O Benfica, sentiu ontem muitas dificuldades para vencer a Juventude de Viana, por escassos 1-2, num emotivo jogo de hóquei em patins em que os árbitros prejudicaram muito o espectáculo. O conjunto orientado por Rui Neto deu excelente réplica, esteve sempre mais perto da baliza de Carlos Silva mas foram os encarnados que marcaram por duas vezes em dois lances de mera felicidade.
Como lhe competia, a Juventude de Viana a jogar em casa perante o seu publico bem cedo quis controlar a partida, trocava a bola rapidamente entre todos os seus jogadores, conseguiu remeter durante toda a primeira parte a equipa do Benfica na sua meia pista e só o guarda redes Carlos Silva e o ferro por três vezes impediram os minhotos de marcar. As águias tentavam como podiam travar o balanceamento atacante dos minhotos e aos poucos foram controlando o jogo.
Com os de Viana do Castelo a disporem de tantas situações para marcar, Carlos Dantas estava a ficar com os cabelos em pé, o treinador encarnado pediu um minuto para organizar a sua equipa e no reatamento o Benfica sem o merecer inaugurava o marcador. Tó silva a cinco minutos do intervalo, encostou ao segundo poste um passe milimétrico de Ricardo Barreiros para fazer o primeiro do jogo. Os da casa ainda tentaram no primeiro tempo igualar o marcador mas os caminhos para a baliza do Benfica eram cada vez mais difíceis de alcançar.
No segundo tempo a Juventude de Viana voltou a entrar determinada em virar o rumo dos acontecimentos mas foi o Benfica que voltaria a marcar. Logo nos primeiros cinco minutos, Carlos Martins aproveitou um espaço no quadrado de Ricardo Silva e atirou fora do alcance do guardião da casa. Parecia que o jogo estava resolvido tal foi a forma como Carlitos festejou o seu golo, numa atitude despropositada atirou o seu stike pelo ar uns bons 15 metros e só por sorte não feriu nenhum companheiro de profissão, até ao fim foi assobiado por quem sempre o tinha acarinhado em Viana.
Mesmo assim com todas estas peripécias, os da casa continuavam a traz do golo, André Azevedo falhou um penalti mas Rodrigo Sousa numa jogada de insistência reduziu a um minuto do fim. Mesmo com tão pouco tempo para se jogar a emoção ainda voltou ao jogo, os vianenses voltaram a ter uma soberana oportunidade para igualar o marcador, mas mais uma vez André Azevedo voltou a falhar um castigo máximo, a 30 segundos do fim o jogador da Juventude atirou novamente ao ferro.
Os últimos minutos foram intensos a Juventude de Viana jogou mais, dispôs de mais situações para marcar, mas foi o Benfica que defendeu muito e bem e teve ainda a sorte do jogo que conseguiu conquistar a vitória num pavilhão muito difícil. Arbitragem de Rui Torres e José Manuel Silva do Minho, sem nível prejudicou o espectáculo.
Rui Neto, Treinador da Juventude de Viana“Fizemos um grande jogo, tentamos tudo para ganhar. Continuamos a não ter a estrelinha da sorte, mas também ficaram três penaltis por marcar, este resultado foi muito injusto para a minha equipa”.
Carlos Dantas, Treinador do Benfica
“A Juventude de Viana tem razão de queixa da arbitragem, só que os árbitros não podem compensar e foi o que aconteceu, quase saíamos lesados com as compensações. Mesmo assim acho que fomos justos vencedores”.
Resultados da 8ª jornada: Quarta-feira, 15 Nov:Juventude Viana - Benfica, 1-2
Oliveirense - Cambra, 5-1
Física - Óquei Barcelos, 2-5
Paço D'Arcos - Ouriense, 2-3
HC Sintra - Valongo, 2-2
FC Porto - Gulpilhares, 6-1
Candelária - Portosantense, 1-1
Classificação: Pts1. FC Porto, 22
2. Oliveirense, 19
3. Benfica, 17
4. Óquei Barcelos, 17
5. Portosantense, 12
6. Valongo, 11
7. Juventude Viana, 118. Ouriense, 10
9. Candelária, 10
10. Cambra, 10
11. HC Sintra, 7
12. Paço D'Arcos, 5
13. Gulpilhares, 5
14. Física,1
Programa da 9ª jornada: Juventude Viana - Oliveirense
Cambra - Candelária
Portosantense - AE Física
Óquei Barcelos - Paço D'Arcos
Juventude Ouriense - HC Sintra
Valongo - FC Porto
Benfica - Gulpilhares.
geicedesporto@iol.ptwww.radiogeice.com