EDVA Escola Desportiva de Viana comemorou na semana passada o seu 29º Aniversário com varias actividades desportivas e culturais.
No âmbito destes 29 anos de vida, a Escola Desportiva de Viana, publicou a 17ª edição da Revista “Edévia” onde se publica a vida da colectividade durante cada época desportiva.
A atravessar uma “grave crise financeira” a EDV, continua a ter sete modalidades de competição, 24 equipas de competitivas nos diversos escalões, cerca de 1300 atletas em actividade permanente na iniciação, aprendizagem, manutenção e competição.
Em 29 anos de actividade em prol da cidade de Viana do Castelo, a EDV continua a formar centenas de atletas, mas os seus dirigentes reconhecem que os tempos são outros e que as dificuldades começam a acentuar-se de ano para ano, o que os leva a ponderar e a considerar muitas restrições que não estavam nos propósitos da EDV.
A “nova” direcção da Escola Desportiva de Viana, presidida por Carlos Batista e que no final do ano passado foi reeleita para mais três anos de mandato, pretendia dar melhores condições, quer de treino, quer de representação condigna nas competições, mas segundo Carlos Batista, “torna-se impossível, uma vez que os espaços desportivos escasseiam, as taxas dos espaços desportivos Municipais existentes são cada vez mais caros, a falta de uma Piscina de competição, as dificuldades em transportar os atletas e muitas outras coisas, não dão espaço de manobra a esta direcção para que as ambições da EDV possam ir bem mais longe”, disse com magoa o presidente desta colectividade vianense à Radio Geice.
Para Carlos Batista, “nesta altura é muito difícil ser presidente da Escola Desportiva de Viana, pelas dificuldades financeiras e pelos constrangimentos que o desenvolvimento do desporto em Viana do Castelo ainda tem actualmente”. Carlos Batista afirma que “nesta altura é mais que provável que a EDV venha a fechar actividades, é hoje um pouco claro que vamos ter que encerrar alguma modalidade desportiva das sete que a EDV tem, por carência de meios”.
Em termos desportivos o presidente da EDV está satisfeito, uma vez que “com tanta falta de meios os resultados até são muito animadores…deslumbram”.
Quando questionado sobre a polémica construção da Piscina da EDV, (projecto já com onze anos), Carlos Batista, afirma peremptoriamente “que ao longo deste processo não houve o empenho político suficiente, interessado e empenhado da Autarquia de Viana do Castelo para concretizar este projecto…”
No jantar comemorativo do 29º Aniversario da Escola Desportiva de Viana que anualmente se realiza no dia 12 de Maio, foram entregues os habituais Troféus Losango, aos que mais se destacaram ao serviço da EDV na época passada e os emblemas de prata aos sócios com mais de 25 anos de filiação no clube.
Neste jantar voltaram a faltar os representantes da Câmara Municipal de Viana, falta essa que Carlos Batista já não estranha…
PRÉMIOS DA EPOCA 2003/2004
PRÉMIOS ASSIDUIDADE / EVOLUÇÃO DESPORTIVA
BASQUETEBOL: Sérgio Batista
GINASTICA/TRANPOLINS: Bruna Neto, Débora Neto, Beatriz Silva
GINASTICA/RITMICA DESPORTIVA: Rosa Moreira, Ana Filipa
HÓQUEI EM PATINS: Ivo Carvalho
NATAÇÃO: Ana Coutinho, Barbara Martins, Carolina Costa, Diana Rocha, Mafalda Araújo, Marília Freixo, Ana Reguengo, Filipa Pinheiro, Ana Serapicos, César Silva, Cátia Moura, António Moura, Cândida Vieira, José Lima.
PATINAGEM ARTISTICA: Ismael Borges, Barbosa Parente.
PRÉMIOS DE AVALIAÇÃO ESCOLAR
BASQUETEBOL: Gonçalo Amorim, João Marinho.
GINASTICA/TRANPOLINS: Marta Silva
GINASTICA/RITMICA DESPORTIVA: Maria João, Diana Sousa
HÓQUEI EM PATINS: Ivo Carvalho, Ricardo Jesus, Emanuel Sousa
NATAÇÃO: José Ribeiro, Carlos Soutelo, Renato Viana, Marília Freixo, Tania Vilas Boas, Tiago Dias.
PATINAGEM ARTISTICA: Rafaela Borges, Patrícia Direito.
TROFÉU LOSANGO / 2005
ESGRIMA: João Gomes, Gael Santos, Marta Pereira, João Fradet.
NATAÇÃO: João Seixas Cambão.
INDIVIDUALIDADES: Fernando Silva, Luís Silva, Luís Alpuim.
geicedesporto@iol.pt