A Juventude de Viana perdeu este sábado em Gondomar com o FC Porto por 2-1, resultado que permitiu ao actual campeão nacional de hóquei em patins revalidar o título. Com esta derrota, a formação de Viana do Castelo fica, também, afastada de um dos objectivos da época: Chegar ao terceiro lugar e garantir um lugar na Liga dos Campeões.
Com dois golos nos últimos seis minutos, por Reinaldo Garcia e Pedro Gil, o FC Porto celebrou com um triunfo a conquista do 15º título nacional e do segundo pentacampeonato da sua história - o outro foi entre 1983 e 1987 -, além de se ter mantido invicto na fase final.
Os portistas asseguraram a conquista matemática do "penta" decorria o intervalo, e em desvantagem no marcador (0-1), tendo contado para o efeito com a derrota do Benfica em casa frente ao Óquei de Barcelos, por 5-3. O FC Porto, decidido a chegar cedo ao "penta", entrou bem na partida e dispôs de duas oportunidades por Reinaldo Ventura para chegar ao golo, mas aos poucos a Juventude de Viana sacudiu a pressão e equilibrou a partida.
A ansiedade, manifestada através do total desacerto na finalização, apoderou-se aos poucos da formação "azul e branca", que se deparou com uma bem organizada e tranquila equipa da Juventude de Viana.
A Juventude "trocou" de equipa nos minutos finais da primeira parte, já que apenas sobrou o guarda-redes Ricardo Silva e Paulo Almeida, e foi em contra-ataque que chegou ao golo por Tiago Barbosa, aos 23 minutos.
No início da segunda parte, Reinaldo Ventura desperdiçou uma grande penalidade para chegar ao empate, fazendo a bola embater estrondosamente no ferro da baliza defendida por Ricardo Silva, que foi um dos homens do jogo. O FC Porto chegou ao empate por Reinaldo Ventura, numa embrulhada de pernas e "stiks" na área da Juventude de Viana. Pedro Gil fez o 2-1 final, em joga individual.
Para a história do FC Porto e do hóquei português fica Franklim Pais, que esteve na década de 80, enquanto guarda-redes, no primeiro pentacampeonato dos "azuis e brancos" e agora, como treinador, no segundo.
Declarações:
Franklim Pais (
treinador do FC Porto) - "O sabor do penta é um sabor especial, porque é o resultado de um trabalho de vários anos.
Não estão só de parabéns os actuais jogadores do plantel, mas todos os outros que contribuíram para os outros títulos anteriores.
Agora temos que trabalha para os próximos títulos. Este jogo com a Juventude de Viana, que tem vindo a fazer um bom campeonato, foi muito difícil, porque estava muito calor no pavilhão.
Só ao intervalo é que soubemos que o Benfica tinha perdido (o que garantia o título), mas nós queríamos conquistar o penta com uma vitória".
Pedro Gil (
jogador do FC Porto) - "Foi um jogo difícil, pois havia muita ansiedade e muito calor. Mesmo assim conseguimos virar o resultado, desfavorável ao intervalo, porque o nosso pensamento estava na vitoria.
Foi só com os adeptos a cantar ao intervalo que soubemos que o Benfica tinha perdido e que nós já éramos pentacampeões".
Ilídio Pinto (
vice-presidente do FC Porto) - "Foi um jogo de muito stress, mas há que dar mérito ao adversário porque o FC Porto jogou no seu normal e deparou-se com um Viana bem organizado e um guarda-redes inspirado.
Resta-me dar uma palavra de apreço ao Franklim Pais, que esteve nos dois "pentas" do FC Porto (no primeiro como guarda-redes da equipa)".
POULE A (apuramento do campeão) / 8ª jornada:Benfica - Óquei Barcelos, 3-5
FC Porto -
Juventude Viana, 2-1
Domingo, 28 Mai:
Oliveirense - Candelária, 18:00
Classificação:
1.
FC Porto, 57 Pontos(
CAMPEÄO)
2. Benfica, 46
3. Óquei Barcelos, 37
4. Oliveirense, 30
5.
Juventude Viana, 29
6. Candelária, 20.
geicedesporto@iol.ptwww.radiogeice.com