segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Vianense Fernando Silva campeão nacional de corta mato…

ATLETISMO

Um manancial de sensações invadiu, no passado domingo, o Campeonato Nacional de Corta-mato longo, realizado em Guimarães. Primeiro, a plena sensação de competitividade: estes foram, seguramente, os campeonatos mais competitivos dos últimos anos (o que nos faz perguntar onde esteve o serviço público de televisão, que só transmite atletismo com 15 dias de atraso?...); em segundo lugar, a sensação da vitória, com o vianense Fernando Silva e Anália Rosa (ambos do Maratona) a erguerem os braços na meta depois de árdua luta com os seus opositores e a revalidarem os títulos ganhos em 2004.
Na corrida masculina (12 000 m), o vianense Fernando Silva natural de São Romão de Neiva, foi quem mais fez por merecer o triunfo. Foi quem impôs o ritmo e quem segurou os ímpetos circunstâncias de outros candidatos ao título, como Hélder Ornelas, Manuel Magalhães ou Alfredo Braz. Foi este quem deu mais luta ao fundista do Maratona, forçando-o a superar-se, pois, para ele... o candidato ao triunfo era Hélder Ornelas. Braz tentou tudo até à linha de meta, mas não chegou para derrotar Fernando Silva.
No fim, ficaram ambos a conversar durante algum tempo, cara a cara. Abraçaram-se depois de Fernando, numa atitude nobre, lhe ter pedido desculpa por lhe "ter tirado o sonho". Braz deixou escapar as lágrimas e disse: "Estou destroçado. Estive tão perto de concretizar o meu grande sonho. É uma dor muito grande".
Na corrida feminina (8000 m), o dado novo foi a intromissão de Vanessa no quinteto que a meio da corrida se isolou: Anália Rosa, Ana Dias, Mónica Rosa e Inês Monteiro. Foi o regresso de Vanessa ao crosse (tinha sido quinta no escalão de juvenis em 2002), embora esta prova tenha sido apenas para "matar saudades", pois vinha de um estágio de natação. Não é fácil estabelecer a fronteira: se é o atletismo que está mau, tornando-se fácil uma atleta ficar em quinto lugar (e derrotar, entre outras, Carla Sacramento por 32 segundos), se as qualidades de Vanessa é que são incomuns...
A primeira a ceder foi a filha de Venceslau Fernandes, depois do trabalho de Ana Dias na frente do grupo. Não admirou, por isso, que a faltarem 500 metros, apenas Anália, Mónica e Inês pudessem lutar pelo título. Mais rápida no fim, como há uma semana na variante curta, Anália Rosa venceu o seu segundo título.

Conforlimpa campeã

Eduardo Henriques, que reapareceu em sétimo, "salvou" a Conforlimpa e guindou-a ao êxito inesperado e inédito. Claro que Luís Jesus (3º), Alberto Chaíça (8º) e José Ramos (15º) foram determinantes, mas o regresso de Eduardo possibilitou o título à equipa das "limpezas" que era vice-campeã há quatro anos. A Skoda foi segunda e o Maratona, o agora ex-campeão, dificilmente poderia fazer melhor do que o terceiro a fechar a equipa na 22ª posição. No sector feminino, o Maratona ganhou o 13º título (sétimo consecutivo).

GEICE DESPORTO

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Arcos de Valdevez com actividade desportiva intensa

RUGBY

A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV) recebe, este sábado, a formação da Universidade de Vigo, reforçando a habitual cooperação desportiva entre o Minho e a Galiza.
As atletas do CRAV preparam a última jornada de apuramento do campeonato nacional da modalidade, enquanto que a equipa galega tem à porta a Taça da Galiza.
Depois de a autarquia ter concluído a empreitada, no início do mês, o novo campo de rugby de Arcos de Valdevez tem um calendário intenso nos próximos dias.
A equipa sénior, a disputar o campeonato nacional da 1ª divisão B, joga em casa, no dia 5 de Março, com o Évora e, no dia 19 de Março, recebe a equipa da Lousã, altura em decorrerá também uma demonstração de todos os escalões do CRAV. No dia 12 de Março, todos os escalões do clube arcuense recebem as equipas da Associacion Rugby Vigo-Ourense, para aquilo que o clube espera que seja “uma grande festa do rugby”.
Os escalões de formação têm tido também prestações significativas. A equipa iniciada participou, no passado dia 20, num Torneio Internacional, na Lousã. O CRAV apresentou 20 atletas de ambos os sexos que se debateram com as equipas da Lousã, da Académica de Coimbra e do Collége Perpignan (França).

GEICE DESPORTO

Técnico brasileiro coloca Valenciano na luta pela permanência

FUTEBOL / 2ª DIVISÃO “B”

Com a chegada de William, em Dezembro, o Valenciano renasceu das cinzas e neste momento está na luta pela permanência no campeonato da II Divisão B, um cenário que poucos acreditavam ser possível na altura em que o treinador brasileiro chegou a Valença para substituir Manolo.
De praticamente condenada ao regresso à III Divisão, no espaço de dois meses, a formação do Alto Minho surge completamente regenerada e como uma das equipas com melhor rendimento em 2005.
Antigo jogador do Benfica e do Vitória de Guimarães, está a fazer a sua estreia como treinador de futebol e a ser o responsável por um “milagre” desportivo, reabilitando uma equipa que acumulava derrotas atrás de derrotas e só esporadicamente ia conseguindo somar pontos.
Os números não mentem quanto ao rendimento da equipa do Valenciano desde que se verificou a mudança de treinador. Com William como responsável técnico pela equipa, a formação de Valença já fez 16 pontos em apenas oito jogos, o que dá uma interessante média de dois por partida. Anteriormente, nos 17 jogos em que Manolo foi o treinador, o Valenciano somou apenas 10 pontos (média de 0,58 por jogo).
O percurso vitorioso de William começou na 18.ª jornada do campeonato em Vila Verde. Uma estreia em grande, do técnico brasileiro, com uma vitória (0-1) frente a uma das sensações da temporada na II Divisão B.
O Valenciano depois recebeu e venceu o Atlético de Valdevez por 2-0, e na jornada seguinte, na viragem para a segunda volta, novo triunfo, desta vez por 1-0 na recepção ao Fafe. Em três jogos, William fazia o pleno (9 pontos) e começava a aproximação aos lugares acima da linha de água.
Após três jornadas de sucesso, o Valenciano de William sofreu uma travagem na sua recuperação, com duas derrotas seguidas, as únicas até ao momento sofridas por este treinador: em Gaia frente ao Vilanovense (2-1) e na ronda seguinte em casa com o União de Lamas (0-1). Derrotas com adversários directos na fuga à despromoção, que neste momento estão nos lugares imediatamente abaixo, na tabela classificativa da zona Norte da II Divisão B.
Na 23.ª jornada, o Valenciano regressou às vitórias e novamente fora de casa, batendo (1-2) o Pedras Rubras na deslocação à Maia.
Entretanto, há duas jornadas atrás, na recepção a uma das equipas com mais “estrelas” deste campeonato, Dragões Sandinenses, o Valenciano não se atemorizou e empatou a dois golos. Foi o primeiro empate do técnico brasileiro em Valença. E os resultados positivos tiveram sequência na passada jornada, com a vitória (1-2) em Ribeirão. A recuperação do Valenciano tem outro dado estatístico que atesta a subida de rendimento da equipa. Nos oito jogos sob o comando de William, marcou golos em sete, apenas ficando em branco com o União de Lamas. Com a mudança de treinador, a equipa já marcou 11 golos e sofreu apenas seis.
No próximo domingo, o Valenciano recebe o Fiães, curiosamente um adversário a quem ganhou na primeira volta, ainda sob o comando de Manolo. Um jogo que se prevê curioso e interessante, na medida em que pode permitir à equipa minhota, pela primeira vez desde o início da época, sair da zona de despromoção. Cenário que também depende do resultado do Trofense, que recebe o vizinho Ribeirão.
Ao fim de 25 jornadas disputadas, o Valenciano ocupa o 17.º posto, com os mesmos 26 pontos do Trofense, a primeira equipa acima da linha de descida.

GEICE DESPORTO

terça-feira, fevereiro 22, 2005

Nogueirense comanda isolado Nacional da III Divisão

FUTSAL

O Clube Futebol Nogueirense venceu no passado fim-de-semana a Universidade do Minho, por 5 – 2 e continua assim no comando do campeonato Nacional da 3ª divisão série A, agora que estão disputadas 17 jornadas. A equipa de Nogueira, Viana do Castelo, confirma esta época o excelente trabalho realizado no ano anterior, onde consegui um 8º lugar na primeira época que esteve nos nacionais de Futsal.
Este ano comanda o campeonato praticamente desde o seu início, e para isso muito tem contribuído ser uma equipa bem organizada ofensivamente e defensivamente, com uma consistência de posse de bola muito boa e forte capacidade mental, fruto talvez do excelente trabalho realizado por parte da sua secção de Futsal e pela qualidade da sua equipa técnica e do seu plantel.
O Nogueirense, reclama assim o envolvimento de todos os amantes da modalidade bem como as instituições com responsabilidades no crescimento sustentado destes projectos, do seu distrito (Viana do Castelo), para que juntos possam ultrapassar as dificuldades, transformando-as em desafios.

GEICE DESPORTO

6 Títulos e 28 medalhas para o VNC

NATAÇÃO

O Viana Natação Clube conquistou 6 Títulos Regionais e um total de 28 medalhas, nos Campeonatos Regionais de Infantis e Juvenis que decorreram na piscina Municipal de Ponte da Barca, no passado fim-de-semana, (dias 18, 19 e 20 de Fevereiro de 2005).
Os novos Campeões Regionais são a Marta Azedo, vencedora das provas de 100 e 200m bruços e 200m estilos. Esta nadadora alcançou ainda a 2ª posição aos 100m costas.
Rita Lains, vencedora dos 100m e 200m bruços, alcançou ainda o 2º lugar aos 200m mariposa e o 3º aos 400m estilos e aos 100m mariposa.
Rui Cardoso, campeão regional aos 100m costas, classificou-se ainda em 2º aos 100m mariposa.
Os restantes nadadores do VNC que subiram por 28 vezes ao pódio foram os seguintes: Berta Ramos, 2ª aos 100m costas e 3ª aos 100m e 800m livres; Sérgio Marques, 2º aos 100m costas e aos 1500m livres; Sérgio Pita, 2º aos 100m e 200m bruços; Francisca Caixeiro, 2ª aos 100m e 200m bruços; Pedro Castro, 3º aos 1500m livres; Rute Gonçalves, 3ª aos 200m costas e as estafetas feminina nascidas em 1992 (Francisca Caixeiro, Rute Gonçalves, Berta Ramos, Rita Lains e Rita Ferreira) 2ª classificadas aos 4x100m e 4x200m livres e 4x100m estilos; e a estafeta masculina nascidos em 1991, constituída por Pedro Castro, Cristiano Malheiro, João Carmo e Tiago Castro, 3º aos 4x100m e 4x200m livres e 4x100m estilos.
Estes Campeonatos Regionais tinham também como objectivo para os nadadores, alcançarem os tempos mínimos de participação nos Campeonatos Nacionais de Juvenis e nos Zonais de infantis.

GEICE DESPORTO

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Juventude de Viana elimina “crónico” candidato

HÓQUEI EM PATINS

Na passada quarta-feira assistiu-se em Barcelos a mais uma boa promoção ao hóquei em patins. Em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal, OC.Barcelos e Juventude de Viana, voltaram a protagonizar mais um grande espectáculo, cheio de emoção devido à incerteza do resultado final.
O Óquei de Barcelos a jogar no seu pavilhão entrou disposto a controlar logo o jogo mas não conseguiu de imediato, uma vez que a Juventude aos poucos ia tomando as “rédeas” do encontro.
No entanto, foi o Barcelos que por Tó Silva com um remate à barra da baliza de Ricardo Silva deixou o primeiro aviso aos vianenses.Com a Juventude a carregar o Óquei inaugurou o marcador contra a corrente do jogo com golo de Bruno Mendes, na sequência de um contra ataque de Luís Viana. Com o golo inaugural os Barcelenses iam ganhando confiança e tentavam furar como podiam o esquema defensivo dos vianenses, que estava muito bem organizado. Contudo num remate de meia distancia, Bruno Mendes, lá conseguiu fazer o 2-0.
Sem nunca virar a cara à luta a formação orientada por Fernando Fallé continuava determinada em marcar, mas, umas vezes o guardião Paulo Matos inspirado outras os postes, iam evitando o golo dos de Viana do Castelo.
A segunda parte foi mais viva, bem mais emotiva e tudo por “culpa” da Juventude que entrou determinada em carimbar o “passaporte” para os quartos de final da competição.
Aos 27 minutos Carlitos com um remate violentíssimo de meia distancia fazia renascer a esperança dos visitantes, quase de imediato Rodrigo Sousa empatava o jogo (2-2) e Tiago Barbosa de grande penalidade, colocou a Juventude de Viana pela primeira vez na frente do marcador.
Depois de algumas mexidas na sua equipa, o treinador do Barcelos com o resultado desfavorável, voltou à forma inicial e por intermédio de Luís Viana o Óquei voltaria a empatar o jogo, com um golo muito contestado pelos vianenses considerando que o internacional português, jogou a bola para além da altura mínima.
Vítor Oliveira que pouco tem jogado na equipa de Fallé entrou e facturou logo que tocou na bola, colocando de novo a sua equipa na frente. Salinas não quis que o jogo ficasse assim e voltou a restabelecer a igualdade levando o encontro para prolongamento.
No tempo suplementar as duas equipas baixaram o ritmo, optaram por abdicar das balizas e fizeram pose de bola até ao fim.
Na decisão final (grandes penalidades) apenas Pedro Ascenção marcou, tornando-se ele e o guarda-redes Ricardo Silva (que defendeu os 5 penalties) nos homens do jogo.
Rego Lamela de Barcelos e Joaquim Pinto do Porto os árbitros do jogo tiveram em bom plano.

GEICE DESPORTO

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

OC.Barcelos – Juventude de Viana anima "oitavos de final"

HÓQUEI EM PATINS

Promete ser bastante animada a noite desta quarta-feira dedicada aos oitavos-de-final da Taça de Portugal masculina de hóquei em patins, que remete para o pavilhão Municipal de Barcelos as maiores atenções. O sempre candidato OC.Barcelos e a revelação da época, Juventude de Viana voltam a medir forças e um deles será irremediavelmente afastado da competição. Num cenário sempre propício a surpresas, os anfitriões, atravessam um momento delicado – maus resultados e ainda não venceram esta temporada os vianenses -, ao invés da Juventude, que está “bem” classificada no nacional da primeira divisão, tem como último registo um empate frente ao Tricampeão F.C.Porto (2-2), e que ainda não perdeu esta época com o Óquei, (empatou em Barcelos e ganhou em Viana para o campeonato.
Mas os atractivos desta fase da Taça não ficam por aqui. Dos cinco encontros agendados para esta quarta-feira, apenas um (Carvalhos-Nortecoope) não opõe equipas do campeonato principal, pelo que será de aguardar bons espectáculos no Oliveirense-Gulpilhares, no Cambra-FC Porto, ou do derbi lisboeta Sporting-Benfica.

Jogos desta Quarta-feira, 16
Oitavos-de-final da Taça:

21h00: Sporting-Benfica
21h00: Oliveirense-Gulpilhares
21h00: Barcelos-Juventude Viana, em directo na Rádio Geice
21h00: Cambra-FC Porto
21h00: Carvalhos-Nortecoope

Dia 1 de Março
21h00: Alenquer-Portosantense

GEICE DESPORTO

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Grande espectáculo de hóquei em Viana do Castelo

HÓQUEI EM PATINS

O FC Porto empatou no passado sábado no Pavilhão de Monserrate em Viana do Castelo, frente à Juventude de Viana (2-2), naquela que foi a segunda vez neste campeonato da primeira divisão, que o tricampeão nacional perdeu pontos.
No entanto, foi a equipa da casa a que mais situações de perigo criou e que poderiam ter resultado numa vitória, mas Edo Bosch voltou a estar muito seguro na baliza do FC Porto. A equipa minhota, por intermédio de André Azevedo inaugurou o marcador aos 13 minutos de jogo, com remate (já dentro do quadrado) forte ao ângulo superior direito da baliza do Porto, não dando hipótese de defesa ou guarda-redes Espanhol.
Cinco minutos mais tarde Reinaldo Ventura restabeleceria a igualdade de grande penalidade (bem assinalada), com alguma sorte à mistura, uma vez que o primeiro remate foi bem defendido por Ricardo Silva, nas na recarga o “veterano” do F.C.Porto, lá conseguiu marcar. Seria de novo Reinaldo Ventura aos três minutos do segundo tempo a colocar o Porto, pela primeira vez à frente no marcador com remate de meia distancia, mesmo ao seu estilo. O golo do empate, apontado por Tiago Barbosa, chegaria com toda a justiça a 13 minutos do final da partida.
Sem nada ter a perder, as duas equipas entregaram-se completamente ao jogo e brindaram os muitos espectadores presentes no Pavilhão de Monserrate com um grande jogo de hóquei, a Juventude de Viana pode ainda queixar-se da falta de sorte, já que na melhor oportunidade para ganhar o jogo, Tiago Barbosa num livre directo, "sentou" Edo Bosch, mas a bola saiu com a direcção errada, bateu na trave.
Este empate acaba por ser um resultado justo, já que a entrega total dos jogadores no ringue, foi sempre espectacular, para isso contribuiu também a dupla de árbitros, Jorge Emídio e Alcides Pires, que realizaram uma excelente arbitragem.

GEICE DESPORTO

sábado, fevereiro 12, 2005

Peditório para "salvar" Sporting

HÓQUEI EM PATINS

O Sporting vai levar a efeito uma iniciativa, este domingo, no Estádio de Alvalade, durante a recepção ao Rio Ave para a SuperLiga em futebol, com o objectivo de aliviar a crise que atravessa a secção de hóquei em patins.
As bancadas serão percorridas por jovens que vão vender rifas e bilhetes para o jogo da Taça de Portugal, entre o Sporting e o Benfica, cujas receitas reverterão para a equipa de hóquei em patins, leonina.
Com os jogadores a não receberem as verbas correspondentes a Dezembro e Janeiro e com o pagamento do aluguer do Pavilhão da Escola da Parede em atraso, esta é uma forma de angariar fundos de modo a minorar as dificuldades por que passam já alguns jogadores leoninos.
A situação vivida no seio da equipa é muito complicada. Miguel Bento, o responsável pelo regresso da modalidade ao Sporting e treinador da equipa principal, tem-se deparado com o mau ambiente que começa a surgir no balneário. As verbas do principal patrocinador, Somague, já estão todas entregues, residindo aqui a principal causa da crise.

GEICE DESPORTO

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Jogo treino em Melgaço acabou à “chapada”

FUTEBOL

O jogo treino que o Moreirense “realizou” na passada quarta-feira no Centro de Estágios de Melgaço com o F.C. Moscovo, terminou mais cedo do que o previsto – cerca de 20 minutos – em confusão e com “chapada” pelo meio.
A equipa russa que se encontra a estagiar já há alguns dias no centro de estágio de Melgaço, tinha previsto um jogo treino com o Moreirense da Superliga portuguesa, que aproveitava a oportunidade, para preparar a recepção ao Gil Vicente, em jogo do próximo domingo.
O treino decorria de forma normal e com os russos a vencerem por 1-0, quando um atleta de leste, Budunov, se desentendeu com Filipe Anunciação. Chamados à atenção pelo ex. árbitro, Manuel Alves, da Associação de Futebol de Viana do Castelo, já “reformado” – os dois jogadores continuaram “picados” e após um lance mais duro, desentenderam-se a sério, com empurrões de parte a parte.
Atento ao que se ia passando com os dois atletas, o ex. árbitro de futebol, agiu prontamente e mostrou o cartão vermelho aos dois jogadores, pensando que iria por cobro à situação.
A partir desse momento o “caldo” entornou mesmo, dado que o atleta russo reagiu da pior forma à expulsão, agredindo fisicamente o “juiz” .
Ao que a Rádio Geice apurou, o atleta de leste, passou a discutir com o árbitro, cuspiu-lhe na cara e atingiu-o com a mão no pescoço.
Ora, como diz o ditado “que quem não se sente não é filho de boa gente” o ex. árbitro reagiu à “letra”, empurrou-o e deu-lhe um soco.
Gerou-se então a confusão total, com os jogadores das duas equipas e os respectivos bancos a tentarem acalmar os ânimos, quando o atleta russo voltou ao contacto com o ex. árbitro e atingiu-o pelas costas.
Só a pronta intervenção dos atletas do Moreirense impediu o cerco dos russos ao ex. árbitro, que logo a seguir deu o jogo por terminado, quando ainda se deveriam cumprir mais 20 minutos.
Contactado pela Rádio Geice, Costa Valente, presidente do conselho de arbitragem da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disse, “desconhecer do jogo treino em Melgaço”, confirmando, “ que não foi solicitado ao CA que presido, qualquer nomeação de árbitro para o referido jogo”. Disse.
Costa Valente, confirmou-nos ainda que, Manuel Alves, “já deixou a arbitragem há cerca de quatro ou cinco épocas”. Concluiu.

GEICE DESPORTO

quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Viana Natação Clube sobe à 2ª Divisão Nacional

NATAÇÃO

A equipa masculina do Viana Natação Clube alcançou um excelente 2º lugar, nos Campeonatos Nacionais de Clubes da 3ª divisão masculina, que decorreram em Santarém, com a participação de 24 equipas.
Esta equipa tem tido uma ascensão meteórica, depois de há 2 anos se ter sagrado Campeã Nacional da 4ª divisão e de no ano passado ter sido 5ª classificada na 3ª divisão, este ano, com apenas 2 anos de existência, alcançou um lugar no pódio no Campeonato Nacional da 3ª divisão, subindo à 2ª divisão as 4 primeiras equipas, descendo à 4ª divisão as últimas 4 equipas.
A equipa masculina orientada pelos técnicos Luís Cameira e António Rocha foi constituída por José Parente, Pedro passos, André Filgueiras, André Fernandes, Duarte Silva e José Miguel Silva.
O VNC conquistou o 2º lugar do pódio, entre 24 equipas participantes, tendo ficado a somente 14 pontos do 1º lugar (Vila Verde), somando mais 47 pontos que o 3º classificado (S. João Brito de Lisboa) e 52 pontos do 4º classificado (Guimarães), sendo estas as 4 equipas que lograram a subida à 2ª divisão nacional.
Os nadadores do Viana Natação Clube fizeram um Campeonato muito regular e com grande concentração, ficando classificados quase sempre nos 5 primeiros lugares, ao longo das 13 provas que compunham o programa: José Parente venceu os 400m livres e em 3º aos 200m estilos; Duarte Silva venceu os 800m livres; André Filgueiras venceu os 100m costas, ficando em 2º aos 100m livres; Pedro Passos ficou em 2º lugar aos 200m mariposa e em 3º aos 200m costas; a estafeta de 4x100m livres composta por André Filgueiras, Pedro Passos, José Silva e José Parente ficou em 2º lugar; a estafeta de 4x100m estilos composta por André Filgueiras, André Fernandes, Pedro Passos e José Silva ficou em 3º lugar; André Fernandes classificou-se ainda em 4º lugar aos 200m bruços.
O Viana Natação consegue assim um grande feito desportivo que consiste na colocação das suas duas equipas, masculina e feminina, na 2ª divisão nacional, na sua 3ª época de existência. A equipa feminina esteve a um ponto da subida à 1ª divisão nacional.

GEICE DESPORTO

terça-feira, fevereiro 08, 2005

Ricardo Felgueiras e Rui Lavarinhas em destaque na gala “O Minhoto”

TROFEUS DESPORTIVOS “O MINHOTO”

O presidente do Sport Clube Vianense o ciclista Rui Lavarinhas, Gaspar Araújo e Manuel Machado foram algumas das figuras de destaque na noite da passada segunda-feira, durante a oitava edição da gala dos troféus desportivos “O Minhoto”, que juntou em Vila Verde mais de 600 pessoas para aclamar as personalidades e eventos desportivos da região Minho que em 2004 mais se destacaram.
Ricardo Felgueiras, presidente do Vianense, foi agraciado com o prémio de dirigente desportivo do ano, numa corrida para o qual também estavam nomeados Carlos Coutada, presidente da Associação de Futebol de Braga, e ainda Aníbal Rocha, Director Executivo do Vitoria de Guimarães.
A Meia Maratona Manuela Machado foi agraciada com o Prémio de melhor Evento Desportivo do ano.
Destaque ainda para o Grande Prémio Individual do Júri entregue ao ciclista vianense Rui Lavarinhas, pelos êxitos conseguidos durante o ano de 2004, ao serviço da Maia/Milaneza, a sua equipa dos últimos largos anos.
O vianense Gaspar Araújo, atleta Olímpico, recebeu o prémio no Atletismo como melhor de 2004.
No início da gala da passada segunda-feira, a organização aproveitou a ocasião para distinguir os 12 atletas naturais do Minho que participaram nos Jogos Olímpicos e Para-Olímpicos de Atenas.

Os vencedores das 28 categorias em concurso de “O Minhoto2004” por ordem alfabética foram os seguintes:

Andebol: Carlos Matos (Pilotes Posada – Vigo);
Artes Marciais: Pedro Póvoa (Koryo de Braga);
Árbitro: Braga dos Anjos (em Atletismo);
Associação de clubes: Associação de Ciclismo do Minho;
Atletismo: Gaspar Araújo (Sporting);
Automobilismo: Hélder Oliveira (Barcelos);
Canoagem: Nuno Barros (Náutico Ponte de Lima);
Ciclismo: Paulo Barroso (Maia/Milaneza);
Clube desporto escolar: Escola de Lamaçães;
Clube ecléctico: GD Fundação Jorge Antunes;
Clube fomento jovem: Francisco de Holanda;
Clube desporto/cultura: CRC Neves;
Consagração: Luísa Azevedo (canoagem – Náutico de Prado);
Desporto Adaptado: Ricardo Martins (Cercigui);
Dirigente: Ricardo Felgueiras (Vianense);
Evento desportivo: Meia-Maratona Manuela Machado;
Futebol amador: Olívia Marinho (Fonte Boa);
Futebol profissional: Nuno Espírito Santo (FC Porto);
Futsal: Roger Nascimento (Fundação Jorge Antunes);
Hóquei em patins: Pedro Alves (Óquei Barcelos);
Motociclismo: Luís Cardoso (Barcelos);
Natação: João Araújo (GDN Famalicão);
Remo: Sílvia Silva (ARCO de Viana do Castelo);
Revelação: Hélio Gomes (atletismo – Sporting);
Treinador: Manuel Machado (Vitória de Guimarães);
Grande Prémio Júri Individual: Rui Lavarinhas (ciclismo – Maia/Milaneza);
Grande Prémio Júri Colectivo: Vitória de Guimarães.

No final da gala, a organização anunciou que a edição do próximo ano será na vila de Caminha.

GEICE DESPORTO

domingo, fevereiro 06, 2005

Juventude de Viana ultrapassa arbitragem mal intencionada…

HÓQUEI EM PATINS

Foi uma Juventude de Viana muito bem organizada e batalhadora, aquela que se apresentou no passado sábado no Pavilhão da Parede em Lisboa para defrontar o Sporting, pelo que os três pontos arrecadados pelos orientados de Fernando Fallé foram inteiramente merecidos e justos, em encontro referente à 19 ª jornada do Nacional da I Divisão de hóquei em patins.Os jogadores da Juventude, conseguiram sempre anular os pontos fortes dos Sportinguistas e a habilidosa e miserável arbitragem de Domingos Carvalho e Jerónimo Moura do Porto.
A primeira parte foi completamente dominada pelos minhotos, que mais rápidos e bem organizados defensivamente, chegaram com facilidade aos 3-0. Primeiro marcou Rodrigo Sousa, depois Tiago Barbosa dois jogador ex. Sporting.
Com os Leões a procurarem reduzir, foi a Juventude que ampliou por intermédio de Pedro Ascenção.
Embora o Sporting tivesse procurado o golo, a Juventude de Viana poderia ter saído para o intervalo com o resultado mais desnivelado, não fosse a falta de eficácia dos vianenses e a grande exibição do guarda-redes José Carlos.
O Sporting ainda reduziu antes do intervalo por Luís Filipe primeiro, depois por intermédio da dupla, (Domingos Carvalho e Jerónimo Moura do Porto) que ofereceram um golo irregular ao Sporting, Luís Filipe rematou para a baliza, mas após o sinal do cronómetro e do apito dos árbitros a assinalar o final da primeira parte, decisão inqualificável, ao validarem um golo aos leões que legalmente nunca existiu. Aliás, este foi um dos muitos erros da dupla de arbitragem, a qual somou um conjunto de (más) decisões que prejudicaram sempre a equipa de Fallé.
Na segunda parte o Sporting empurrado pela dupla de arbitragem, que permitiu tudo menos praticar hóquei, lá chegou à igualdade (3-3), a quatro minutos do final por Paulo Almeida, até que Tiago Barbosa, na conversão de uma grande penalidade (bem assinalada, só faltou no decorrer do encontro, os árbitros terem marcado mais algumas favoráveis aos vianenses) oferecer o triunfo à Juventude, com toda a justiça.
A Juventude de Viana que tinha acordado de um pesadelo depois da derrota com o Gulpilhares, quase se mete noutro agora por culpa de dois “apitadores” que se juntaram no fim-de-semana, para dar um passeio na capital…é necessário reflectir, essencialmente quem nomeia os árbitros…

GEICE DESPORTO

sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Preparação para VIII Festival Olímpico

CANOAGEM

Dezasseis atletas vão estar presentes, este fim-de-semana, num estágio organizado pela Federação Portuguesa de Canoagem, com vista à preparação da representação de Portugal no Festival Olímpico da Juventude Europeia. Este festival será realizado na Cidade Italiana de Lignano Sabbiadoro e tem como objectivo promover o espírito Olímpico entre os mais jovens e prepará-los para uma possível participação nos Jogos Olímpicos, transmitindo-lhes as regras desportivas e o respeito pelos outros e pelo próprio.
Estará à frente desta iniciativa o Técnico Nacional de Cadetes, Rui Fernandes, ex-atleta da modalidade, com duas participações Olímpicas e medalha de prata em 89 no Campeonato do Mundo de Juniores. Este estágio terá como objectivo melhorar o desempenho de cada um a nível desportivo mas também a nível social, exemplo disso é a programação de cada dia que contemplará entre outras coisas com tempo destinado às obrigações escolares.

Os atletas presentes no estágio serão:
• Leonardo Coelho – Associação Naval Seixal
• Tiago Vasconcelos, Manuel Silva, Marisa Mota e Márcio Ribeiro – CRP Arnelas
Fernando Pimenta e Alex Correia – CN Ponte Lima
• David Moreira – CN Crestuma
• Cristiano Pereira e Pêro Moura – CN Fão
• Inês Saraiva – GCDR Gemeses
• Orlando Cardoso – CN Marecos
• Inês Esteves – CN Milfontes
• Jorge Castro, José Cruz e Márcia Costa – CN Prado

GEICE DESPORTO

Viana Natação Clube à conquista da subida

NATAÇÃO

A equipa masculina do Viana Natação Clube partiu esta sexta-feira, dia 04, para Santarém, onde vai participar nos Campeonatos Nacionais de Clubes da 3ª divisão masculina, este fim-de-semana, (dias, 5 e 6 de Fevereiro).
Esta equipa tem tido uma ascensão muito interessante, depois de há 2 anos se ter sagrado Campeã Nacional da 4ª divisão e de no ano passado ter sido 5ª classificada, entre 24 equipas, nos Campeonatos da 3ª divisão, este ano, com apenas 2 anos de existência, já vai poder aspirar a mais altos voos, tendo como objectivo a subida à da 2ª divisão nacional.
A equipa masculina orientada pelos técnicos Luís Cameira e António Rocha é constituída por Pedro Passos, José Parente, André Filgueiras, André Fernandes, José Miguel Silva e Duarte Silva.
O VNC partiu para estes Campeonatos com a ambição de se classificar num dos 3 primeiros lugares, que darão acesso automático à 2ª divisão nacional.

GEICE DESPORTO

quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Treinador da Juventude de Viana na Rádio Geice…

GRANDE ENTREVISTA

O treinador da Juventude de Viana, Fernando Fallé, deu uma entrevista exclusiva ao departamento de informação desportiva da Rádio Geice, tecendo as seguintes opiniões ao jornalista, Pedro Xavier.

P.X.
A derrota com o Gulpilhares foi uma surpresa?

F.F.
“Para mim não foi uma surpresa a forma como o Gulpilhares jogou, a forma concentrada e determinada, também não é uma surpresa porque era um jogo extremamente importante para o Gulpilhares em termos de classificação e para nós também. Acho que fizemos coisas boas, nós não fizemos tão mal jogo, o resultado é que nos escapou e o resultado é o mais importante, a vitória escapou-se-nos pelos dedos, tivemos o jogo perfeitamente controlado durante a primeira parte, o ataque do Gulpilhares foi praticamente inofensivo, praticamente sem existir. Na segunda parte começamos mal, sofremos um golo mal sofrido, o segundo veio logo a seguir, fizemos rotação de jogadores na equipa, resultou bem, voltamos novamente para a frente do marcador, tivemos várias oportunidades para ampliar para matar-mos o jogo e tranquilizar, mas não conseguimos, uma perda de bola, uma grande penalidade, o 3-3 e depois o golpe da misericórdia, um belíssimo lance, um belíssimo golo, mas também fortuito, fomos infelizes, tínhamos ganho pontos, mas acabamos de os perder. Infelizmente não soubemos gerir os deslizes do Benfica e das outras equipas, neste momento poderíamos estar bem contentes e mais perto do segundo e terceiro classificados, foi pena…”

P.X.
Houve alguma ansiedade na equipa, depois de se saber que o Benfica tinha perdido?

F.F.
“Sim, eu julgo que sim. Embora não utilize muito este argumento porque pode suar a desculpa, mas a verdade é que muitos treinadores o fazem e muitas equipas servem-se disso, nós também temos uma equipa jovem com jogadores de qualidade e também temos uma equipa em formação, não tínhamos tido grandes desequilíbrios nem pontos muito mal perdidos embora estes foram muito mal perdidos, somos humanos os jogadores são humanos, nem sempre as coisas correm bem, o jogo não foi perfeito da nossa parte, controlamos, gerimos o resultado, tivemos na frente com varias oportunidade para matar o jogo, mas não conseguimos. Também não se pode dizer que o Gulpilhares foi superior, o Gulpilhares nunca foi superior, é uma derrota que acontece infelizmente quando menos se espera. Tínhamos vindo de um bom resultado, de um bom jogo, fizemos uma quinta-feira de treinos excelente e nada indicava, mas fiquei com a sensação que os jogadores estavam entusiasmados e a ansiedade ás vezes estorva-nos um bocadinho, os dois golos derrompantes e muito cedo, ás tantas soltaram-nos demais e não fomos felizes, perdemos três pontos e temos que os ir buscar ao Sporting, de preferência os três da vitoria…”

P.X.
Acredita que esta derrota com o Gulpilhares apenas atrasou um pouco o apuramento, para os seis primeiros?

F.F.
“Eu acredito que perdemos três pontos e que ainda faltam muitos jogos, acredito no meu trabalho, nos meus jogadores e acredito que cada jogo é uma final, este resultado também nos escapou por muito pouco, mas o muito pouco faz a diferença e nós temos que lutar, é por isso que trabalhamos muito diariamente, faltam muitos jogos tudo pode acontecer, temos que nos manter muito concentrados, muito disciplinados e muito humildes para conseguirmos os pontos que pelo menos nesta primeira fase nos deixam nos seis primeiros…

P.X.
Qual é o balanço que já se pode fazer da participação da Juventude neste campeonato?

F.F.
“ O balanço é intermédio é um balanço de ocasião porque nós ainda não conseguimos os seis primeiros, mas acho que os indicadores são positivos, tal como disse numa outra entrevista o sucesso ou o aparente sucesso não pertence a ninguém, é de muita gente, é da cidade, dos órgãos de comunicação social, presidente, direcção, patrocinadores, as pessoas que andam à volta da equipa os jogadores, todos, todos trabalhamos para isso, não temos razões para estar tristes, mas também não temos razões para estar exuberantes, temos razões é para continuar a trabalhar e parece-me que todos os indicadores apontam para o caminho certo…”

P.X.
O que lhe parece este campeonato?

F.F.
“Eu acho que é dos campeonatos mais equilibrados da última década… A luta pelos seis primeiros lugares está ao rubro, não à uma grande diferença entre as equipas, tudo pode acontecer…”

P.X.
Já alguma vez lhe passou pela cabeça reforçar o plantel?

F.F.
“Não, nunca me passou pela cabeça, eu escolhi os atletas juntamente com a direcção, são estes os atletas até ao fim da época, vai ser este o grupo até ao fim… Confiava e confio nos jogadores e mais que confiar nos jogadores confio no trabalho, estamos unidos pelos objectivos e isso é o mais importante, queremos fazer a melhor classificação possível…”

P.X.
Tem tido todas as condições em Viana para poder trabalhar?

F.F.
“Sim, tenho tido todas as condições e todo o apoio”, disse.

GEICE DESPORTO

Equipa Russa no Centro de Estágios de Melgaço

FUTEBOL

Depois de várias equipas portuguesas, é agora a vez de uma equipa russa procurar o Centro de Estágios de Melgaço para realizar um estágio de 15 dias.
A comitiva russa do Futebol Clube de Moscovo, chegou na passada quarta-feira a Melgaço e por ali se vai manter até ao dia 14 de Fevereiro. Trata-se, de resto, de uma das várias equipas moscovitas a procurar climas mais amenos nesta altura do ano, para realizar, fora do seu país, alguns dias de estágio. É o caso, por exemplo, do Dínamo de Moscovo, onde jogam vários futebolistas portugueses, que se encontra a estagiar em Marbelha, no Sul de Espanha.
Quanto ao FC Moscovo, nono classificado no principal campeonato russo de futebol, encontra-se alojado no Hotel Monte Prado, servindo-se do Centro de Estágios de Melgaço, fazendo a preparação para a nova temporada.
Durante estes dias, o FC Moscovo realiza dois jogos-treinos com equipas portuguesas, o primeiro, no dia 7 do corrente, frente ao Desportivo de Monção, da III Divisão Nacional, a partir das 18h00, e o segundo, no dia 9 de Fevereiro, frente ao Moreirense, da Superliga.
Os dois encontros terão por palco o relvado principal do Centro de Estágios de Melgaço.

GEICE DESPORTO

quarta-feira, fevereiro 02, 2005

CRAV nos 16 Avos de Final da Taça

RUGBY / TAÇA PORTUGAL

A Federação Portuguesa de Rugby já realizou, o sorteio dos 16 avos-de-final da Taça de Portugal, ainda sem equipas do Grupo A da I Divisão.

Jogos definidos:
Tecnologia-Oeiras
Belas-Montemor
CRAV-Bairrada
U. Aveiro-Elvas
UTAD-Lousã
Vilamoura-Agrária de Coimbra
Técnico-Caldas

Os encontros estão agendados para este fim de semana, 5 e 6 de Fevereiro.
Para a eliminatória seguinte, serão apuradas as sete equipas vencedoras e o melhor vencido (oitavo apurado).

GEICE DESPORTO

terça-feira, fevereiro 01, 2005

Taça Presidente da República no Rio Minho

REMO

A II Edição da nova versão da Taça Presidente da República em Remo realiza-se este domingo dia 6, a partir das 14h30 no Rio Minho no concelho de Caminha.
Esta prova de fundo tem uma distância aproximada de seis quilómetros. Inicia-se no Cais da Pesqueira, em Lanhelas, e termina junto ao Posto Náutico do Sporting Club Caminhense.

GEICE DESPORTO