quarta-feira, julho 26, 2006

S. C. Vianense apresenta-se este sábado

O Sport Clube Vianense, que mais uma vez vai disputar o Campeonato Nacional de futebol da 3ª Divisão vai apresentar-se aos órgãos de comunicação social no próximo sábado dia 29 de Julho ás 11 horas no seu estádio (estádio Dr. José de Matos) em Viana do Castelo.

Apresentação publica do plantel 2006/2007
Vai realizar-se em Viana do Castelo entre os dias 27 de Julho e 6 de Agosto no Jardim Publico a Feira das Associações, o Sport Clube Vianense vai marcar a sua presença com um stand de vendas com produtos do centenário clube. Para alem da venda de artigos, o Vianense vai decorar o seu stand com os troféus mais importantes da sua história, nomeadamente a Taça de campeão nacional da 3ª Divisão.
Nesta Feira das Associações, o dia 29 de Julho (Sábado), vai ser dedicado ao Sport Clube Vianense, por esse motivo a direcção do clube de Viana do Castelo, decidiu fazer nesse local (Jardim Publico) ás 21h30, a apresentação publica de todos os jogadores do plantel sénior, incluindo os novos reforços. Em simultâneo serão apresentados os novos equipamentos do clube para a época 2006/2007. No decorrer desta cerimónia inédita a animação será feita pela secção de Danças de Salão do clube minhoto, que fará uma actuação.

Escola de Futebol do S. C. Vianense
As inscrições de todos os jovens que queiram representar o Sport Clube Vianense na próxima época, podem ser efectuadas no Estádio do Sport Clube Vianense (Estádio Dr. José de Matos), junto dos responsáveis pelo Departamento Futebol Juvenil, a partir da data de apresentação de cada uma das equipas. É necessário apresentar fotocópia do B.I. e três fotografias.

Datas das apresentações das equipas do Sport Clube Vianense:
Abertura da época desportiva 2006/2007 (29 de Julho)11 horas, apresentação dos Seniores e Juniores (Estádio Dr. José de Matos)
Apresentação publica da equipa sénior ás 21h30 (Jardim Publico)
12 de Agosto, 10 horas, Apresentação dos Iniciados A (Estádio Dr. José de Matos)
2 de Setembro, 9h30, Apresentação dos Juvenis (Estádio Dr. José de Matos)
2 de Setembro, 10 horas, Apresentação dos Iniciados B (Estádio Dr. José de Matos)
2 de Setembro, 10h30, Apresentação dos Infantis (Estádio Dr. José de Matos)
2 de Setembro, 11 horas, Apresentação das Escolinhas (Estádio Dr. José de Matos)
2 de Setembro, 11h30, Apresentação das Pré Escolas e Minis (Estádio Dr. José de Matos).

geicedesporto@iol.pt
www.radiogeice.com

segunda-feira, julho 24, 2006

Clube de Vela de Viana revalidou título

O Clube de Vela de Viana do Castelo revalidou o título de Campeão Regional de Infantis, no Encontro Regional de Escolas de Vela/Encontro Regional de Infantis – 2006, que decorreu, no campo de regatas de Viana do Castelo, no passado fim de semana (22 e 23 de Julho).
Foram excelentes as condições que os jovens velejadores infantis dos oito clubes do norte presentes encontraram no Rio Lima, nos dois dias da prova, para a prática da vela.
Após a realização das duas regatas previstas para o primeiro dia da prova, os jovens do Clube de Vela Atlântico lideravam a prova com 24 pontos, seguidos dos jovens do Clube de Vela de Viana do Castelo, com 46 pontos.
No segundo dia os jovens de Viana do Castelo deram mostras da sua elevada qualidade em condições de vento mais difíceis conseguindo, após as duas regatas previstas para o segundo dia de prova, recuperar da desvantagem do primeiro dia e passaram para a liderança com mais 19 pontos que a equipa líder no dia anterior.
Os novos campeões são os jovens Afonso Reis, Duarte Cruz e Tiago Eira que assim sucedem aos colegas que no ano transacto venceram o encontro realizado na Régua e de que já fazia parte o jovem Afonso Reis, que assim repete a proeza.

geicedesporto@iol.pt
www.radiogeice.com

domingo, julho 23, 2006

Portugal em terceiro lugar no Europeu

Ultrapassada a derrota com a Espanha (1-5), no sábado passado, na partida referente às meias-finais do Campeonato da Europa de hóquei em patins, que decorreu na cidade transalpina de Monza, Portugal derrotou a equipa da casa, por 5-4, e assegurou o terceiro lugar na competição.
Pelos vistos, os italianos tinham mesmo boas razões para não querer jogar com Portugal nas meias-finais. A vergonhosa actuação diante da Áustria (passaram toda a segunda parte a trocar a bola, sem rematar, para que o resultado não deixasse de ser um "útil" 4-0) acabou por não levar a nada. Primeiro falharam nas "meias" diante da Suíça e agora, na discussão dos terceiro e quartos lugares, voltaram a claudicar.

Espanha campeã da Europa
A selecção espanhola conquistou o "tetra", ao derrotar na final a Suíça por 2-0, na 47ª edição do Campeonato da Europa, que terminou em Monza, Itália. Agora com 13 títulos, menos sete que Portugal (terceiro classificado), os espanhóis voltaram a somar novo êxito, depois de em 2005 terem alcançado o título mundial, em San Jose (Estados Unidos).
Frente à surpreendente Suíça (pela segunda vez numa final de um Europeu), os espanhóis precisaram de "puxar dos galões" de melhor equipa da Europa e do Mundo para derrotarem os fortes helvéticos. Depois de ter eliminado a equipa das "quinas" nas meias-finais (5-1), a Espanha, sob a batuta do "supersónico" Pedro Gil, hoquista do FC Porto, sofreu para vencer a 27ª final do seu historial, mas acabou por, com naturalidade, superar o último adversário do estranho e "arranjado" Europeu de Monza.
Portugal conquistou a medalha de bronze, depois de ter derrotado a anfitriã Itália por 5-4.

Classificação:
1º Espanha
2º Suíça
3º Portugal
4º Itália
5º França
6º Inglaterra
7º Alemanha
8º Andorra
9º Áustria

geicedesporto@iol.pt
www.radiogeice.com

sábado, julho 22, 2006

Apresentação da Escola de Futebol do Sport Clube Vianense

O Sport Clube Vianense pretende receber todos os jovens interessados em representa-lo, nas suas instalações. O Clube acredita que o seu futuro pertence aos jovens Vianenses, pois estes como atletas e adeptos são a força impulsionadora do clube.As crianças começam a jogar à bola porque é simples e dá prazer. A interacção com outras crianças ajuda a desenvolver várias competências sociais e relacionais que aliadas a uma componente de treino qualitativo originam benefícios de ordem comportamental, cognitiva, física, motora e psicológica. As características inatas de uma criança são muito importantes, mas o factor fundamental para ditar o sucesso de uma criança ou jovem enquanto atleta é o treino.A escola de futebol dá a todos os jovens a oportunidade de representar o Sport Clube Vianense.

· Objectivos Gerais
A escola de Futebol do Sport Clube Vianense tem como objectivos:
· Possibilitar a todas as crianças do nosso distrito e não só (a todos) a prática do futebol como um desporto de recreação, tempo livre e competição.
· Utilizar as aprendizagens da prática do futebol para uma formação integral da criança, a aquisição de hábitos de educação, higiene e disciplina, que lhe possam ser úteis no futuro como membro activo da nossa sociedade.
· Oferecer às crianças a possibilidade de formação desportiva e social. O saber estar, saber perder, saber competir e o Fair-Play são componentes importantíssimas para um bom desportista.
· Desenvolver nos praticantes uma atitude positiva de participação, empenho e persistência, desenvolvendo simultaneamente o gosto e o hábito da prática desportiva regular.
· Descobrir talentos e formá-los de maneira a criarmos bases para as futuras equipas de Futebol Juvenil do Sport Clube Vianense e da nossa equipa Seniore.

· Metodologia
O papel dos treinadores é idêntico ao dos professores. A formação específica é fundamental para que saibam comunicar com cada atleta, individualmente, e com o grupo, de forma a desenvolver e a implementar estratégias de motivação, competência e auto-estima que são decisivas para o desenvolvimento psicológico e social do jovem e para o sucesso do atleta, ou seja, contribuir para a formação do jovem em todas as suas facetas.Nos treinos procuramos diversificar e desenvolver as habilidades motoras de forma gradual, respeitando o desenvolvimento emocional e motor das crianças e jovens. A formação especifica deverá ser faseada e progressiva, respeitando sempre as etapas de aprendizagem. Os exercícios de treino devem repercutir melhorias nos vários domínios (técnico, táctico, físico e psicológico), para isso é necessário um bom planeamento de treino com situações que possam interessar ao praticante, recorrendo a formas jogadas motivantes e divertidas com o objectivo de melhorias qualitativas.
A nossa intenção é introduzir o atleta na competição, respeitando a sua individualidade e desenvolvendo a sociabilidade, objectivos para nós tão importantes quanto a prática desportiva.
A nossa maior satisfação é saber que podemos contribuir para formar pessoas mais felizes, e que através do desporto descobrem as suas potencialidades e aprendem a confiar em si mesmas, independentemente de se tornarem atletas no futuro.

· Equipa Técnica
As nossas equipas técnicas são constituídas na sua essência por gente ligada ao desporto nomeadamente ao futebol do S. C. Vianense.

· Serviços Médicos
Apoio clínico permanente dos quadros médicos do Sport Clube Vianense, chefiado pelo Dr. Paulo Passos.

· INSCRIÇÕES
As inscrições podem ser efectuadas no Estádio do Sport Clube Vianense (Estádio Dr. José de Matos), junto dos responsáveis pelo Departamento Futebol Juvenil, a partir da data de apresentação de cada uma das equipas.

· Documentos necessários:
Fotocópia do B.I. e 3 Fotografias.

· Actividades previstas
· Abertura da época desportiva 2006/2007 (29 de Julho)10 horas Apresentação dos Juniores (Estádio Dr. José de Matos)
· 12 de Agosto, 10 horas, Apresentação dos Iniciados A (Estádio Dr. José de Matos)
· 2 de Setembro, 9h30, Apresentação dos Juvenis (Estádio Dr. José de Matos)
· 2 de Setembro, 10 horas, Apresentação dos Iniciados B (Estádio Dr. José de Matos)
· 2 de Setembro, 10h30, Apresentação dos Infantis (Estádio Dr. José de Matos)
· 2 de Setembro, 11 horas, Apresentação das Escolinhas (Estádio Dr. José de Matos)
· 2 de Setembro, 11h30, Apresentação das Pré Escolas e Minis (Estádio Dr. José de Matos) · Torneios / Campeonatos Internos (ao longo do ano)
· Participação em Torneios Externos
· Participação no aniversário do clube (Previsto para Março)
· Torneio de Páscoa (Previsto para Abril)
· Torneio e jantar de Natal (Previsto para Dezembro)
· Torneio e Cerimónia de Encerramento (Previsto para Junho)
· Semanas de Férias e visitas organizadas. (Em datas oportunas)

“Entendemos que o Sport Clube Vianense tem de ser encarado como um todo, havendo sempre um elo de ligação forte entre o futebol desde as escolinhas até à equipa principal, temos que unir forças por um único projecto e com um único propósito, engrandecer sempre o futebol do Vianense.”
O Presidente da Direcção
João Paulo Novo.

Gabinete de Informação do S. C. Vianense
Viana do Castelo, 22 de Julho de 2006.

geicedesporto@iol.pt
www.radiogeice.com

quinta-feira, julho 20, 2006

Juventude de Viana prepara-se para o trabalho

A Juventude de Viana já está a prepara o arranque da próxima temporada desportiva, estando o início dos trabalhos agendado para o próximo dia 28 de Agosto.
A equipa de Viana do Castelo que vai ser esta época orientada pelo treinador, Rui Neto (ex.Famalicence), arranca com os trabalhos um pouco mais cedo que o habitual, já que vai disputar a Super Taça.
Os vianenses como finalistas vencidos na Taça de Portugal da época passada, asseguraram a presença na Super Taça António Livramento, que será disputada frente ao F. C. Porto no dia 23 de Setembro com hora e local ainda a designar pela Federação de Patinagem de Portugal.
O Campeonato Nacional da 1ª divisão de hóquei em patins inicia-se a 30 de Setembro, estando o sorteio agendado para o próximo dia 28 de Julho ás 18 horas.
Para a época 2006/2007, a Juventude de Viana não fez grandes alterações no seu conjunto, á muito que está confirmada a saída de Pedro Ascensão, que decidiu pôr um ponto final da carreira. O jogador vai rumar a Moçambique, por razões profissionais e vai deixar de jogar.
A direcção da Juventude também já decidiu o futuro de André Azevedo, que esteve a um passo do Benfica, mas as negociações não foram concluídas da melhor maneira. Por isso, o hoquista renovou com o clube Minhoto até 2009.
De Famalicão acompanham o técnico, Rui Neto, o preparador fisco, Ricardo Lomba e avançado Leandro Wada, internacional brasileiro. Entretanto a Rádio Geice sabe que a direcção da Juventude de Viana está em negociações, para garantir o concurso de Hugo Azevedo, ex-Riba D’Ave, melhor marcador da equipa na última temporada.
Da última época mantêm-se, Ricardo Silva e Sebastian Silva os dois guarda-redes, Luís Filipe, Paulo Almeida, Rodrigo Sousa, Pedro Neto, Tiago Barbosa, André Azevedo e João Banza.
Depois de época passada ter sido marcada por altos e baixos, nomeadamente com a saída do técnico Fernando Fallé, que viu Pedro Neto, «capitão» de equipa, assumir funções duplas, jogador e treinador, a Juventude Viana terminou o campeonato na melhor classificação de sempre da sua história, ou seja, na quarta posição, apenas atrás do campeão FC Porto, do «vice» Benfica e do carismático Óquei de Barcelos e ainda disputou a final da Taça de Portugal.

Torneio Cidade de Viana definido
O habitual Torneio Cidade de Viana do Castelo em hóquei em patins, organizado pela Juventude de Viana já está definido, vai jogar-se no Pavilhão de Monserrate em Viana, no fim de semana de 15 e 16 de Setembro e nele vão participar para alem da equipa anfitriã, o Oquei Clube de Barcelos, o Sport Lisboa e Benfica e a Ass. Desportiva de Valongo.

geicedesporto@iol.pt
www.radiogeice.com

quarta-feira, julho 19, 2006

Atlético de Valdevez já se apresentou

Aproveitando o facto do novo Estádio Municipal da Coutada já ter sido inaugurado no dia do Município, foram apresentados os elementos que vão fazer parte do plantel do Atlético de Valdevez para a próxima época.
Com a bancada quase repleta, foram chamados um a um os jogadores que transitaram da época passada e as novas aquisições do clube dos Arcos de Valdevez. A equipa técnica continua ser liderada por António Fidalgo, sendo coadjuvado por João Paulo e por António Amorim (um regresso ao clube da sua terra).
Nesta fase inicial dos trabalhos, os treinos do Valdevez serão bidiários e serão repartidos pelo monte do Mezio, praia da Amorosa e Estádio da Coutada, até ao início do campeonato. Na apresentação realizada na passada terça-feira, o presidente do clube, João Caldas, que vai chefiar o departamento de futebol, declarou a sua perplexidade pelo facto de ainda não estar decidida qual a divisão em que o Atlético vai participar “infelizmente ainda não sabemos onde vamos ficar a jogar na próxima época, mas, no entanto, as nossas perspectivas são de que vamos continuar na II Divisão e, se isso acontecer, queremos que a tranquilidade classificativa e a regularidade das exibições sejam um facto. “É evidente que se ficarmos na III Divisão iremos lutar pela subida. Seremos candidatos pois quero uma equipa para ganhar seja em que divisão for. Foi isso que transmiti no balneário à chegada. Queremos uma equipa com espírito ganhador”, acrescentou.
Quanto ao plantel de que dispõe a equipa arcuense, o presidente fez questão de salientara aposta em jovens, entre os quais alguns da terra.
O técnico António Fidalgo salientou a importância de que seja depressa definido o escalão em que o Valdevez irá participar. “Estamos plenamente convictos de que será uma realidade a manutenção no mesmo escalão. No entanto, atendendo ao esforço directivo e á qualidade dos atletas de que dispomos, tudo leva a crer que faremos uma campanha de acordo com aquilo que perspectivamos, ou seja, a manutenção na II Divisão, ou caso participemos na III iremos lutar pelos lugares cimeiros”.

Plantel do Clube Atlético de Valdevez:

Transitaram da época passada – Vítor Nuno, Rui Sacramento e Andy (guarda-redes); Nuno Gomes, Branquinho, Pedro Maciel e André Carvalho (defesas), Amaral, Jeremy e Óscar (médios), Rafael e David (avançados).

Aquisições – Riannel (Ipitanga, Salvador da Baia), Álvaro (Sporting de Espinho) e Walnei (C. Brasileira de Futebol), defesas; Pedrinha (G.D. Praia de Matosinhos), Edson (Ginásio Figueirense), Paulo (Porto Salvo), Ulisses (Ipitanha, Salvador da Baia), Pinhal (Ermesinde), médios; Vinicius (Náutico do Recife), Lico (América de BeloHorizonte), Gil (Gil Vicente) e Carlitos (Campomaiorense).

Jogos de preparação:

Sábado, 22 Julho (21h) S.C. de Braga-Valdevez (Melgaço)
Quarta, 26 Julho (18h30) Valdevez-Chaves (Coutada)
Quarta, 2 Agosto (19h) Valdevez- Amares (Coutada)
Sábado, 5 Agosto (18h30) Amares-Valdevez (Amares)
Quarta, 9 Agosto (20h30) Valdevez-Vianense (Coutada)
Sábado, 19 Agosto (19h30) Valdevez-Penafiel (Coutada)
Segunda, 21 Agosto (18h) Monção-Valdevez (Monção)
Quarta, 23 Agosto (18h) Vianense-Valdevez (V. do Castelo)
Sábado, 26 Agosto (17h) Valdevez-Limianos (Ponte de Lima).

geicedesporto@iol.pt
www.radiogeice.com

sábado, julho 15, 2006

Limianos prepara regresso à III Divisão

O Limianos prepara o regresso ao Nacional da III Divisão volvidos quatro anos desde a última participação. A formação de Ponte de Lima começou o processo de renovação da «espinha-dorsal» da temporada passada, da qual fazem parte alguns jogadores que estão em vias de assinar por mais uma época. Os defesas Zé Manel, César Valente e Valente; os médios Lipinho, Rico, Lobo, André Pinto, Guilherme, Tiago Ribeira, Malheiro e Sendão; e os avançados Tozé e João Correia devem rubricar contrato nos próximos dias, sendo que Carlos Cunha se mantém como técnico. As dúvidas por dissipar prendem-se com a continuidade ou não do guarda-redes Costa, os defesas Miguel Araújo e Paulo Sousa e o médio Melo. Quanto a contratações, apenas duas: os regressos do médio Zé Berto (ex-Vianense) e do extremo-direito Miguel (ex-Melgacense).

geicedesporto@iol.pt
www.radiogeice.com

Scolari acerta renovação

Luiz Felipe Scolari vai continuar à frente da Selecção Nacional, anunciou, através de um comunicado colocado no site oficial, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O acordo, válido por dois anos, irá manter o técnico brasileiro em Portugal até à fase final do Campeonato da Europa de 2008.
"A direcção da FPF regista com agrado o comportamento do seleccionador nacional ao longo de todo o processo, tendo em conta as abordagens e propostas feitas a Luiz Felipe Scolari e que foram do conhecimento público", lê-se no "site" oficial da FPF.
O novo acordo entra em vigor no próximo dia 1 de Agosto e termina a 31 de Julho de 2008.Scolari, que levou Portugal ao segundo lugar europeu e ao quarto lugar mundial tem agora pela frente a fase de qualificação para o Euro'2008, cuja fase final será disputada na Áustria e na Suíça.
A equipa portuguesa faz parte do Grupo A, juntamente com a Bélgica, a Finlândia, a Polónia, a Sérvia, o Azerbaijão, a Arménia e o Cazaquistão.

Quem é quem
Nome: Luiz Felipe Scolari
Data de Nascimento: 9 de Novembro de 1948 (57 anos)
Naturalidade: Passo Fundo
Nacionalidade: Brasileira
Percurso como jogador:
Aimoré (1967 a 1973)
Caxias (1973 a 1979)
Novo Hamburgo (1980)
Juventude (1980 e 1981)
CSA (1981)
Palmarés:
Campeão alagoano (1981)
Percurso como treinador:
CSA (1982)
Juventude (1983)
Pelotas (1984)
Al-Shabab (1984 e 1985)
CSA (1986)
Grémio (1987)
Al-Qadsia (1988 a 1990)
Criciúma (1991)
Al-Ahly, (1992)
Grémio (1993 a 1996)
Jubilo Iwata (1997)
Palmeiras (1997 a 2000)
Cruzeiro (2000 e 2001)
Brasil (12 de Junho de 2001 a 21 de Agosto de 2002)
Portugal (desde 14 de Dezembro de 2002)
Palmarés:
Campeão alagoano (1982)
Campeão gaúcho (1987, 1995, 1996)
Taça do Kuwait (1990)
Taça do Golfo (1990)
Taça do Brasil (1991, 94, 98)
Taça dos Libertadores (1995, 1999)
Campeão brasileiro (1996)
Taça das Taças sul-americana (JAL) (1996)
Taça Mercosul (1998)T
orneio Rio-São Paulo (2000)
Taça Sul-Minas (2001)
Campeão Mundial (2002)

geicedesporto@iol.pt
www.radiogeice.com

FC Porto-Leiria, Sporting-Boavista e Benfica-Gil Vicente abrem prova

O Sporting-Boavista é o jogo mais importante da 1ª jornada da I Liga, marcada para o próximo dia 27 de Agosto. Na ronda inaugural também haverá o FC Porto-Leiria e o Benfica-Gil Vicente, este jogo sob reserva, devido ao “caso Mateus”. Em termos de “clássicos”, destaque para o Sporting-FC Porto, à sétima jornada (22 de Outubro), FC Porto-Benfica na oitava (29 de Outubro) e Sporting-Benfica, na 12ª (3 de Dezembro).
Na Liga de Honra, a primeira jornada, está também marcada para 27 de Agosto.

geicedesporto@iol.pt
www.radiogeice.com

sexta-feira, julho 14, 2006

Encontro Regional de Escolas de Vela em Viana do Castelo

Este ano Viana do Castelo e o Rio Lima serão palco de um dos eventos mais importantes ao nível das escolas de vela. Os vianenses poderão desfrutar de uma imagem única, que há já alguns anos a esta parte não se vê nas águas do estuário do Lima. Algumas dezenas de jovens velejadores, com idades compreendidas entre os 8 e 11 anos, irão participar em mais um Encontro Regional de Escolas de Vela / Encontro Regional de infantis 2006, na classe Optimist.
O Clube de Vela de Viana do Castelo é o actual campeão regional, título alcançado, pelos jovens velejadores Afonso Reis, Pedro Gonçalves e Nuno Gonçalves, no campo de regatas da Régua.
Esta iniciativa vai decorrer em Viana do Castelo, nos dias 22 e 23 de Julho, este Encontro Regional de Escolas de Vela/Encontro Regional de Infantis 2006, é uma organização conjunta do CVVC e da ARVN.

geicedesporto@iol.pt
www.radiogeice.com

quarta-feira, julho 12, 2006

André Filgueiras do Viana Natação em destaque

Sob organização da Associação de Natação do Minho disputaram-se no início deste mês de Julho os Campeonatos Regionais de Verão nas categorias de Juvenis e Absolutos.
Apesar de desgastados pelo esforço despendido durante o estágio realizado em Coimbra e que serviu de preparação para os Campeonatos Nacionais de Verão, os atletas do Viana Natação Clube/Caixa Geral de Depósitos estiveram em bom plano e conquistaram 46 pódios individuais e 7 em estafetas.
André Filgueiras foi o nadador do VNC em plano de maior destaque ao alcançar cinco títulos nas provas de 50, 100 e 200 costas, 50 mariposa e 100 livres, mostrando estar no bom caminho para os Campeonatos Nacionais onde se espera um desempenho igual ou melhor do que na época passada.
Sérgio Pita em juvenis e Marta Azedo em absolutos alcançaram três títulos regionais cada um, o primeiro nas provas de 100 e 200 bruços e 400 estilos e a segunda nas provas de 50, 100 e 200 bruços, tendo ainda ambos obtidos pódios nas provas de 200 estilos e 200 livres.
Rute Gonçalves (100 bruços), Berta Ramos (200 livres) e Pedro Castro (1 500 livres), tornaram-se também campeões regionais de Juvenis.
Rita Lains, Francisca Caixeiro, João Carmo e Sérgio Marques, apesar de não terem conquistado qualquer título, obtiveram vários pódios, contribuindo assim para que o Viana Natação Clube/Caixa Geral de Depósitos fosse, em termos individuais e juntamente com o CNVV, o clube mais medalhado nos Campeonatos de Juvenis.
Em absolutos e além das prestações de André Filgueiras e Marta Azedo, é também de salientar o desempenho de André Fernandes com seis pódios nas provas de 50 e 200 mariposa, 100 costas, 100 bruços e 100 e 200 livres e de Duarte Silva com quatro pódios nas provas de 400, 800 e 1 500 livres e 200 costas.
Andreia Guimarães completou a lista de medalhados do Viana Natação Clube com um segundo lugar nos 100 costas e um terceiro lugar nos 200 mariposa.
Rita Ferreira, Regina Rodrigues e Joana Cameira, se bem que não tenham alcançado qualquer lugar no pódio, contribuiram também para o excelente comportamento colectivo das equipas do Viana Natação Clube ao integrarem as equipas de estafetas.
Após a realização destes Campeonatos segue-se a preparação para os Campeonatos Nacionais de Verão, a realizar em Coimbra no final do mês de Julho, prova em que o Viana Natação Clube conta ter um desempenho ao nível do que já habituou a cidade e o concelho de Viana do Castelo.

geicedesporto@iol.pt
www.radiogeice.com

Geice em Assembleia-geral

Vai decorrer no próximo dia 21 de Julho, sexta-feira a partir das 21h30, uma Assembleia-geral do G.E.I.C.E – Grupo de Estudo e Investigação das de Ciências Experimentais. A Reunião vai realizar-se na sua sede social, sita na rua Dr. Ferreira de Castro, em Ponte de Lima. Da ordem de trabalhos consta a apreciação, discussão e votação do Relatório de Contas de 2005.

geicedesporto@iol.pt
www.radiogeice.com

terça-feira, julho 11, 2006

Campeonato de Kitesurf na praia do Cabedelo

Arnaud Dussen (seniores), Margarida Ribeiro (femininos) e Gonçalo Gomes (juniores) sagraram-se campeões nacionais de kitesurf 2006, vertente freestyle, após a terceira e última etapa do Nacional, disputada no fim-de-semana na Praia do Cabedelo, Viana do Castelo.
Disputada com o vento bastante forte, a rondar os 30 nós (velocidade equivalente a 50/60 km/h), a etapa teve condições magníficas para a prática do kitesurf, o que permitiu aos "riders" mostrarem o seu talento na execução das manobras.
Na categoria sénior, o primeiro lugar da etapa foi bastante disputado. Arnaud Dussen ganhou a eliminatória individual, seguido por David Pelica e Francisco Lufinha, campeão nacional em 2005 ex-aequo com Gonçalo Soares, que foram segundo e terceiro, respectivamente.
No entanto, ao ganhar a segunda fase - por eliminação dupla -, Francisco Lufinha sagrou-se vencedor da etapa, com Arnaud Dussen a terminar a prova no segundo lugar e David Pelica no terceiro.
A vitória da etapa não foi, no entanto, suficiente para Francisco Lufinha renovar o título de campeão nacional, tendo terminado o campeonato no segundo lugar do "ranking", que o deixou como vice-campeão nacional.
Na prova feminina, não houve surpresas: Margarida Ribeiro ganhou o "heat" (duelo) e renovou o título de campeã nacional, enquanto, à semelhança de 2005, Marta Lobato ficou no segundo lugar e Dulcineia Alaminos no terceiro.
Na prova júnior, Gonçalo Gomes foi o esperado vencedor e sagrou-se campeão nacional da categoria pelo segundo ano consecutivo.
Além de ter ganho na categoria júnior, Gonçalo Gomes terminou a prova de seniores desta última etapa do campeonato no quinto lugar.
Desta forma, conseguiu um surpreendente terceiro lugar no "ranking" final, com apenas menos 145 pontos do que o vice-campeão nacional, Francisco Lufinha.
O montante em prémios da prova teve o valor de 1.800 euros, distribuído de acordo com o "ranking" final das várias categorias.

geicedesporto@iol.pt
www.radiogeice.com

X Troféu Eixo Atlântico passou por Viana

Terminou a 1ª fase do X Troféu Eixo Atlântico – Grande Prémio Fundação Deporte Galego Repsol YPF com a realização das duas primeiras etapas ligando as cidades de Vigo e Viana do Castelo no Sábado e Viana do Castelo à Póvoa de Varzim no Domingo. A frota composta por Monotipos Platuq25 era composta por tripulações de altíssimo nível competitivo e, com a igualdade dos barcos, a expectativa de grande competitividade era enorme.
No sábado realizou-se a etapa maratona com 37 milhas náuticas de difícil navegação que incluiu a saída da Ria de Vigo, a costa entre o cabo Silleiro e la Guardia e o sul do cabo Montedor com a nortada que normalmente aqui se instala nesta altura do ano.
A saída da Ria, com cerca de 9 milhas à bolina entre Vigo e as ilhas Cies, partiu a frota em dois grupos já que alguns optaram por sair da ria pela parte sul e outros, que acabaram por ter mais vento, mais perto das Ilhas. Assim os barcos “25 Stars of Quebramar” de Diogo Ramada, o “Turismo Rias Baixas” de Xavier Gandara, o “Keepcool” de José Carlos Vasconcelos e o “Albariño as Laxas” de Sancho Páramo. Sempre com o “Quebramar” à frente, os outros 3 barcos travaram uma importante luta pelo segundo posto. Com a passagem pelo cabo Montedor, caiu uma fortíssima nortada que ultrapassou os 25 nós de intensidade, onde, os “viranços”, do Keepcool o fizeram perder o 2º posto, e do Quebramar, cujas consequências iam sendo desastrosas já que quase perdia uma vantagem que teve durante mais de 35 milhas. Estes barcos acabaram por entrar igualados na linha de chegada precisando de photofinish para definir o vencedor. No final realizou-se uma típica festa minhota na praça de Viana do Castelo com direito a “Vira do Minho” seguido de um churrasco.
No Domingo tínhamos uma curta mas difícil, e cheia de ratoeiras, etapa a ligar Viana do Castelo e a Póvoa de Varzim. No início da etapa, ao largo de Viana, uma fortíssima nortada, que chegou a atingir rajadas com 28 nós de intensidade, proporcionou momentos de raro espectáculo com os barcos a planar a velocidades alucinantes. Esta situação permitiu a que algumas tripulações, melhor preparadas para estas condições, se distanciassem definitivamente das outras. Assim os barcos “Alpha Ropes” do olímpico Diogo Cayolla, o Turismo Rias Baixas e o “Caffecel” de Carlos Mendonça distanciaram-se da concorrência levando a discussão da regata entre si. A metade final da etapa decorreu com uns calmos 15 nós de vento. O dia terminou com o jantar de gala no Casino da Póvoa.
Com as duas regatas iniciais e com a parte mais dura da regata já realizada temos tudo em aberto com os quatro primeiros classificados em empate técnico. Faltando as regatas Póvoa / Gaia e Gaia / Leixões onde se espera uma navegação mais técnica teremos certamente um grande espectáculo agendado para o próximo sábado e domingo.

PROGRAMA 2º FIM DE SEMANA

15 de Julho 3ª regata Póvoa de Varzim/ Cais de Gaia
16 de Julho 4ª Etapa Barlavento/ Sotavento ao Largo de Leixões

CLASSIFICAÇÕES

X TROFÉU EIXO ATLÂNTICO – Classificações por pontos
1º “Turismo Rías Baixas”-Javier de la Gándara (R.C.N. Vigo) 5 pontos
2º “Alpha Ropes” -Diogo Cayolla (Y.C. Porto) 6 pontos
3º “25 Star of Quebramar”- Diogo Ramada (Y.C. Porto) 6 pontos
4º Albariño As “Laxas-Sancho” Páramo (R.C.N. Vigo) 6 pontos
5º Caffecel Sail Team-Carlos Mendonça (Y.C. Porto) 9 pontos

GRANDE PRÉMIO FUNDAÇÃO DEPORTE GALEGO – REPSOL YPF –
Classificação por soma de tempos de regata

1º “Turismo Rías Baixas”-Javier de la Gándara (R.C.N. Vigo) 8.42.39
2º “Albariño As Laxas” -Sancho Páramo (R.C.N. Vigo) 8.46.57
3º “25 Star of Quebramar” - Diogo Ramada (Y.C. Porto) 8.49.40
4º “Keep Kool” -Jose Carlos Pestana (C.V.Atlântico) 8.57.12

geicedesporto@iol.pt
www.radiogeice.com

sábado, julho 08, 2006

Portugal terminou num honroso 4º lugar...

Pronto! Terminou o Mundial para a Selecção portuguesa. Não foi possível igualar o terceiro lugar dos «magriços» (1966), mas a campanha foi positiva, apesar da derrota pesada (3-1) frente à Alemanha. Nuno Gomes estreou-se e marcou o golo de honra da equipa das quinas.
Alemanha começou a pressionar, aos poucos a formação portuguesa conseguiu libertar-se da pressão e criou, inclusive, uma boa ocasião de golo (14 m), mas Pauleta, isolado, permitiu a defesa de Kahn.
O jogo decorreu com domínio e oportunidades repartidas, pelo que o nulo ao intervalo ajustava-se ao desenrolar dos primeiros 45 minutos.Scolari trocou Costinha por Petit no início da segunda parte, a toada de jogo manteve-se, mas a Alemanha chegou ao golo aos 55 minutos, através de Schweinsteiger. Sem marcação, o jogador alemão rematou em arco de fora da área e surpreendeu Ricardo. Portugal estava a tentar reagir ao golo, mas sofreu rude golpe volvidos cinco minutos. Livre apontado por Schneider, Petit tentou o corte e fez autogolo.
A esperança lusa de alcançar o terceiro lugar estava agora mais longe, mas ainda assim a equipa das quinas não baixou os braços. Deco ainda obrigou Khan a grande defesa (canto), mas nova falha de marcação e Schweinsteiger a bisar e a elevar a vantagem para os alemães. Um golo a papel químico do primeiro e Ricardo novamente mal batido.
Scolari faz entrar Nuno Gomes (rendeu Nuno Valente). Uma decisão tardia do seleccionador nacional? A verdade é que o ponta-de-lança entrou bem no jogo, abriu espaços e marcou, inclusive, o golo de honra de Portugal, dando a melhor sequência a um cruzamento de Figo, que entretanto rendera Pauleta.
Derrota pesada para a Selecção portuguesa na despedida do Mundial, mas o balanço (quarto lugar) é positivo, num jogo que poderá ficar assinalado por várias despedidas. Pauleta, Figo?... A ver vamos!

Gottlieb-Daimler Stadium, em Estugarda
Árbitro: Toru Kamikawa (Japão)
ALEMANHA – Oliver Kahn; Phillip Lahm, Nowotny, Metzelder e Jansen; Kehl, Schneider, Frings e Schweinsteiger (Hitzlsperger, 79 m); Klose (Neuville, 64 m) e Podolski (Hanke, 70 m).
Treinador: Jurgen Klinsmann
PORTUGAL – Ricardo; Paulo Ferreira, Ricardo Costa, Fernando Meira e Nuno Valente (Nuno Gomes, 69 m); Costinha (Petit, 46 m) e Maniche; Cristiano Ronaldo, Deco e Simão; Pauleta (Figo, 76 m).
Treinador: Luiz Felipe Scolari
Ao intervalo: 0-0
Golos: 1-0, Schweinsteiger (55 m); 2-0, Petit (autogolo, 60 m); 3-0, Schweinsteiger (77 m); 3-1, Nuno Gomes (87 m).
Resultado final: 3-1.
Alemanha em terceiro lugar no Mundial. Portugal na quarta posição. França e Itália jogam a final, em Berlim.
Cartão amarelo a Frings, Ricardo Costa, Costinha e Paulo Ferreira.

geicedesporto@iol.pt
www.radiogeice.com

Guarda-redes da Juventude dispensado da Selecção

Terminada a terceira semana de estágio da Selecção Nacional de hóquei em patins, que se tem concentrado no Luso a preparar o Europeu de Itália, Paulo Batista dispensou Ricardo Silva, o guarda-redes da Juventude de Viana.
Ao Campeonato da Europa, agendado para Monza, entre os dias 16 e 22 deste mês, o seleccionador apenas levará dez jogadores, pelo que, dos 13 convocados inicialmente, já tinha descartado, no passado dia 30 de Junho, o médio Tiago Resende (Paço de Arcos), deixando agora de fora um guarda-redes.
Na próxima quarta-feira, Paulo Batista deve anunciar a saída de mais um jogador de campo. A próxima semana será a última com treinos, devendo ser interrompida na quarta-feira para uma curta visita a casa. No sábado, a equipa parte para Lisboa, onde passará a noite antes de partir, no domingo de manhã, para Monza.

geicedesporto@iol.pt
www.radiogeice.com

sexta-feira, julho 07, 2006

Nova direcção do S.C Vianense esclareceu sócios

O Vianense já tem o seu plantel definido para a próxima temporada. Alberto Silva continuará à frente dos destinos da equipa, coadjuvado por Marconi (adjunto), Paiva (preparador-físico) e Magalhães (treinador de guarda-redes), que, este ano conta com 17 atletas, uma equipa montada dentro das possibilidades do clube, não estando excluída de todo a possibilidade de entrar mais algum atleta. "Poderá dentro das nossas possibilidades e do nosso orçamento entrar um ou outro jogador.
O plantel do Vianense nunca está fechado", começou por revelar Pedro Xavier que garante que "este plantel, apesar de mais curto, tem mais qualidade", garantiu o vice presidente do clube de Viana do Castelo, adiantando ainda que "o Vianense vai fazer os possíveis para andar nos primeiros lugares e se possível subir de divisão". Com um plantel curto, o Vianense vai recorrer com frequência à equipa de juniores até porque, a formação é uma das grandes bandeiras do clube minhoto e para que essa ligação seja mais estreita, foi contratado Marconi que será em simultâneo treinador dos juniores e adjunto de Alberto Silva na equipa principal.
A direcção do Vianense anunciou que o orçamento para a nova temporada será idêntico ao da época passada ou seja, o clube de Viana do Castelo vai gastar cerca de 150 mil euros.
A apresentação da equipa aos sócios e à comunicação social será no próximo dia 29, no Estádio Dr. José de Matos. Seguem-se os exames médicos e o início dos trabalhos que contará com vários encontros (treinos) que já estão definidos.
Outra das novidades apresentadas pela direcção do Vianense para a próxima época é a isenção do bilhete suplementar para os sócios do clube. Pedro Xavier e a restante direcção entendem que os sócios só devem pagar a sua quota, esta iniciativa visa incentivar os sócios do clube a comparecerem em maior numero no apoio à equipa.
Noutro âmbito, na passada semana, na primeira assembleia geral da nova direcção do Vianense, foi revelado o montante da divida do clube que não corresponde de todo ao montante apresentado a 3 de Fevereiro, também em assembleia geral, pelo antigo presidente Ricardo Felgueiras. Na altura, o ex-presidente do Vianense disse que a divida do clube se cifrava nos 130 mil euros, a nova direcção, depois de uma análise cuidada garante que a verba atinge os 346 ml euros. "Para nossa surpresa os números que encontramos, quando chegamos à direcção não correspondem ao que foi dito na assembleia-geral de 3 de Fevereiro", disse João Paulo Novo o novo presidente do Sport Clube Vianense. Para fazer face às dívidas, a nova direcção já conseguiu fazer alguns acordos com empresas credoras para saldar as dívidas em questão.
Na primeira assembleia-geral da nova direcção foram aprovados por unanimidade os novos estatutos, os anteriores datavam de 7 de Março de 1960, e o regulamento geral interno. Uma das alterações mais significativas prende-se com o acto eleitoral. Os novos estatutos prevêem que tem de haver uma apresentação de listas prévia, que sócios com menos de um ano de filiação não podem ser incluídos nas listas, passando os mandatos a serem de 3 anos.

geicedesporto@iol.pt
www.radiogeice.com

quarta-feira, julho 05, 2006

Lyon já pagou ao Vianense por Tiago

Como consequência da transferência do jogador Tiago, do Chelsea para a o Olimpique de Lyon, o Sport Clube Vianense recebeu 50.000€ no passado dia 26, ao beneficiar de legislação desportiva que compensa os clubes que dão formação aos craques da bola, sendo recompensados pelas transferências que venham a registar-se. O clube de Viana do Castelo já tinha recebido idêntica quantia pela mudança de Tiago, do Benfica para o Chelsea.

geicedesporto@iol.pt
www.radiogeice.com