos escolher", sublinhou o técnico brasileiro, momentos após o sorteio.
Luiz Felipe Scolari alertou, no entanto, para as euforias precipitadas e lembrou o sorteio do Mundial2002, que, na altura, foi considerado positivo para Portugal, apesar do fracasso na caminhada:
Portugal ficou em terceiro do grupo, com apenas uma vitória sobre a Polónia e derrotas com os Estados Unidos e a Coreia do Sul.
"Houve muita euforia em 2002. Todos acharam que iria ser fácil e acabou por ser um pesadelo. Não queremos passar por isso de novo. É preciso alertar a torcida, o povo e os meus jogadores. Todos vamos ter de trabalhar", avisou.
Sobre o capricho do sorteio, que colocou Portugal com Angola no primeiro jogo, num encontro entre países lusófonos, Scolari mostrou grande prudência, mas reconheceu a importância do encontro inaugural num "campeonato de três equipas".
"É um país com que temos um grande relacionamento, mas vamos ter de disputar o primeiro jogo contra Angola. Num campeonato de três jogos, porque depois é 'mata-mata', temos de tentar sair com a vitória, de modo a termos mais possibilidade e tranquilidade de controlar um qualquer desaire", disse o brasileiro.
Luiz Felipe Scolari adiantou ainda que o Irão é uma equipa com "grandes antecedentes" desportivos e lembrou que Portugal jogou com o Iraque nos Jogos Olímpicos Atenas2004 e acabou por perder essa partida.
"Trabalhei no mundo árabe e, apesar de não conhecer muito bem a selecção iraniana, tenho grande respeito pelo futebol que praticam.
Falei com o Zico (seleccionador do Japão) sobre o Irão e ele disse-me para ter muito cuidado, em todos os sentidos. É uma selecção com excelente capacidade", reconheceu o técnico.
O seleccionador avisou também que o México - o ultimo adversário do Grupo D -, é uma das oito melhores classificadas do ranking da FIFA e considerou que tem jogadores "temíveis e de grande qualidade".
Sobre os locais dos três primeiros jogos (Colónia, Frankfurt e Gelsenkirchen), Luiz Felipe Scolari louvou o trabalho organizacional do director desportivo Carlos Godinho e explicou que as deslocações da selecção portuguesa poderão ser feitas de autocarro.
O técnico brasileiro adiantou ainda que o local escolhido para o estágio na Alemanha - Marienfeld - é conhecido de vários jogadores (o FC Porto já aí realizou um estágio), facto importante para o bem- estar mental e físico dos futebolistas.

geicedesporto@iol.pt

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial