segunda-feira, maio 30, 2005

Carlitos chamado para o Mundial

HÓQUEI EM PATINS

A primeira lista de 14 jogadores que podem integrar a Selecção Nacional no próximo Mundial em Agosto nos EUA, já foram convocados pela Federação Portuguesa de Patinagem para os primeiros exames médicos.
O clube que mais jogadores cede à selecção é o Benfica, com 5 pré seleccionado: Carlos Silva, Valter Neves, Rui Ribeiro, Pedro Afonso e Ricardo Barreiros.
Do O.C. Barcelos, o seleccionador José Querido chamou João Pereira e Tó Silva e do F.C.Porto, Reinaldo Ventura e Ricardo Figueira.
Da Juventude de Viana, Carlitos voltou a ser chamado à selecção, do Gulpilhares, Tiago Rafael, da Oliveirense, Guilherme Silva e do “estrangeiro”, Sérgio Silva (Prato / Itália) e Ricardo Pereira (Réus/Espanha).

geicedesporto@iol.pt

Alberto Fernandes renovou com o Valdevez

FUTEBOL

Alberto Fernandes vai continuar no comando técnico do Atlético de Valdevez por mais uma temporada. O presidente do clube minhoto, João Caldas, garante que a única coisa que pediu ao técnico foi a realização de “uma época tranquila, longe dos lugares de despromoção”. O treinador, por seu lado, afirma que só depois de ter “definido o plantel” poderá estabelecer “uma meta a alcançar na próxima temporada”. A nova época já está em planeamento, mas as tomadas de posição concretas só acontecerão esta semana.

geicedesporto@iol.pt

terça-feira, maio 24, 2005

Final da Superliga acaba mal em Viana do Castelo

FUTEBOL

Três montras partidas, uma viatura danificada e um homem detido foi o rescaldo das comemorações da vitória do Benfica na Superliga de futebol na noite de domingo e madrugada de segunda-feira na cidade de Viana do Castelo.
Segundo fonte da PSP, um homem de cerca de 30 anos foi detido depois de alegadamente ter partido o pára-brisas de uma viatura que circulava na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra com uma garrafa de cerveja.
O homem foi presente ao Tribunal Judicial de Viana do Castelo, tendo o processo baixado a inquérito.
Entretanto, as montras de uma agência de viagens situada na mesma avenida e as de uma pastelaria e loja de bijutaria da Rua Manuel Espregueira também apareceram partidas, embora as autoridades ainda não tenham conseguido identificar os autores destes actos de vandalismo.

geicedesporto@iol.pt

segunda-feira, maio 23, 2005

Terminou sem glória para as equipas do distrito de Viana o Nacional da III Divisão…

FUTEBOL

O Campeonato Nacional da III Divisão encerrou no passado fim-de-semana, com as subidas à II Divisão B do Sandinenses e Torcatense na Série A.
No que respeita ás equipas do distrito de Viana do Castelo presentes nesta competição, mais de metade falhou os seus objectivos propostos no início da temporada.
Apenas o Desportivo de Monção e o Cerveira conseguiram concretizar os seus propósitos, (manutenção no campeonato).
O Monção foi a melhor equipa do distrito, conseguindo no final de 34 jornadas realizadas, classificar-se num honroso quarto lugar ao somar 58 pontos. Para além de ter ficado no décimo lugar da classificação com 46 pontos, o Cerveira conseguiu com muito mérito concretizar o seu objectivo.
O Sport Clube Vianense, que no início da época se propôs a ficar nos cinco primeiros, falhou, ficou muito longe de o conseguir, o Vianense terminou a época em nono lugar com os mesmos pontos do Cerveira, 46.
Ponte da Barca e Neves, os outros representantes do distrito, fizeram uma má época e por isso desceram aos distritais, estes dois clubes Minhotos foram os últimos classificados do Campeonato, somando o Ponte da Barca, 31 pontos e o Neves, 13.

geicedesporto@iol.pt

sábado, maio 21, 2005

Benfica no caminho da Juventude de Viana

HÓQUEI EM PATINS / TAÇA DE PORTUGAL

Realizou-se na passada sexta-feira na sede da Federação Portuguesa de Patinagem em Lisboa o sorteios referente à Final-Four da Taça de Portugal de hóquei em patins.

O sorteio da Taça de Portugal ditou os seguintes encontros:

Juventude de Viana – Benfica
Oliveirense – FCPorto

Os jogos vão realizar-se nos dias 2 e 3 de Julho, na cidade do Entroncamento.

geicedesporto@iol.pt

Leões desistem do campeonato

HÓQUEI EM PATINS

O Sporting acabou com a equipa sénior que participava no Campeonato Nacional da I Divisão de Hóquei em Patins. A decisão de extinguir a principal formação leonina foi comunicada à Federação Portuguesa de Patinagem (FPP), através de um fax enviado pela direcção do clube.“É verdade. O fax chegou aos nossos serviços pelas 17 horas, comunicando que a equipa sénior do Sporting deixava de participar no campeonato, apenas mantendo os escalões de formação. Lamentamos, mas não podemos fazer nada”, disse-nos Fernando Claro, presidente da FPP.
Face a esta decisão da direcção do clube de Alvalade, o jogo agendado para este sábado, entre Sporting e Ac. Espinho, referente ao Grupo B, já não se realiza.Entretanto, os jogadores (com seis meses de atraso dos subsídios) reuniram-se esta sexta-feira à noite, juntamente com o dirigente da secção, Gilberto Borges, para analisarem o seu futuro, não estando de parte o recurso aos tribunais.

geicedesporto@iol.pt

Mega – Torneio de Futsal em Viana do Castelo

FUTSAL

O Santa Luzia F.C e o S.C. Vianense vão organizar em parceria mais um Mega - Torneio de Futsal, que vai decorrer de 27 de Junho a 30 de Julho, no pavilhão Municipal de Monserrate em Viana do Castelo.
Este torneio de verão, na sua sétima edição, é um dos mais prestigiados da região e tem como principal objectivo, animar as noites de verão na freguesia de Monserrate e promover a modalidade de Futsal.
As inscrições são limitadas e estão abertas na sede do S.C.Vianense na rua Manuel Espregueira em Viana do Castelo, da parte da tarde, ou através do Tel. – Fax, 258 822 661.
O sétimo torneio de Futsal organizado pelo Santa Luzia e pelo Vianense, vai animar todas as noites a freguesia de Monserrate, com jogos a partir das 21horas.

geicedesporto@iol.pt

terça-feira, maio 17, 2005

Vianense Luís Viana dois anos no Bassano

HÓQUEI EM PATINS

Aos 28 anos, Luís Viana embarca na sua primeira aventura no estrangeiro. O avançado internacional português, natural de Viana do Castelo, assinou um contrato de duas temporadas (mais uma de opção) com os italianos do Bassano, treinados por Carlos Dantas.
Dois anos depois de ter regressado ao Óquei de Barcelos, Luís Viana decidiu emigrar. A proposta veio de Itália, mais propriamente do técnico português ao serviço do Bassano, Carlos Dantas, que, curiosamente, já o tinha tentado contratar para o Benfica, quando o jogador terminou o vínculo com a Oliveirense. Gorada a possibilidade na altura, Viana segue agora viagem para Itália, materializando um namoro antigo do técnico português, que terá uma dupla lusa na frente de ataque do Bassano. É que Ricardo Pereira, actualmente ao serviço dos espanhóis do Réus, também já está confirmado na formação italiana. "É um novo desafio na minha carreira que, sinceramente, não estava a contar. Contudo, a proposta financeira era irrecusável e em Portugal não tinha condições para a estabilidade que todos os jogadores desejam", explicou o avançado. Luís Viana não está nada preocupado com as diferenças que terá de enfrentar e até coloca a fasquia dos objectivos no limite máximo. "Estamos a construir uma equipa forte e queremos ganhar todas as provas em que participarmos. Itália é um país que me atrai bastante, não só em termos culturais como na própria língua e gastronomia. Além disso, o Bassano é uma equipa onde se fala muito português: para além do treinador e do Ricardo Pereira, também Alberto Orlandi (ex-jogador do FC Porto) está à vontade!" Ainda com um ano de contrato para cumprir com o Óquei de Barcelos, Luís Viana conseguiu, na passada sexta-feira, a carta de desvinculação. Facto confirmado pelo vice-presidente do clube minhoto, José Augusto. "Foi a pedido do jogador, recebeu uma proposta melhor e não é nossa intenção reter ninguém no clube contrariado.

geicedesporto@iol.pt

Jogadores do Valdevez cobiçados

FUTEBOL

A excelente carreira protagonizada na época passada, o ano de estreia na II Divisão B, pelo Atlético de Valdevez, então treinado por Berto Silva, levou a que alguns dos jogadores estejam a ser cobiçados por clubes de escalões superiores, Depois da saída do avançado Nicola para o Sp.Braga e que agora poderá rumar para o Celta de Vigo, de Espanha, surgiu também o interesse em Filipe Edgar, Roma e ainda no médio Sousa. O defesa-esquerdo Filipe Edgar e o médio Sousa estão referenciados por clubes da SuperLiga, enquanto o avançado Roma, de 19 anos, pode estar de saída para Espanha.

geicedesporto@iol.pt

Atlético de Valdevez garante manutenção

FUTEBOL

O U. Lamas vê cada vez mais difícil a permanência na 2ª Divisão B, mas ainda não desceu uma vez que o Paredes também perdeu: com seis pontos em disputa, cinco separam as duas equipas. Quem aproveitou para se segurar no Nacional da 2ª Divisão B, foram Atlético de Valdevez, Pedras Rubras e Trofense, já salvos da descida.

geicedesporto@iol.pt

segunda-feira, maio 16, 2005

Aniversário da EDV marcado pelas queixas do costume…

EDV

A Escola Desportiva de Viana comemorou na semana passada o seu 29º Aniversário com varias actividades desportivas e culturais.
No âmbito destes 29 anos de vida, a Escola Desportiva de Viana, publicou a 17ª edição da Revista “Edévia” onde se publica a vida da colectividade durante cada época desportiva.
A atravessar uma “grave crise financeira” a EDV, continua a ter sete modalidades de competição, 24 equipas de competitivas nos diversos escalões, cerca de 1300 atletas em actividade permanente na iniciação, aprendizagem, manutenção e competição.
Em 29 anos de actividade em prol da cidade de Viana do Castelo, a EDV continua a formar centenas de atletas, mas os seus dirigentes reconhecem que os tempos são outros e que as dificuldades começam a acentuar-se de ano para ano, o que os leva a ponderar e a considerar muitas restrições que não estavam nos propósitos da EDV.
A “nova” direcção da Escola Desportiva de Viana, presidida por Carlos Batista e que no final do ano passado foi reeleita para mais três anos de mandato, pretendia dar melhores condições, quer de treino, quer de representação condigna nas competições, mas segundo Carlos Batista, “torna-se impossível, uma vez que os espaços desportivos escasseiam, as taxas dos espaços desportivos Municipais existentes são cada vez mais caros, a falta de uma Piscina de competição, as dificuldades em transportar os atletas e muitas outras coisas, não dão espaço de manobra a esta direcção para que as ambições da EDV possam ir bem mais longe”, disse com magoa o presidente desta colectividade vianense à Radio Geice.
Para Carlos Batista, “nesta altura é muito difícil ser presidente da Escola Desportiva de Viana, pelas dificuldades financeiras e pelos constrangimentos que o desenvolvimento do desporto em Viana do Castelo ainda tem actualmente”. Carlos Batista afirma que “nesta altura é mais que provável que a EDV venha a fechar actividades, é hoje um pouco claro que vamos ter que encerrar alguma modalidade desportiva das sete que a EDV tem, por carência de meios”.
Em termos desportivos o presidente da EDV está satisfeito, uma vez que “com tanta falta de meios os resultados até são muito animadores…deslumbram”.
Quando questionado sobre a polémica construção da Piscina da EDV, (projecto já com onze anos), Carlos Batista, afirma peremptoriamente “que ao longo deste processo não houve o empenho político suficiente, interessado e empenhado da Autarquia de Viana do Castelo para concretizar este projecto…”
No jantar comemorativo do 29º Aniversario da Escola Desportiva de Viana que anualmente se realiza no dia 12 de Maio, foram entregues os habituais Troféus Losango, aos que mais se destacaram ao serviço da EDV na época passada e os emblemas de prata aos sócios com mais de 25 anos de filiação no clube.
Neste jantar voltaram a faltar os representantes da Câmara Municipal de Viana, falta essa que Carlos Batista já não estranha…

PRÉMIOS DA EPOCA 2003/2004
PRÉMIOS ASSIDUIDADE / EVOLUÇÃO DESPORTIVA

BASQUETEBOL: Sérgio Batista
GINASTICA/TRANPOLINS: Bruna Neto, Débora Neto, Beatriz Silva
GINASTICA/RITMICA DESPORTIVA: Rosa Moreira, Ana Filipa
HÓQUEI EM PATINS: Ivo Carvalho
NATAÇÃO: Ana Coutinho, Barbara Martins, Carolina Costa, Diana Rocha, Mafalda Araújo, Marília Freixo, Ana Reguengo, Filipa Pinheiro, Ana Serapicos, César Silva, Cátia Moura, António Moura, Cândida Vieira, José Lima.
PATINAGEM ARTISTICA: Ismael Borges, Barbosa Parente.

PRÉMIOS DE AVALIAÇÃO ESCOLAR

BASQUETEBOL: Gonçalo Amorim, João Marinho.
GINASTICA/TRANPOLINS: Marta Silva
GINASTICA/RITMICA DESPORTIVA: Maria João, Diana Sousa
HÓQUEI EM PATINS: Ivo Carvalho, Ricardo Jesus, Emanuel Sousa
NATAÇÃO: José Ribeiro, Carlos Soutelo, Renato Viana, Marília Freixo, Tania Vilas Boas, Tiago Dias.
PATINAGEM ARTISTICA: Rafaela Borges, Patrícia Direito.

TROFÉU LOSANGO / 2005

ESGRIMA: João Gomes, Gael Santos, Marta Pereira, João Fradet.
NATAÇÃO: João Seixas Cambão.
INDIVIDUALIDADES: Fernando Silva, Luís Silva, Luís Alpuim.

geicedesporto@iol.pt

Távora conquista Taça da A.F. de Viana

FUTEBOL

A Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo foi conquistada este domingo pelo Távora, depois de ter ganho ao Correlhã através da marcação de grandes penalidades, por 3-2. O guarda-redes Vadicha foi o grande herói da final ao deter três penalties e, assim, garantiu a conquista do troféu para o Távora e impediu a "dobradinha" para o Correlhã.

geicedesporto@iol.pt

“Que Viana do Castelo nos saiba apoiar…”

FUTSAL

Depois de ter garantido a subida ao Nacional da II Divisão de Futsal, o Nogueirense espera agora que a cidade de Viana do Castelo os apoie.
Nas palavras do treinador Ricardo Felgueiras “foi um ano épico” para o clube. Isto porque, para além da subida da equipa sénior à II Divisão Nacional, os juniores sagraram-se campeões distritais pelo quarto ano consecutivo e, por isso, está a disputar a Taça Nacional.
No entanto, para o técnico, tudo isto acaba por ser uma conquista natural. “Isto é o corolário de um trabalho de alguns anos, sustentado numa forte aposta na formação. A nossa equipa tem uma média de idades de 21 anos, sete atletas são seniores de primeiro ano. Para além disso, alguns juniores têm trabalhado connosco e devem ser integrados no plantel da próxima época. Já na época passada, a maior parte dos atletas disputaram o campeonato de juniores e a III Divisão. A nossa aposta na formação está a dar frutos e é para continuar, apesar de estarmos conscientes que a realidade da próxima época, na II Divisão, é bem diferente”, destaca o treinador.
Quanto à subida, Ricardo Felgueiras confessa que acreditava que poderia ser atingida. “Conhecia a realidade da Terceira Divisão, estudei, como pude, os adversários, e tinha a noção de que poderíamos andar lá por cima na classificação. Mas também tinha consciência que seria uma tarefa complicada dado o valor dos adversários. Para além disso, tivemos um bom arranque, o que nos deu maior crença. Penso que merecemos, principalmente se tivermos em conta que estivemos cerca de 70 por cento do campeonato em primeiro lugar e o restante no segundo posto”, justifica.
Em relação ao futuro, o técnico espera que a sua equipa concentre mais atenções… e apoios. “Espero que Viana do Castelo nos saiba apoiar como os representantes da região no futsal.

geicedesporto@iol.pt

quinta-feira, maio 12, 2005

Viana da Rocha Presidente mais dois anos

CLUBES

A Associação Juventude de Viana reunir-se esta quarta-feira em Assembleia-geral Ordinária no salão nobre da Associação Empresarial de Viana do Castelo.
Os dois pontos em discussão nesta reunião foram, Eleição dos corpos gerentes para o Biénio 2005/2007 e Assuntos de interesse para o clube.
Do primeiro ponto em discussão, apenas uma lista se apresentou a sufrágio sendo liderada pelo actual presidente, Joaquim Viana da Rocha, que voltou a ser eleito pelos sócios da Juventude de Viana, que o mandataram para mais dois anos de trabalho à frente do clube Minhoto.

Órgãos sociais eleitos para o Biénio 2005 / 2007:

Assembleia Geral:
Presidente
: Amadeu Antas
1º Secretário: António Vale
2º Secretário: Aníbal Soares

Direcção:
Presidente: Joaquim Viana da Rocha
Vice-Presidente Financeiro: António Amaral
Vice- Presidente Administrativo: Rui Natário
Vice-Presidente Desportivo: José Sobreiro
Secretário: João Chavarria
Vogal: José Costa
Vogal: José Machado

Conselho Fiscal:
Presidente: José Manuel Felgueiras
Secretário: António Longarito
Relator: Johan Stevens

geicedesporto@iol.pt

Jovem do Valenciano cobiçado por clubes da Superliga

FUTEBOL

Chama-se Daniel, fez 16 anos em Fevereiro (ainda é juvenil), começou a jogar pela equipa principal do Valenciano, na II Divisão B, no mesmo mês que completou o aniversário, tem dado nas vistas e agora tem uma mão cheia de clubes de primeiro plano interessados em contratá-lo: Vitória de Guimarães, Sporting de Braga, Boavista, FC Porto e mais recentemente também o Benfica.

geicedesporto@iol.pt

Viana do Castelo recebe cerca de 2 Mil alunos

DESPORTO ESCOLAR

Viana do Castelo recebe este fim-de-semana (de 13 a 15 de Maio) os Nacionais Escolares de 2005 (juvenis), evento que conta com a participação de 2.400 pessoas (entre alunos – perto de dois mil, professores e juízes). Durante os três dias decorrem os campeonatos de andebol, badminton, basquetebol, desportos náuticos (canoagem, vela, prancha à vela, surf/bodybord), desportos gímnicos (artística, acrobática, aeróbica, rítmica, grupo e trampolins), escalada, esgrima, futsal, orientação, ténis e voleibol.
Para além das competições englobadas nos Nacionais, a organização (Área Educativa de Viana do Castelo) leva a efeito também o primeiro encontro nacional do Desporto Adaptado. "Este encontro não terá uma vertente competitiva. Será uma demonstração de experiências no âmbito de desporto adaptado", disse-nos Rui Silva, coordenador dos nacionais de Viana de Castelo.
Uma das preocupações dos organizadores é a segurança dos jovens alunos, para além do alojamento e alimentação. Todos os participantes ficam instalados em escolas da região. Nesse sentido, o CAE de Viana do Castelo conta com a colaboração de uma equipa de voluntários que inclui 25 professores.
Quatro concelhos recebem jogos das diversas modalidades (Viana do Castelo, Caminha, Ponte de Lima e Esposende).
Entretanto, dois pontos altos marcarão estes Nacionais Escolares. Tratam-se da cerimónia de abertura, que ocorrerá esta sexta-feira, (dia 13), pelas 21.30, na Praça da República, em Viana do Castelo e um arraial minhoto, que se realiza este sábado (dia 14), na Quinta do Santoínho, em Darque.
Espera-se, a exemplo do que sucedeu o ano passado, que estes Nacionais do Desporto Escolar constituam uma verdadeira festa. Previstas, durante os três dias da competição, estão também as presenças da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e do secretário da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, assim como os presidentes das Câmaras Municipais de Viana do Castelo, Caminha, Ponte de Lima e Esposende.

geicedesporto@iol.pt

Paulo Almeida na Juventude nas próximas duas épocas

HÓQUEI EM PATINS

O presidente da Associação Juventude de Viana, Joaquim Viana da Rocha, confirmou em entrevista à Rádio Geice a mais recente contratação do seu clube. Paulo Almeida, ex – OCBarcelos e actualmente a vestir a camisola do Sporting, assinou esta semana, por duas épocas, pelo clube minhoto.
Questionado sobre a transferência de Carlitos para o clube da Luz, Viana da Rocha, adiantou que tudo depende do Benfica em aceitar as condições impostas pela Juventude. Para além do aspecto monetário, as "condições" incluem um jogo particular a disputar no início da próxima época em Viana do Castelo. O Benfica ficou de dar a resposta no final deste mês de Maio.

geicedesporto@iol.pt

Nogueirense sobe à II Divisão Nacional

FUTSAL

A equipa sénior do Nogueirense, Viana do Castelo, venceu na ultima jornada do Campeonato Nacional de Futsal da 3ª divisão o Flaviense de uma forma esclarecedora, tendo sido o resultado final de 15–1.
O Nogueirense alcançou pela primeira vez na sua história a subida à 2ª divisão Nacional num ano fantástico para o clube Minhoto. Para além da sua equipa sénior ter alcançado a subida de divisão, a sua equipa de juniores, foi pela 4ª vez consecutiva campeã distrital e está por isso a disputar a taça Nacional.

geicedesporto@iol.pt

terça-feira, maio 10, 2005

Correlhã sobe à III Divisão Nacional

FUTEBOL

A Associação Desportiva e Cultural da Correlhã, do concelho de Ponte de Lima, garantiu, a subida à III Divisão Nacional de Futebol, ao vencer o Fachense por 3-0, na última jornada do Campeonato Distrital da 1ª Divisão de Honra da AFVC.
Este triunfo deu-lhe também pela primeira vez no seu historial, o título de Campeão distrital.

geicedesporto@iol.pt

segunda-feira, maio 09, 2005

Valenciano desceu à terceira divisão

FUTEBOL

O Valenciano juntou-se a Salgueiros e Vilanovense na descida de divisão. Com o empate consentido em casa, diante do Infesta, a equipa de Valença viu as suas aspirações quanto à manutenção irem por água abaixo. A quarta equipa a descer ainda não está encontrada, mas o União de Lamas, que perdeu 0-4 em Paredes, poderá ter-se comprometido em definitivo, pois Valdevez e Paredes somam mais cinco pontos. A próxima ronda deverá acabar com as dúvidas.

geicedesporto@iol.pt

domingo, maio 08, 2005

Benfica passa em Viana

HÓQUEI EM PATINS

A formação da Luz, com a vitória no Minho, logrou reduzir a desvantagem para o FC Porto e a Oliveirense, as duas equipas que ocupam as primeiras posições na fase final do Campeonato Nacional da I Divisão. Na outra partida da série, o OC Barcelos bateu a Nortecoope.
O Benfica isolou-se, este sábado, no terceiro lugar da Série A do Campeonato Nacional da I Divisão, ao derrotar a Juventude de Viana, por 3-0, em jogo referente à quarta jornada. Com este resultado, o conjunto da Luz reduziu a diferença para o líder, FC Porto, para quatro pontos e fica, apenas, a um ponto do segundo classificado, Oliveirense.
Uma primeira parte disputada em grande velocidade, com o perigo a rondar as duas balizas. O Benfica surgiu em Viana do Castelo muito bem organizado defensivamente, procurando sempre o contra-ataque. E foi precisamente na sequência de duas defesas de Carlos Silva – realizou mais uma excelente exibição – que o conjunto da Luz chegou à vantagem de dois golos, ambos da autoria de Rui Ribeiro, resultado que se verificava ao intervalo.
A segunda parte foi jogada com outra velocidade, com ambas as equipas a imporem um ritmo mais lento. Com a Juventude de Viana a tentar reduzir a desvantagem, deparando sempre com a boa organização defensiva do Benfica, acabou por ser a equipa de Lisboa a marcar, após excelente jogada individual de Valter Neves, o qual atravessou toda a pista para, isolado junto à baliza defendida por Ricardo Silva, apontar o terceiro e último golo.
Até final, a equipa de Viana de Castelo continuou a procurar o golo que merecia, uma vez que Tiago Barbosa, por duas vezes teve oportunidade de concretizar, desperdiçando uma grande penalidade e um livre directo.

geicedesporto@iol.pt

sábado, maio 07, 2005

Morreu aos 56 anos o locutor da "Ripa na rapaqueca!"

ÓBITO

O jornalista e locutor desportivo Jorge Perestrelo morreu esta sexta-feira à noite em Lisboa, aos 56 anos, vítima de enfarte do miocárdio, anunciou a TSF, rádio onde trabalhou desde a sua fundação, em 1988.
Jorge Perestrelo deu entrada no hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, com queixas de dores no peito. Após exames, verificou-se que o jornalista tinha lesões coronárias graves e foi submetido a uma angioplastia, operação durante a qual teve uma paragem cardíaca irreversível, explicou à rádio o cirurgião que o assistiu.
O jornalista nasceu no Lobito, em Angola, e foi naquele país que começou a carreira, no Rádio Clube do Lobito.
Ainda em Angola, Perestrelo trabalhou também no Rádio Clube do Mochico e na Rádio Comercial Sá da Bandeira.
Em 1975, foi para o Brasil e dois anos depois regressou a Portugal, onde trabalhou no Rádio Clube Português, Rádio Comercial e na TSF.
Perestrelo distinguiu-se nos relatos desportivos que conduzia, empregando expressões coloridas que acabaram por se tornar a sua imagem de marca, caso de "Ripa na rapaqueca!" ou "Qué qué isso, meu?!".
O locutor desportivo da TSF fez o seu último relato na passada sexta-feira, com o jogo da meia-final da Taça UEFA entre o Sporting e o AZ Alkmaar.
O núcleo de informação desportiva da Rádio Geice, apresenta à família do Jorge as mais sentidas condolências…

“ADEUS COMPANHEIRO, SERÁS SEMPRE UMA REFERENCIA PARA NÓS…”

geicedesporto@iol.pt

Mais uma final em Monserrate…

HÓQUEI EM PATINS

Em igualdade pontual, a Juventude Viana recebe este sábado o Benfica.
Com todo o plantel à disposição, e numa altura em que ambas as equipas somaram a primeira derrota na Poule A, o técnico Fernando Fallé antevê dificuldades mas quer ganhar a partida...
Este sábado, pelas 21h00, em Viana do Castelo, joga-se um dos encontros mais esperados para quarta jornada da fase final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins, com a recepção do conjunto Vianense ao Benfica. As duas equipas disputam entre si o terceiro posto, fruto dos mesmos 33 pontos, e têm ainda outras curiosidades: ambas vêm de uma derrota, a primeira na Poule A, e ainda não perderam duas vezes seguidas esta época.Fernando Fallé, diz à Rádio Geice, que, “Estarmos com os mesmos pontos com o Benfica, ao longo de todo o Campeonato temos andado sempre lado-a-lado com eles, portanto, não é novo”, disse o técnico dos vianenses.Para o técnico da equipa de Viana, a partida deste sábado “é apenas mais uma” e, por isso, “tem sido encarada com toda a naturalidade”.
Fallé está confiante “num bom resultado”, mas adverte “que ainda há muito Campeonato pela frente”, incluindo a “deslocação à Luz” e adianta: “Neste grupo que disputa a fase final, apenas o FC Porto se destaca, as restantes equipas, excepção à Nortecoope, estão todas no mesmo nível, portanto, ainda muito pode acontecer, seja com mais ou menos irreverência, com mais ou menos experiência, com mais ou menos rebeldia”. A meta para este jogo é conquistar os três pontos, mas… “São duas equipas muito niveladas e um pequeno desacerto, uma infelicidade, um falhanço, ou mesmo uma noite menos inspirada de jogadores -chave podem fazer a diferença”.
Com a presença do Benfica este sábado em Viana do Castelo, os responsáveis directivos dos dois clubes vão voltar-se a sentar à mesa, para tentar acertar definitivamente a transferência de Carlitos para a Luz.

geicedesporto@iol.pt

sexta-feira, maio 06, 2005

Sporting na Final da Taça UEFA

FUTEBOL

O Sporting eliminou os holandeses do AZ Alkmaar e assegurou presença na final da Taça UEFA, frente ao CSKA Moscovo (que afastou o Parma), a 18 de Maio em Alvalade. Miguel Garcia foi o «herói» do jogo, ao marcar o golo decisivo no último minuto do prolongamento.
Quarenta e um anos depois, o Sporting marca presença numa final europeia e logo no seu estádio... Foi preciso muito sofrimento, mas aquele golo de Miguel Garcia (um dos melhores em campo), no último minuto do prolongamento, vai ficar para sempre gravado na memória dos adeptos leoninos.

geicedesporto@iol.pt

António Florêncio candidato à presidência

CNID

No dia 1 de Junho os sócios do CNID (Associação de Jornalistas do Desporto) vão a votos para elegerem os novos corpos gerentes para o quadriénio de 2005 a 2009.
António Florêncio, elemento preponderante, entre outros eventos, na organização do Euro'2004, e antigo jornalista do Jornal O Jogo, apresenta-se como candidato à presidência da Direcção de uma única lista a levar a sufrágio e que integra nos corpos sociais os directores adjuntos de O Jogo e Record, Fernando Santos e António Magalhães, respectivamente, e o chefe de Redacção de A Bola, João Bonzinho.

A lista completa dos órgãos sociais a sufragar é a seguinte:

Assembleia-geral:
Presidente: Jorge Ribeiro; Vice-Presidente: Artur Madeira (O Jogo); Vogal: Paulo Sérgio (Sport TV); Vogal: Fernando Santos (O Jogo).
Conselho Fiscal: Presidente: João Veríssimo (O Jogo); Vice-Presidente: Nuno Madureira (Maisfutebol); Vogal: Paulo Luís Castro (Expresso); Vogal: João Bonzinho (A Bola).
Direcção: Presidente: António Florêncio; Presidente-Adjunto: Francisco Paraíso (Record); Vice-Presidente: Alexandra Simões de Abreu (Expresso); Vice-Presidente: Luís Sobral (Maisfutebol); Secretário-Geral: Murillo Lopes (Jornal de Notícias); Vogal: António Magalhães (Record).

geicedesporto@iol.pt

quinta-feira, maio 05, 2005

Juventude de Viana reúne-se dia 11 de Maio

JUVENTUDE DE VIANA

A Associação Juventude de Viana vai reunir-se em Assembleia-geral Ordinária na próxima quarta-feira dia 11 de Maio, no salão nobre da Associação Empresarial de Viana do Castelo ás 21 horas. Os dois pontos em discussão nesta reunião são os seguintes:

1 – Eleição dos corpos gerentes para o Biénio 2005/2007
2 – Assuntos de interesse para o clube

Esta Assembleia-geral Ordinária tem o seu início marcado para as 21 horas, com qualquer número de sócios presentes.

geicedesporto@iol.pt

Nogueirense a uma vitória da subida

FUTSAL

O Clube Futebol Nogueirense está a uma vitória da subida ao Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Futsal.
Este sábado disputa-se a última jornada do campeonato nacional da 3ª Divisão e o Nogueirense, de Viana do Castelo, recebe em casa (Pavilhão de Portuzelo) o Flaviense pelas 16 horas. Será um jogo de capital importância para as aspirações desta equipa alto minhota, jogo que a Rádio Geice vai acompanhar, com relato directo.
Se o Nogueirense vencer, “será a realização de um sonho por parte de todos aqueles que estão envolvidos neste projecto, se atentarmos no facto, desta equipa sénior ter sido formada na época 2002/2003, onde se sagrou campeã distrital e obteve a consequente subida aos Nacionais de Futsal”, disse Ricardo Felgueiras o treinador desta formação.
“Na época seguinte conseguiu a manutenção obtendo um excelente 8º lugar e na presente época esteve praticamente sempre na liderança do Campeonato”, concluiu.

geicedesporto@iol.pt

segunda-feira, maio 02, 2005

Ricardo Felgueiras critica duramente equipa técnica do Vianense

FUTEBOL

A equipa técnica do Sport Clube Vianense constituída por Passos Lomba e Manuel Barbosa, vão deixar o clube de Viana do Castelo, já no final da presente temporada.
Ricardo Felgueiras o presidente do Vianense, disse à Rádio Geice, que, “não há intenção de continuar com uma equipa técnica muito cara, que cria mal ambiente e que pouco sabe de Futebol…” Explicou.
Para o presidente do Vianense esta decisão, “já estava tomada desde Agosto do ano passado, depois de ter sido confrontado com os números exagerados que me foram propostos pelos dois treinadores”. Disse.
Ricardo Felgueiras já anunciou oficialmente o novo treinador do Vianense para a próxima época desportiva, trata-se de Paulo Fernandes, ex.jogador do clube e que actualmente treina a equipa de Juniores do Vianense.
Ainda faltam três jornadas para terminar o campeonato nacional da 3ª Divisão, prova que o Vianense disputa, e as relações entre a direcção e a equipa técnica já se deterioraram, mas nada que abale o presidente Ricardo Felgueiras, “Eles andam com azia desde que souberam que iam sair, mas eu desprezo isso”, garantiu à Rádio Geice numa entrevista exclusiva.

geicedesporto@iol.pt

Juventude de Viana "encurralada" na gruta do Dragão…

HÓQUEI EM PATINS

O F.C.Porto ao recuperar com muita sorte, por duas vezes, da desvantagem de um golo, no passado sábado lá conseguiu vencer em Fânzeres a Juventude de Viana, que foi sempre melhor durante todos os 50 minutos do jogo da 3ª Jornada da segunda fase do nacional maior de hóquei em patins.
Apesar do resultado dilatado, 6-3, os três golos de diferença acabam por ser um "fardo" demasiado pesado para os vianenses que, como é habitual nos encontros com o F.C.Porto, costumam colocara-lhes muitas dificuldades. Só com muita sorte e “empurrados” pela dupla de arbitragem é que lá foi possível bater a bem organizada Juventude de Viana.
A estratégia de ambos os treinadores foi claramente o contra-ataque, mas com alguma surpresa, mais por parte do técnico azul e branco que jogava em casa, durante todo o jogo ficou patente a superioridade da Juventude no jogo, os orientados por Fernando Fallé até enviaram quatro bolas ao ferro da baliza do Edo Bosch, mas não foi suficiente para derrotar os actuais campeões nacionais.
Ora com a meia-distância a funcionar, ora com os contra-ataques, a Juventude de Viana, não conseguiu assegurar uma vantagem de, 2-3 a cinco minutos do final.
O FC Porto, quando foi obrigado a dar "a volta ao resultado", fê-lo mas com a ajuda “divina”, que nada queria com os Minhotos.
A Juventude de Viana, que ainda não tinha perdido pontos nesta fase, pode queixar-se de algum desacerto atacante, da falta de sorte e da dupla de arbitragem.

geicedesporto@iol.pt

domingo, maio 01, 2005

Vianense Rogério Gonçalves subiu à SuperLiga!

FUTEBOL

Os aplausos dos adeptos do Varzim sensibilizaram o treinador vianense da Naval 1º de Maio, Rogério Gonçalves: "Ainda bem que concretizámos a subida neste estádio, local que adoro pois é a segunda vez que aqui subo de divisão". "Agora sim estamos na Superliga", desabafou o treinador de Viana do Castelo."A subida deveu-se a um bom trabalho de muita gente, principalmente dos atletas, que estão de parabéns e que me receberam bem, pois não fui eu que montei este plantel".
Deixou uma palavra de apreço à Direcção, "que esteve sempre ao lado da equipa", e principalmente ao presidente, "que merece esta subida".
Questionado sobre a possibilidade de lutar pelo título da Liga de Honra, o técnico teve um desabafo honesto: "Dificilmente o Paços de Ferreira perderá o título".
O nervosismo demonstrado pela Naval na Póvoa de Varzim, que não permitiu ir além de um empate, sem golos, deu lugar à euforia pelo facto de a SuperLiga já não ser mais uma miragem. A tão desejada estreia no primeiro escalão transformou-se na prenda antecipada do 112º aniversário do clube da Figueira da Foz, assinalado este domingo.

geicedesporto@iol.pt

Vianense Tiago campeão em Inglaterra

FUTEBOL INTERNACIONAL

O Chelsea consumou este sábado a tão esperada conquista do segundo título inglês da sua história, ao vencer em Bolton por 2-0. O jogador internacional Português, natural de Viana do Castelo, Tiago e a sua equipa estão de parabéns, mas daqui a três dias há mais um grande desafio para ganhar - o acesso à final da Liga dos Campeões.

geicedesporto@iol.pt