quarta-feira, agosto 31, 2005

S.C. Vianense estreia-se em casa com o Boticas

FUTSAL

Na primeira jornada do Campeonato Nacional da 3ª Divisão de Futsal, a disputar a 1 de Outubro, o Vianense recebe a formação Transmontana de Boticas, numa série que promete muito luta pelos lugares de topo.
O sorteio da III Divisão Nacional, que se inicia no dia 1 de Novembro, ditou os seguintes jogos na primeira jornada: Série A – Vianense-Boticas; Barranha-Habinordeste; Paredes-Amanhã da Criança; Monte Pedras-Casa do Benfica de Paredes; Ac.Leça-Mogadouro; Lordelo-Sangemil; Malta Fixola-Nun`Alvares.
Na 2ª Jornada do Campeonato, o Vianense joga fora frente ao Habinordeste, no dia 5 de Outubro.

geicedesporto@iol.pt

sábado, agosto 27, 2005

Tiago vai alinhar no Lyon nas próximas quatro épocas

FUTEBOL

O vianense e internacional português Tiago, ex-Chelsea, assinou um contrato válido por quatro épocas com o Lyon, anunciou o clube tetracampeão francês de futebol.
A transferência do jogador, que na última época se sagrou campeão inglês de futebol ao serviço da equipa comandada por José Mourinho, custou ao clube francês 10 milhões de euros.
Tiago, 24 anos natural de Viana do Castelo, tinha contrato com o Chelsea, para o qual se transferiu na época passada, para as próximas três temporadas.

geicedesporto@iol.pt

Nogueirense estreia-se em casa com Desportivo Santiago

FUTSAL

Na primeira jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Futsal, a disputar a 1 de Outubro, o Nogueirense recebe o Desportivo de Santiago, numa série que promete muito luta pelos lugares de topo.
O sorteio da II Divisão Nacional, que se inicia no dia 1 de Novembro, ditou os seguintes jogos na primeira jornada: Série A – Novasemente-UTAD; Junqueira-Nogueiró; ARCA-Coimbrões; Macedense-Moc. Arrábida; Creixomil-Valadares; MODICUS-Lameirinhas; Nogueirense-Desp. Santiago.

geicedesporto@iol.pt

Vianense-Esposende e Tirsense-Varzim a abrirem Nacional de Juniores

FUTEBOL

Já é conhecido o sorteio do Nacional da II Divisão de Juniores, com a jornada inaugural a realizar-se a 10 de Setembro.
Das equipas que vão competir na edição de 2005/2006, destaque para os despromovidos Penafiel, Varzim e Famalicão, na Série A, antevendo-se uma luta titânica pelas três primeiras posições que dão acesso à «poule» que vai determinar a subida ao escalão primodivisionário. Na ronda inaugural encontram-se, precisamente, dois dos mais fortes candidatos: O Varzim-Penafiel será o jogo-cartaz desta jornada. Já o Famalicão recebe o Taipas que na temporada passada chegou a disputar a subida de divisão.
O calendário da 1.ª jornada é o seguinte: Série A – Varzim-Penafiel; Merelinense-Flaviense; Tirsense-Cerveira; Diogo Cão-Torre de Moncorvo; Famalicão-Taipas e Esposende-Vianense.

geicedesporto@iol.pt

terça-feira, agosto 16, 2005

Vianense vai estrear-se na 3ª Divisão

FUTSAL

No seu primeiro ano de actividade, a equipa de Futsal do Sport Clube Vianense, além de ter vencido a Taça Associação de Futebol de Viana do Castelo, concretizou o seu principal objectivo desportivo ao sagrar-se Campeã Distrital, e dessa forma conquistar o direito a disputar o Campeonato Nacional da 3.ª Divisão na próxima época.
Ambicionando um lugar na primeira metade da tabela classificativa, o S.C. Vianense renovou com a equipa técnica, constituída por Rui Pedro Silva, Salvador Pacheco e Nuno Magro, e com os seguintes atletas: Alberto Lomba "Nica", André Amaro, Domingos Neiva "Mingos", João Pedro Nogueira, Joaquim Pires "Quim", Pedro Marinho "Pina" e Tiago Subtil.
Para reforçar o seu plantel contratou: Pedro Costa (ex Santa Luzia), Bruno Félix "Tata" (ex Cais Novo), João Barroso (ex Neiva), Nelson Maia (ex Santa Luzia), Nuno Nobre (ex Chafé) e Pedro Vasco (ex Perre), e também irão prestar provas: Pedro Ferreira "México", Miguel Rocha "Santa" (ex Porto Martins, Açores) e Vítor Oliveira (ex Piratas de Creixomil).
A equipa iniciou a sua preparação no dia 15 de Agosto com treinos diários distribuídos pelo Estádio Municipal Manuela Machado, Polidesportivo da A.M. Cova, praia do Cabedelo, Estádio Dr. José de Matos, Pavilhões de Monserrate e do Seminário Diocesano.
O plano de jogos-treino também já está delineado. No dia 27 de Agosto o S.C. Vianense recebe os Leões da Lapa, enquanto em Setembro no dia 10 defronta o ARCA/Casa do Porto de Famalicão, no dia 17 o Valadares e no dia 24 o Miramar.
Mas o ponto alto da pré-época de Futsal será o "Torneio Cidade de Viana do Castelo" que contará com a participação, para além do S.C. Vianense, de três grandes clubes da 1.ª Divisão Nacional: Sporting, Braga e Rio Ave, com o natural destaque para o vice-campeão nacional Sporting Clube de Portugal.
O Torneio terá o seu início no Sábado, dia 3 de Setembro às 16 horas, com os jogos, Braga / Rio Ave e Vianense / Sporting, e terminará no Domingo com o jogo de apuramento dos 3.º e 4.º classificados e a partir das 18 horas a Grande Final.

geicedesporto@iol.pt

sábado, agosto 13, 2005

Tiago Barbosa retira queixa contra Mariano Velázquez

HÓQUEI EM PATINS

O Benfica emitiu na sexta-feira um comunicado na página oficial do clube na internet onde se lê que chegou a acordo com a Juventude de Viana num caso que se reporta à partida entre os dois clubes referente ao pretérito Nacional de hóquei em patins, disputada no passado dia 18 de Junho. Recorde-se que na altura o jogador benfiquista Mariano Velásquez e o vianense Tiago Barbosa envolveram-se em confrontos físicos, que resultaram numa queixa-crime de Tiago Barbosa contra o jogador do Benfica.
Mas na passada quarta-feira, o presidente benfiquista, Luís Filipe Vieira, e o seu homólogo minhoto, Viana da Rocha, reuniram-se no estádio da Luz, onde deram o caso por encerrado, com Tiago Barbosa a retirar a queixa-crime movida contra o argentino do Benfica. Por seu lado, o capitão dos encarnados "lamenta o sucedido e reconhece o seu erro e a nobreza do gesto do seu colega de profissão", lê-se no comunicado.

(12/08/2005 12:46)
Sport Lisboa e Benfica e Associação Juventude de Viana / Comunicado de Imprensa

Os Presidentes do Sport Lisboa e Benfica e da Associação Juventude de Viana, respectivamente Luís Filipe Vieira e Joaquim Viana da Rocha, reuniram-se na passada quarta-feira no Estádio do Sport Lisboa e Benfica à luz das excelentes relações institucionais entre os dois clubes.
Entre outros assuntos, ambos os dirigentes analisaram os acontecimentos ocorridos antes da partida para o Nacional da 1ª Divisão de Hóquei em Patins que opôs o Benfica a Juventude de Viana, no passado dia 18 de Junho.
Recorde-se que, nessa altura, os jogadores Mariano Velásquez (Benfica) e Tiago Barbosa (Juventude de Viana) estiveram envolvidos numa intensa discussão, tendo inclusivamente ocorrido altercações de carácter físico. Na sequência destes acontecimentos, o atleta Tiago Barbosa apresentou uma queixa-crime contra o jogador Mariano Velasquez.
Ambos os Presidentes lamentam o sucedido, embora reconhecendo as atenuantes que se prendem com a forma intensa e empenhada como estes dois grandes profissionais defendem as suas camisolas e se entregam ao jogo. De modo a contribuir para um clima de paz, serenidade e sã competitividade no hóquei em patins nacional, o caso foi considerado encerrado entre as duas instituições.
Na sequência deste entendimento entre os clubes, o atleta da Associação Juventude de Viana decidiu abandonar a queixa que levantou contra Mariano Velásquez. Por seu lado, o capitão do Benfica lamenta o sucedido e reconhece o seu erro e a nobreza do gesto do seu colega de profissão.
Lisboa, 12 de Agosto de 2005

geicedesporto@iol.pt

quarta-feira, agosto 10, 2005

Vianense – Cerveira e Valenciano – Correlhã na abertura da 3ª Divisão

FUTEBOL

Os sorteios do Campeonato Nacional da III Divisão realizaram-se esta segunda-feira na sede da Federação Portuguesa de Futebol em Lisboa.
As equipas do distrito de Viana do Castelo ficaram assim a conhecer os seus adversários tanto no Campeonato Nacional da 3ª Divisão Série A como na 1ª Eliminatória da Taça de Portugal.
Na 1ª Jornada do Campeonato que se realiza a 14 de Setembro, o sorteio ditou logo dois confrontos entre vizinhos, assim o estreante Correlhã começa o campeonato fora de casa defrontando o Valenciano em Valença do Minho, o outro confronto entre vizinhos está marcado para o Estádio Dr. José de Matos, entre o Vianense e o Cerveira, o outro representante do distrito nesta prova, o Desportivo de Monção joga fora frente ao Amares.
Na 1ª Eliminatória da Taça de Portugal edição 2005/2006 o sorteio ditou os seguintes jogos: Vianense – Padroense, Ermesinde – Correlhã, Valenciano – Vila Pouca, Távora - Joane, Cabeceirense - Cerveira e Monção - Salgueiros.

Campeonato Nacional da 3ª Divisão / Série A
1ª Jornada / 14 de Setembro


Oliveirense-Merelinense
Bragança-Valpaços
Mirandela-Esposende
Valenciano-Correlhã
Vianense-Cerveira
Amares-Monção
Maria da Fonte-Vinhais
Mondinense-Brito
Joane-Cabeceirense

2ª Jornada
Correlhã-Mirandela
Cerveira-Valenciano
Monção-Vianense

3ª Jornada
Bragança-Correlhã
Mirandela-Cerveira
Valenciano-Monção
Vianense-Vinhais

4ª Jornada
Correlhã-Oliveirense
Cerveira-Bragança
Monção-Mirandela
Vinhais-Valenciano
Brito-Vianense

5ª Jornada
Merelinense-Correlhã
Oliveirense-Cerveira
Bragança-Monção
Valenciano-Brito
Vianense-Cabeceirense

6ª Jornada
Correlhã-Valpaços
Cerveira-Merelinense
Monção-Oliveirense
Cabeceirense-Valenciano
Mondinense-Vianense

7ª Jornada
Esposende-Correlhã
Valpaços-Cerveira
Merelinense-Monção
Valenciano-Mondinense
Vianense-Maria da Fonte

8ª Jornada
Correlhã-Joane
Cerveira-Esposende
Monção-Valpaços
Maria da Fonte-Valenciano
Amares-Vianense

9ª Jornada
Correlhã-Cerveira
Esposende-Monção
Valenciano-Amares
Joane-Vianense

10ª Jornada
Cerveira-Joane
Monção-Correlhã
Vianense-Valenciano

11ª Jornada
Cerveira-Monção
Mirandela-Vianense
Joane-Valenciano
Vinhais-Correlhã

12ª Jornada
Monção-Joane
Vinhais-Cerveira
Brito-Correlhã
Vianense-Bragança
Valenciano-Mirandela

13ª Jornada
Monção-Vinhais
Cerveira-Brito
Correlhã-Cabeceirense
Oliveirense-Vianense
Bragança-Valenciano

14ª Jornada
Brito-Monção
Cabeceirense-Cerveira
Mondinense-Correlhã
Vianense-Merelinense
Valenciano-Oliveirense

15ª Jornada
Monção-Cabeceirense
Cerveira-Mondinense
Correlhã-Maria da Fonte
Valpaços-Vianense
Merelinense-Valenciano

16ª Jornada
Mondinense-Monção
Maria da Fonte-Cerveira
Amares-Correlhã
Vianense-Esposende
Valenciano-Valpaços

17ª Jornada
Monção-Maria da Fonte
Cerveira-Amares
Correlhã-Vianense
Esposende-Valenciano

Taça de Portugal I eliminatória / Zona Norte
4 de Setembro


Marinhas-Valpaços
Cinfães-Vila Meã
Tirsense-Oliveirense
Ermesinde-Correlhã
Vinhais-Brito
Leça-Esposende
Valenciano-Vila Pouca
Amarante-Vila Real
Tavora-Joane
Tarouquense-Mirandela
Rio Tinto-Maria da Fonte
Lusitano-Lourosa
Amares-Ataense
Valonguense-Vilanovense
Bragança-Merelinense
Cabeceirense-Cerveira
Monção-Salgueiros
S.Pedro da Cova -Rebordosa
Mondinense-Torre de Moncorvo
Canedo-Macedo de Cavaleiros
Vianense-Padroense

geicedesporto@iol.pt

segunda-feira, agosto 08, 2005

Vianense Rui Lavarinhas vence isolado 4.ª etapa da Volta a Portugal

CICLISMO

Esta segunda-feira foi o dia de Rui Lavarinhas na Volta a Portugal em bicicleta. Depois de uma tirada, a de domingo, onde o experiente corredor não esteve igual a si próprio, na montanha, Rui Lavarinhas foi ele mesmo, vencendo a 4.ª etapa da Volta a Portugal disputada entre Penamacor e Castelo Branco, distância mais longa da prova de 215,7 km.
O russo Vladimir Efimkin mantém a «amarela».
Numa etapa marcada com um percurso algo acidentado e disputada por terras da Beira interior, bem propícia a roladores, tratou-se da mais longa tirada da prova que esta terça-feira tem o seu dia de descanso.
Lavarinhas cedo deu a entender quais eram as suas intenções, chegando a encontrar-se isolado de um grupo perseguidor com mais de 7 minutos de vantagem.
À medida que o pelotão se aproximava de Castelo Branco, surgiu forte a oposição do grupo perseguidor onde Krasimir Vasilev, entretanto novo «rei» da montanha, representava a mais séria ameaça para o líder.

Classificação na etapa:
1º LAVARINHAS, Rui POR RIBERALVES-GOLDNUTRI 5:12:05
2º CHERRO, Javier ESP COMUNITAT VALENCIANA a 01:31
3º CHEULA, Giampaolo ITA TEAM-BARLOWORLD a 01:31

Geral individual:
1º EFIMKIN, Vladimir RUS TEAM-BARLOWORLD 17:59:49
2º PEREZ, Francisco ESP MILANEZA-MAIA a 02:01
3º BARBOSA, Cândido POR L.A. ALUMINIOS-LIBER a 02:08
………………………………………………………………………………………………..

13º LAVARINHAS, Rui POR RIBERALVES-GOLDNUTRI a 04:34

geicedesporto@iol.pt

sábado, agosto 06, 2005

Benfica apresenta Juventude de Viana

HÓQUEI EM PATINS

O Benfica vai apresentar o plantel 2005/2006 da Juventude de Viana aos seus adeptos no dia 17 de Setembro no Pavilhão de Monserrate em Viana do Castelo, tendo no horizonte mais uma participação da equipa vianense no nacional da 1ª divisão de hóquei em patins. Este jogo de apresentação faz parte do negócio que envolve a transferência de Carlos Martins para o clube da águia.
Segundo Joaquim Viana da Rocha o presidente da Juventude de Viana, “finalmente à fumo branco para que a transferência de Carlitos se concretize, depois de tanto se falar no assunto finalmente fomos contactados pelos responsáveis do Benfica para acertar a transferência do jogador, a marcação deste jogo de apresentação da nossa equipa foi um pequeno passo, falta agora acertar alguns detalhes mas estou convencido que até ao dia 15 de Agosto tudo fica resolvido”. Concluiu.
Para além deste jogo com o Benfica, a Juventude de Viana organiza nos dias 24 e 25 de Setembro o seu anual torneio quadrangular, na edição 2005 do torneio Cidade de Viana do Castelo/Cidade saudável, vão marcar presença o FC Porto (Campeão Nacional), a Nortecoope, o HC Braga, promovido este ano ao nacional da 1ª divisão, e naturalmente a equipa anfitriã, Juventude de Viana.

geicedesporto@iol.pt

Vianense, Monção, Valenciano, Cerveira e Correlhã conhecem adversários esta segunda-feira

FUTEBOL

Os sorteios do Campeonato Nacional da III Divisão realizam-se esta segunda-feira na sede da Federação Portuguesa de Futebol em Lisboa e constituirão a fase de transição para a alteração dos Quadros Competitivos. Isto porque na próxima edição, em 2006/2007 continuam a subir os dois primeiros classificados de cada série (A a F), sendo promovidos dos distritais 19 clubes (18 do continente e um da Região Autónoma da Madeira). Ou seja, na próxima temporada só subirá um clube por cada distrito, contrariamente ao que acontecia nos últimos anos em que algumas associações tinham dois representantes (caso da AF Braga e AF Porto).
Por outro lado, descem aos distritais os cinco últimos classificados, ao contrário das épocas transactas nas quais apenas eram despromovidos os quatro últimos.
No que respeita à nova temporada, há assinalar várias estreias nos Nacionais.
Assim, na Série A, apenas Amares, Mondinense e o Vinhais são repetentes, se bem que a formação transmontana do Vinhais já não sabia o que era a III Divisão há 16 anos. Por seu turno, o Amares regressa um ano volvido após a sua despromoção.
Já o Correlhã (representante da Associação de Futebol de Viana do Castelo) e o Brito (AF Braga) vão estrear-se no escalão, com particular destaque para a formação de Ponte de Lima que, sem ter objectivos de subir aos Nacionais, conseguiu cometer a proeza ao conquistar um título perante clubes com orçamentos bastante mais elevados.
Já na Série B, os representantes da AF Porto que subiram são clubes que marcam a sua estreia nestas andanças. Vila Meã e Ataense fazem o debute nos Nacionais e apostam na manutenção, tendo em conta os plantéis formados. A equipa de Eduardo Luís fez uma aposta arrojada tendo em vista os lugares cimeiros, enquanto os pupilos de José Oliveira debatem-se com problemas estruturais face às precárias condições do seu recinto de jogos e por via do Estádio Municipal de Valbom estar, nesta altura, a ser alvo de tratamento do seu relvado.
De resto, o Tarouquense (AF Viseu) é mais um dos clubes novatos, sendo que no ano de estreia vai disputar a competitiva Série B. Também o histórico Lourosa regressa aos Nacionais após um ano no Distrital.
Por seu turno, o velhinho Salgueiros ainda não sabe se vai disputar com a equipa principal, uma vez que ainda não tem reunidas as condições burocráticas para a sua participação.
No que respeita a candidatos à subida, Tirsense, Vila Real, Rebordosa, Rio Tinto S. Pedro da Cova e Leça reforçaram-se com jogadores experientes e os seus plantéis apresentam qualidade para atacar a subida. Anteve-se, por isso, um campeonato extremamente competitivo e equilibrado.
Já na Série A, Bragança, Oliveirense, que perdeu a oportunidade de subir na derradeira ronda da época passada, Joane, Monção e Maria da Fonte parecem ser as formações melhor apetrechadas tendo em conta a promoção à II Divisão B.

geicedesporto@iol.pt

Vianense prepara estreia

FUTSAL

Depois de vencer o campeonato e a Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo sem derrotas, o Sport Clube Vianense prepara a estreia na III Divisão. Pedro Costa e Nelson Maia (ex-Santa Luzia), Tata (ex-Cais Novo), João Barroso (ex-Neiva), Nobre (ex-Chafé) e Pedro Santos (ex-Perre) são os reforços e juntam-se a Nica, André Amaro, Mingos, João Pedro, Quim, Pina e Subtil que transitam da época anterior. Também a equipa técnica, constituída por Rui Pedro Silva, Salvador Pacheco e Nuno Magro, se mantém.

geicedesporto@iol.pt

Esposende entrega chaves à Autarquia

FUTEBOL

O pior cenário destinado ao Esposende está quase a consumar-se. Carlos Barros e restantes elementos da Comissão Administrativa já concluíram o inventário geral do clube, no intuito de avaliar todo o património, e já entregaram as chaves do clube à autarquia.
O dirigente reuniu-se, na semana passada, com o presidente da Assembleia-geral, o padre Delfim, a fim de juntos se deslocarem à Câmara Municipal de Esposende para procederem à entrega das chaves, como está estipulado nos estatutos.“Fizemos o que estava ao nosso alcance. Ninguém se dignou a aparecer e pegar no clube e, como tal, vamos fazer aquilo que não desejamos para o Esposende”, garante Carlos Barros, lamentando o facto de as diligências feitas no meio da cidade não terem sido frutíferas: “Contactámos empresários, sócios, autarquia, mas os nossos intentos não tiveram os efeitos práticos. Agora, a Câmara saberá o que fazer. Eles que resolvam!”.
O Clube vai ficar inactivo, uma vez que nem as camadas jovens vão participar em provas oficiais.

geicedesporto@iol.pt

Nogueirense apresenta-se este sábado

FUTSAL

O Nogueirense apresenta este sábado o plantel que estará às ordens de Ricardo Felgueiras naquela que será a estreia dos vianenses no Campeonato Nacional da II Divisão de Futsal. O clube de Nogueira, Viana do Castelo, aproveita a realização da Feira das Associações, no Jardim Municipal da cidade, para apresentar os novos equipamentos e o plantel à Comunicação Social, aos sócios e simpatizantes.
O início dos trabalhos está marcado para o próximo dia 27 de Agosto, mas o plantele a pré-temporada já estão delineados. A 10 e 11 de Setembro os vianenses organizam um torneio. No primeiro dia, às 16h00, jogam Braga-Alpendorada e, às 18h00, Nogueirense-Fundação Jorge Antunes. No dia seguinte joga-se a final, às 18h00, antecedido pelo encontro de atribuição do 3.º e 4.º lugares.
No dia 13, o Nogueirense marca presença na apresentação da Casa do Benfica de Barcelos (21h00) e a 17 vai a Fafe defrontar o Nun‘Alvares (17h00).Por fim, a 23, os vianenses apresentam-se aos sócios, em Santa Marta de Portuzelo, com o Freixieiro, pelas 21h00.

geicedesporto@iol.pt

segunda-feira, agosto 01, 2005

Um Vianense de sucesso

FUTEBOL

Rogério Gonçalves, natural de Viana do Castelo, foi o eleito para levar o Leixões à SuperLiga. E a escolha não foi ao acaso. Rogério Gonçalves possui no seu currículo já cinco subidas de divisão – Lanheses (90/91) à 3ª Divisão, Limianos (93/94) e Vianense (98/99) à 2ª Divisão B, Varzim (2000/01) e Naval (2004/05) à SuperLiga –, sempre em clubes junto ao mar. “Até o estádio do Leixões tem esse nome”, frisou o técnico, que desconhecia esta ligação. “O Leixões poderá ser a minha sexta subida, mas reconheço que este ano o campeonato é muito complicado.
Há, no mínimo, seis equipas que apostaram em subir à SuperLiga. Confesso que adoraria colocar o Leixões na SuperLiga, mas volto a dizer que este campeonato vai ser o mais disputado de sempre. Para conseguirmos alcançar o que pretendemos, vai ser importante andar no grupo da frente, para no último terço da prova, analisarmos as hipóteses que temos junto dos outros candidatos”, defendeu Rogério Gonçalves.
O trajecto de sucesso conheceu um revés em Chaves, na época 2002/03, onde apenas conseguiu um sétimo lugar. “Não ganhei nada em Chaves, mas confesso que gostaria de lá ter deixado a minha marca com uma subida de divisão. Seria a melhor forma de retribuir o carinho e o afecto que toda aquela gente teve por mim.”As promoções de Varzim e Naval à SuperLiga deram um maior protagonismo a Rogério Gonçalves, mas o técnico faz questão de enaltecer todas as subidas. “Todos os títulos têm um significado especial. Os mais visíveis são aqueles que nos dão acesso à SuperLiga, mas não seria correcto desvalorizar os que alcancei em divisões inferiores, (Lanheses, Limianos e Vianense), até porque, serviram como rampa de lançamento da minha carreira.”

Fechado

Para Rogério Gonçalves o grupo está completo com a contratação de Brasília (ex-Belenenses). “Como pretendo ficar com 24 atletas, a vinda do Brasília, fechou o plantel. A nossa preocupação, no imediato, é colocar os atletas que, por força das circunstâncias, têm de ser dispensados.”

geicedesporto@iol.pt