quinta-feira, dezembro 23, 2004

Boas Festas…

90.8 FM

O departamento de desporto da Rádio Geice deseja a todos os desportistas e não só, um bom natal e um próspero ano novo, que 2005 realize todos os vossos sonhos.

GEICE DESPORTO

Boavista veio ao Minho eliminar o Vianense

FUTEBOL / TAÇA DE PORTUGAL

O Boavista juntou-se a Benfica e Oliveira do Hospital na passagem aos oitavos-de-final da Taça de Portugal.
No jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, para a quinta eliminatória, os axadrezados bateram por 3-1 o Vianense, com 3-0 no final do primeiro tempo.Perante grande assistência, o Vianense começou por oferecer séria resistência perante um Boavista que pautou inicialmente o seu jogo sem grandes pressas, como que estudando o adversário.À passagem dos 20 minutos o marcador era inaugurado em Viana do Castelo com um golo de José Manuel, golo que teve o condão de lançar os visitantes para um futebol mais pressionante surgindo o segundo tento através de João Pinto aos 27 minutos.Num ápice, o Boavista chegava com toda a naturalidade aos 3-0 aos 29 minutos, por intermédio de Diogo Valente, portanto apenas volvidos dois minutos.Na segunda parte, e já nos últimos cinco minutos do encontro, o Vianense reduziu a desvantagem com inteira justiça para 1-3, através de Gil, premiando o entusiasmo com que a equipa minhota se entregou à luta.

GEICE DESPORTO

quarta-feira, dezembro 22, 2004

Esta quinta-feira em directo na Rádio Geice

90.8 FM

Esta quinta-feira na Rádio Geice, novamente o desporto em grande, ás 14 h30, Vianense - Boavista a contar para a 5ª eliminatória da Taça de Portugal, jogo que se vai realizar em Viana do Castelo no Estádio Dr. José de Matos e que contará com transmissão directa na Rádio Geice, a partir das 13h30 com os repórteres, Manuel Mesquita e Pedro Xavier.

GEICE DESPORTO

Boavista quer alterar a história dos últimos anos

TAÇA DE PORTUGAL

O Boavista quer evitar as eliminações precoces nas épocas anteriores da Taça de Portugal. Na viagem a Viana do Castelo para defrontar o Vianense, na quinta eliminatória, o clube do Bessa quer que não hajam surpresas à custa dos axadrezados.
«Não sei se foi um sorteio favorável, nestas coisas da Taça nunca se sabe bem se é bom ou não», começou por dizer António Barbosa, representante do Boavista no sorteio. «Temos sido eliminados por algumas equipas nos últimos anos e vamos para Viana do Castelo com a equipa montada e preparada para ganhar. Gostávamos de jogar no Bessa, mas penso que o Jaime vai conseguir motivar a equipa para jogar em qualquer estádio», disse.
O Boavista foi eliminado na época passada pelo F.C. Porto (1-0), em 2002/03 saiu derrotado dos Açores perante um resultado de 4-0 frente ao Santa Clara, e foi eliminado em 2001/02 pelo Alverca no Estádio do Bessa.

GEICE DESPORTO

Só falta Martelinho

TAÇA DE PORTUGAL

Martelinho continua ausente dos treinos do Boavista e será, aparentemente, a única baixa por lesão no plantel de Jaime Pacheco para o jogo desta quinta-feira, com o Vianense, a contar para a sexta eliminatória da Taça de Portugal. Fary, Flores e Guga, que recuperam de lesões, trabalharam sem limitações e poderão ter, diante do Vianense, oportunidade para retomar a competição, tal como sucede com João Pinto, que regressa ao lote dos atletas disponíveis depois de dois jogos de suspensão. Desta vez será Lucas quem cumprirá castigo, este consequência da soma de cinco cartões amarelos. O médio, que tem sido titular nas últimas partidas, ficará com o cadastro disciplinar limpo para o regresso do campeonato, que, depois da paragem natalícia, reserva aos axadrezados dois desafios tradicionalmente difíceis: a recepção ao Guimarães e a visita ao Benfica.
Recorde-se que o desafio com o Vianense estava marcado para o dia 12 de Janeiro, no intervalo das jornadas que encerram a primeira volta da SuperLiga, circunstância que ditou a antecipação da eliminatória, que tem ainda a vantagem de reduzir a pausa competitiva dos axadrezados.

GEICE DESPORTO

Vianense – Boavista

TAÇA DE PORTUGAL / 5ª ELIMINATORIA

Estádio Dr. José de Matos / Viana do Castelo Esta quinta-feira ás 14h30

Convocados do Vianense: (Todos Disponíveis)
Victor, Bruno, Ângelo, Branco, Chica, Cris, Filipe, Gil, Gomes, Israel, Leonel, Séninho, Paulo Fernandes, Paulo Vieira, Pedro Gomes, Rui Santos, Sencadas, Tiago, Jorginho, Zé Berto, Zé Fernando

GEICE DESPORTO

Marta Soares Vice-Campeã Nacional

NATAÇÃO

O Viana Natação Clube conquistou uma medalha de prata no decorrer dos Campeonatos Nacionais Absolutos de Piscina Curta que decorreram em Cantanhede nos dias 19 e 20 de Dezembro/04. Nesta competição participaram 368 nadadores em representação de 52 clubes.
Marta Soares classificou-se em 2º lugar nos 200m livres, melhorando o 3º lugar absoluto alcançado na época passada, também nos Campeonatos Absolutos de Piscina Curta.
Os nadadores do VNC tiveram uma excelente participação, alcançando mais de uma dezena de classificações entre os 10 melhores nadadores nacionais, resultados nunca antes alcançados, em termos absolutos, por nadadores de Viana.
Marta Soares, além do 2º lugar na prova de 200m livres, alcançou ainda o 4º lugar nos 800m livres, o 5º nos 400m livres e 7º nos 100m livres.
Vania Neves alcançou um excelente 4º lugar nos 400m estilos e um 7º nos 400m livres, sendo que nesta prova, o VNC colocou duas nadadoras nos 7 primeiros lugares da classificação geral absoluta. Esta nadadora alcançou ainda o 8º lugar aos 200m costas e o 9º lugar nos 100m costas.
André Filgueiras foi outro nadador em destaque ao classificar-se em 6º lugar aos 100m costas, com a excelente marca de 58.38 segundos, o que lhe valeu os tempos mínimos de participação no Meeting de Bordéus, em França, a ter lugar no próximo mês de Janeiro. Este nadador alcançou ainda o 10º lugar absoluto nos 50m costas, sendo um dos melhores nadadores juniores nestas duas distâncias (2º aos 100m costas).
Joana Oliveira alcançou um excelente 8º lugar nos 100m costas, com novo Recorde Regional de 1.07.76, e um 10º lugar aos 200m costas.
Pedro Passos foi outro nadador em destaque ao alcançar o 10º lugar aos 1500m livres, sendo o 5º melhor júnior.
Os nadadores do VNC bateram ainda alguns Recordes Regionais nestas suas participações: Joana Oliveira bateu os recordes regionais de seniores aos 50m, 100m e 200m costas; Vania Neves os Recordes Regionais aos 50m e 100m costas e 400m estilos, em juniores.
No competo geral, o Viana NC alcançou uma medalha de prata, 11 classificações nos 10 primeiros lugares absolutos de Portugal e 6 Recordes Regionais.
Os nadadores José Parente e André Filgueiras alcançaram os mínimos para participarem no Meeting do Luxemburgo e no Meeting de Bordéus, respectivamente, ao serviço da Selecção Nacional Júnior. Vania Neves alcançou o Mínimo “B” para esta participação.

GEICE DESPORTO

sábado, dezembro 18, 2004

Mário Mendes vai arbitrar jogo do Vianense na Taça

FUTEBOL / TAÇA DE PORTUGAL

A Federação Portuguesa de Futebol nomeou na sexta-feira passada os árbitros para os três jogos antecipados da quinta eliminatória da Taça de Portugal, que terão lugar esta semana. O árbitro de Coimbra, Mário Mendes irá estar no Estádio Dr. José de Matos em Viana do Castelo, apitando a partida entre o Vianense e o Boavista, equipa da Superliga.

Árbitros nomeados:
Oliv. Hospital - Moreirense, Pedro Henriques (Lisboa)
Vianense - Boavista, Mário Mendes (Coimbra) / Quinta-feira, 23 ás 14h30
Benfica - Oliveirense, Bruno Paixão (Setúbal)

Os restantes encontros da 5ª eliminatória apenas terão lugar a 12 de Janeiro.

GEICE DESPORTO

Inter Associações de Sub-19

FUTSAL

Começa este sabado e termina na próxima terça-feira o Torneio Nacional Inter-associações de Sub-19, que vai decorrer em Albufeira, no Algarve.
Eis a constituição dos grupos:
Grupo A – Bragança, Vila Real, Braga e Porto;
Grupo B – Viana do Castelo, Coimbra e Lisboa;
Grupo C – Aveiro, Setúbal e Algarve;
Grupo D – Leiria, Santarém e Castelo Branco.
Os encontros vão ser disputados entre os pavilhões municipais de Quarteira, Estói, Boliqueime, S. Brás de Alportel e Loulé local das meias-finais e da final.

GEICE DESPORTO

sexta-feira, dezembro 17, 2004

Este fim-de-semana em directo na Rádio Geice

90.8 FM

Este sábado e domingo, voltam as emoções do desporto à antena da Rádio Geice, no sábado ás 21horas Juventude de Viana – Hóquei Clube de Barcelos a contar para a 14ª Jornada, (primeira da 2ª volta da 1ª fase), do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins, no domingo ás 15 horas também em directo e exclusivo na Rádio Geice, Vianense – Valpaços do Campeonato Nacional da 3ª Divisão Série A. Não percam os relatos destes dois grandes jogos em directo nos 90.8 FM.

GEICE DESPORTO

quinta-feira, dezembro 16, 2004

William Amaral é o novo técnico do Valenciano

FUTEBOL

A Direcção do Valenciano acertou a contratação de William Amaral, que sucede a Manolo no comando técnico da equipa. A carreira da formação de Valença na II Divisão B está muito aquém das expectativas dos responsáveis, que depositam agora no treinador brasileiro a esperança de uma fuga ao penúltimo lugar.
William, conhecido no futebol por ter sido jogador de Benfica, Guimarães e Nacional, inicia mais uma etapa da sua vida, agarrando um plantel desfalcado pelas saídas de Gaiteiro, Lemos, Viúla e Nandinho. Para compensar estas lacunas e as ausências de Ruben e Zé Luís, devido a lesões, o departamento de futebol inscreveu três juniores para a deslocação ao terreno do Vilaverdense.

GEICE DESPORTO

Comunicado

Viana do Castelo, 16 de Dezembro 2004

O departamento de desporto da Rádio Geice, de Viana do Castelo, vem por este meio condenar veementemente a atitude menos correcta da Professora Ana Serra, aquando de um colóquio sobre desporto levado a efeito pela escola C+S de Viana (Abelheira), no dia 15 de Dezembro de 2004.
A citada professora impediu um repórter do nosso departamento desportivo (Ricardo Neves), de concluir uma entrevista, que fazia na altura a um dos convidados (João Vieira Pinto).
A professora Ana Serra “esqueceu-se” momentaneamente, que vivemos num Pais democrático, onde a liberdade de imprensa, até ver, ainda existe.
Mais, lembra-mos que o departamento de desporto da Rádio Geice já mais será pressionado em termos editoriais, lembramos ainda que a Rádio Geice esteve presente neste colóquio a convite da Escola que o organizou.

Viana do Castelo, 16 de Dezembro de 2004
Departamento de Informação desportiva

geicedesporto@iol.pt

terça-feira, dezembro 14, 2004

Esta quarta-feira em directo na Rádio Geice

90.8 FM

Esta quarta-feira na Rádio Geice, novamente o desporto em grande, ás 21horas Juventude de Viana – Paço d`Arcos a contar para a 13ª Jornada, (ultima da 1ª volta da 1ª fase), do Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins.

GEICE DESPORTO

segunda-feira, dezembro 13, 2004

Clube Náutico de Viana organiza Maratona Indoor

REMO

O Clube Náutico de Viana vai promover, pelo segundo ano consecutivo, uma «maratona» de remo indoor, que decorrerá no próximo sábado. Depois do sucesso da primeira edição, o clube Minhoto abre as portas para que os participantes – atletas de competição ou apenas praticantes de lazer – possam tentar bater os recordes de ergómetro em vários tempos (30 e 60 minutos) e distâncias (5 e 10 quilómetros e meia-maratona). O evento começa pelas 9h30 e termina pelas 18h00.

GEICE DESPORTO

sexta-feira, dezembro 10, 2004

Juventude ganha em jogo transmitido em exclusivo pela Rádio Geice

HÓQUEI EM PATINS

A Juventude de Viana foi ganhar na passada quarta-feira à Ilha Dourada, em Porto Santo na Madeira, à equipa do Portosantense por 5-3, num encontro a contar para a 12ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Hóquei. Com mais esta vitória, a formação vianense fica isolada no 5º lugar da tabela classificativa.
Coube ao Portosantense inaugurar o marcador por intermédio de Joel Coelho, mas a formação vianense reagindo de imediato, empatou de seguida, com o golo apontado por Pedro Ascenção.Ao intervalo a formação comandada por Fernando Fallé já vencia por 3-1, com dois tentos apontados pelo melhor marcador da equipa, Carlitos.A abrir o segundo tempo, com 20 segundos jogados o Portusantense reduziu, mas o bom hóquei imposto pela formação de Viana voltou a dar frutos e foi sem surpresas que a Juventude de Viana carimbou uma vitória em terras madeirenses, por 5-3.A vitória vianense poderia ter sido mais dilatada, mas João Miguel mostrou ser um obstáculo forte, ao evitar, com boas defesas, outros possíveis golos.A um jogo de terminar a primeira volta do Nacional da 1ª Divisão, a equipa vianense isolou-se no 5º lugar com mais 3 pontos que o Nortecoope.
Até ao momento a Juventude de Viana regista apenas uma derrota fora de portas, com o FC Porto (1- 3) na 7ª jornada. A Juventude de Viana volta a jogar no próximo dia 15 de Dezembro (quarta-feira), no Pavilhão Municipal de Monserrate com o CD Paço de Arcos em mais um jogo que será transmitido na Rádio Geice.

GEICE DESPORTO

Em directo de Bragança e Darque...

90.8 FM

Este fim-de-semana o desporto volta a ser “Rei” na Rádio Geice, em directo de Traz os Montes, Bragança – Vianense, do Campeonato Nacional da 3ª Divisão Série A e Darquense – Melgacense, do Campeonato Distrital da 1ª Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viana do Castelo.
Dois grandes jogos de futebol para ouvir em directo e em exclusivo, este domingo ás 15 horas nos 90.8 FM da Rádio Geice.

GEICE DESPORTO

Circuito de Milhas começa e termina no Minho

ATLETISMO

Melgaço vai ser, em Abril, o ponto de partida do Circuito Nacional de Milhas Urbanas de 2005, que terá a sua final dois meses depois em Vila Nova de Famalicão, anunciou a Federação Portuguesa de Atletismo.
O calendário do Circuito será este ano reduzido a seis corridas, incluindo a final, recebendo o Minho metade do total das provas.
Além de Melgaço e Famalicão, aquela região também terá uma etapa de Viana do Castelo, decorrendo as outras três Milhas Urbanas em Bragança, no Seixal e em Pombal.
Cláudia Pereira (Sporting de Braga) e Rui Pedro Silva (Skoda) foram os campeões em 2004 desta iniciativa, que pretende desenvolver o meio-fundo curto através do recurso de provas de estrada.
Pontuam para o Circuito os melhores 10 de cada Milha (com 15 pontos, 12, 10, oito até 2), valendo a Final o dobro de pontos.
Com este calendário, falta apenas à FPA divulgar o Circuito de Meetings de Portugal, depois de já anunciado a planificação para 2004/05 de estrada, corta-mato e competições oficiais.

Calendário da fase preliminar:

23 Abr - Milha do Alvarinho, Melgaço (Org. pela CM Melgaço)
02 Mai - Milha das Cantarinhas, (G.C. Bragança/CM Bragança)
07 Mai - Milha "Baía do Seixal", (CM Seixal)
22 Mai - Milha "Cidade do Pombal", (CM Pombal)
11 Jun - Milha de Viana do Castelo, (A.A. Viana do Castelo)

Final:
26 Jun - Milha de Vila Nova de Famalicão, (Liberdade F.C.)

GEICE DESPORTO

Viana Natação Clube junta mais de 100 professores

ACÇÃO DE FORMAÇÃO

O Viana Natação Clube levou a efeito na passada quinta-feira dia 09 de Dezembro a sua 5ª Acção de Formação para professores, desta vez subordinada ao tema “Actividades Aquáticas para pessoas maiores”.
Dando continuidade ao sucesso que tinham sido as 4 últimas Acções do VNC, os professores de natação, de Educação Física e Estudantes de Educação Física do Ensino Superior, responderam em massa, lotando o Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, onde decorreram os trabalhos.
O VNC convidou para esta prelecção a Mestre Teresa Figueiras, docente no ISMAI e Doutoranda na Universidade de Vigo em Psicologia da Actividade Física para Pessoas Maiores.
A prelecção foi muito interessante nas 2 horas e meia em que se desenrolou, despertando muito interesse e participação dos professores, numa reflexão conjunta sobre o tema das aulas de natação para adultos.
Numa primeira abordagem, a Drª Teresa Figueiras salientou os aspectos físicos, sociais e motivacionais da pessoa maior para a procura do serviço “natação”, assim como as limitações físicas da pessoa adulta na participação de uma aula normal de natação.
Numa segunda fase, mais prática, foram abordados os temas relacionados com as patologias mais comuns das pessoas que praticam natação por recomendação médica e dos exercícios mais apropriados a essas lesões.
Por fim, a Drª Teresa Figueiras apresentou a sua proposta de trabalho nesta área, revolucionando práticas habituais nas nossas piscinas, propondo uma aula de natação para pessoas maiores que inclua exercícios de flexibilidade, de fortalecimento muscular, de aprendizagem das técnicas de nado e de hidroginástica.
O grau de satisfação dos participantes foi elevado, motivando o VNC para a realização de futuras Acções de Formação, sendo que já está incluída no Plano de Formação do Viana Natação Clube para a presente época uma Acção na área do Fitness no próximo dia 03 de Março de 2005.

GEICE DESPORTO

Só com sorte os apoios aparecem no Valenciano

FUTEBOL

Com um pouco mais de sorte, o destino do Valenciano poderá ser mais risonho e fácil de gerir. Augusto Natal avisou os sócios em Julho que "se manteria à frente do clube somente até Maio", encurtando assim o mandato para apenas um ano, porque "cedeu aos pedidos" para substituir Vítor Triquete, que se afastou por razões de saúde.
A carreira da equipa orientada por Manolo, na primeira época na segunda divisão “B”, não está a correr de feição e não se deve à falta de qualidade dos jogadores, pois Augusto Natal está ciente "de que só precisam de ser mais ambiciosos". No momento que em o Valenciano sair dos lugares de despromoção, o responsável pela colectividade acredita que "os apoios começarão a aparecer em maior número". O aperto orçamental do clube "mais representativo do concelho" é resultado de uma engenharia financeira "muito realista e estável", para a qual contribuiu "o esforço de angariação de Campos Ferreira", presidente da Assembleia Geral. Com ele chegaram a Valença "patrocínios muito bons e de fora", que têm ajudado nas despesas, e sobretudo "no cumprimento salarial dos jogadores e dos compromissos com os fornecedores".
A autarquia está atenta ao facto de o Valenciano ser o clube mais a norte da II Divisão B, sendo por isso a "alma de Valença". Augusto Natal confessa que "gostaria de contar com mais", mas agradece a colaboração do presidente Luís Serra "no transporte da equipa, nos custos com o gasóleo e na cedência de exploração de um parque de estacionamento". Tudo isto somado, juntamente com os acordos publicitários do comércio local (o tecido empresarial é diminuto), o resultado ainda é pouco para fazer face à gestão de cinco escalões de formação, garante do futuro do plantel sénior. Augusto Natal quer encerrar em beleza 35 anos de dirigismo com "a implementação de um projecto ambicioso, que conferirá capacidade de auto-financiamento ao Valenciano".

GEICE DESPORTO

segunda-feira, dezembro 06, 2004

Em directo da Ilha Dourada

90.8 FM

Esta quarta-feira dia 8, feriado nacional, na Rádio Geice, novamente o desporto em grande, em directo da Ilha do Porto Santo na Madeira ás 21horas, Portosantense - Juventude de Viana a contar para a 12ª Jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins.
Não perca em directo e em exclusivo nos 90.8, o relato deste grande jogo.

GEICE DESPORTO

Sport Clube Vianense visto à lupa

REPORTAGEM

Com 106 anos de vida, o Sport Clube Vianense é o clube mais representativo de Viana do Castelo. Disputa o campeonato de futebol da III divisão série A, mas trabalha para o futuro patrimonial e pela formação das camadas jovens.
Ricardo Felgueiras é a imagem da paixão por um clube. À frente do Sport Clube Vianense como presidente há quatro anos, tem desenvolvido um trabalho consistente em várias áreas desportivas. No clube já coabitaram várias modalidades, “já teve ciclismo, voleibol, hóquei em patins e atletismo”, refere o presidente, salientando que a política de cada uma das modalidades é de autonomia. Judo, karaté, futsal e também danças de salão são algumas das apostas actuais do clube.
Outra das modalidades principais é o bilhar poll. O ano passado reabriram a secção, por proposta de alguns atletas, entrando em competição na II divisão e passando ao fim de um ano para a primeira. “Estão criadas as condições na sede para treino e para fazer os respectivos jogos de campeonato”, refere o presidente.
Ricardo Felgueiras tem valores muito próprios: “O Vianense é um todo e preocupa-me essencialmente as condições do clube uma vez que o património onde estamos instalados é nosso, a minha preocupação é criar condições de trabalho”. E salienta: “Eu tenho consciência que se não tivesse investido tanto no clube em termos de infraestruturas poderia ter uma equipa melhor, mas isso não me preocupa porque eu penso no Vianense como um todo e não apenas como futebol”. Por isso o trabalho está à vista: no campo n.º 2 foi colocado um piso novo, foram criadas bancadas e uma vedação, para além de ter sofrido um alargamento. Assim, o Vianense possui agora mais uma área de 30 metros em relação aos 96 que já tinham.
No campo n.º 1 foi também completada a cobertura da bancada e a parte da instalação eléctrica foi alterada por uma questão de imagem.
Está também concluída a construção do campo sintético para a prática de futebol de sete, modalidade que já têm há cinco anos. Isto porque na opinião do presidente, “o futuro do Vianense passa pelo sintético até para rentabilizar”. Entre juniores, juvenis, iniciados, infantis, escolas, pré-escolas e minis, são mais de 300 atletas que colaboram com o Sport Clube Vianense. Quanto a técnicos, trabalham no Vianense 14 treinadores todos profissionais e licenciados em Educação Física, que para o presidente é mais um ponto forte para o clube.
Carlos Afonso, chefe do departamento de futebol juvenil defende que “se o número de jogadores aumentasse, seria incomportável para o clube”. Em épocas passadas a prestação do Vianense tem alternado entre subidas e descidas da II para a III divisão.
Actualmente o clube está a disputar o campeonato da III divisão série A e tem alcançado bons resultados. Ricardo Felgueiras acredita que “um bom campeonato é ficar nos cinco primeiros”. E refere: “A minha preocupação nestes quatro últimos anos é tirar frutos das camadas jovens e formar uma equipa de jogadores do concelho e da cidade”. Exemplo disso é o próprio plantel da equipa de futebol desta época.
Esse facto possibilita uma maior ligação e conhecimento entre os jogadores, “o objectivo é que o Vianense possa tirar rentabilidade do conhecimento entre eles”, assume o presidente. Com 1700 sócios pagantes, é notória a diminuição de adeptos nos estádios, “isto é o que me desanima, só virem 400 pessoas ao estádio”, lamenta o presidente.Esta situação verifica-se, de acordo com Ricardo Felgueiras, porque as pessoas preferem assistir aos jogos na televisão, mas também pelo aumento do futebol regional. Mesmo assim aponta: “Há uma crise global e se subíssemos à II divisão de certeza que haveria mais público, mas nem todos podem ambicionar chegar à Superliga”.

GEICE DESPORTO

Barroselas e Benfica assinaram protocolo

COOPERAÇÃO

A Associação Desportiva de Barroselas, celebrou um protocolo de cooperação com o Benfica. O acordo visa essencialmente prestar algum apoio logístico e permitir uma cooperação técnica aos treinadores do Barroselas. Na assinatura do protocolo estiveram, entre outros, António Carraça, chefe do departamento de futebol juvenil do Benfica e Vítor Lemos, responsável pela formação dos minhotos. Refira-se que o Barroselas dedica-se exclusivamente ao futebol juvenil.

GEICE DESPORTO

Clube Náutico de Viana preparado para nova época

REMO

O Clube Náutico de Viana assegurou a continuidade de todos os remadores da temporada transacta, aos quais se juntaram mais cinco do Caminhense. Com tanta oferta, o treinador deixa em aberto os lugares para o shell de oito.

GEICE DESPORTO

VNC em primeiro na estafeta feminina

NATAÇÃO

A estafeta feminina de 4x100m costas do Viana Natação Clube, constituída por Vania Neves, Andreia Guimarães, Ana Parente e Joana Oliveira, classificou-se em 1º lugar no Torneio Speedo, organizado pelo F.C. Porto no passado dia 1 de Dezembro, e que contou com a participação de oito das melhores equipas nacionais.
Na categoria de Absolutos, o VNC participou em todas as estafetas que compunham o programa de provas, sendo de salientar o 1º lugar alcançado na estafeta feminina de 4x100m costas constituída por Vania Neves, Andreia Guimarães, Ana Parente e Joana Oliveira, assim como os 4º lugares das estafetas de 4x100m mariposa feminina (Marta Soares, Andreia Parente, Ana Parente e Vanessa Barbosa), de 4x100m costas masculinos (André Filgueiras, Pedro Passos, Duarte Silva e Marco Gomes).
Nas restantes estafetas, o Viana NC classificou-se em 5º lugar, sendo essa a classificação geral alcançada pela equipa de Viana do Castelo no final do Torneio, entre as 8 equipas participantes.Na estafeta de Cadetes, este clube de Viana do Castelo classificou-se no 5º lugar. Em Infantis, o VNC participou na estafeta de 30 minutos, tendo conquistado um 7º lugar.

GEICE DESPORTO

sexta-feira, dezembro 03, 2004

Parabéns, Juventude de Viana

PARABÉNS

Assim como noutras ocasiões a criticamos, também agora é com inteira justiça que lhe damos os parabéns
Sempre emitimos nos nossos relatos e comentários as nossas modestas opiniões de forma verdadeira, clara e directa, no entanto, por vezes reconhecemos que nem sempre vamos ao encontro das vossas opiniões, contudo lembrem-se que somos vianenses e que tal como vós, sentimos muito a “ nossa / vossa” Juventude de Viana.
À passagem do 28º aniversário da Juventude de Viana, o departamento de informação desportiva da Rádio Geice, felicita os fundadores, funcionários, directores, seccionistas, equipa técnica, jogadores e alguns sócios que tal como nós sempre apoiamos a Juventude de Viana, inclusivé na sua passagem pela 3ª divisão à qual nunca mais queremos voltar...

O Departamento de informação desportiva da Rádio Geice
Viana do Castelo, 3 de Dezembro de 2004

Este fim-de-semana na Rádio Geice em directo

90.8 FM

Este fim-de-semana na Rádio Geice, novamente o desporto em grande, este sábado dia 4 em directo da Maia ás 21horas, Nortecoope - Juventude de Viana a contar para o Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins.
E no domingo também em directo e em exclusivo nos 90.8, Vianense - Joane, do Nacional da 3ª Divisão Série A.

GEICE DESPORTO

António Pires abandona Riba D`Ave

HÓQUEI EM PATINS

A gota de água aconteceu após a derrota do Riba D’Ave em Viana do Castelo, na 10.ª jornada do nacional da 1ª divisão de hóquei em patins, por 12-4, diante da ex-formação do até então técnico do conjunto de Guimarães, António Pires.
Ao jornal desportivo Norte Desportivo, o treinador explica as razões que o levaram a pedir a demissão: “Foi uma incompatibilidade com dois jogadores, sobretudo com um e após a postura no jogo em Viana do Castelo, pus o lugar à disposição da Direcção”. António Pires vai ainda mais longe e assume que a sua grande «oposição» foi Ruca, que “não aceitou a liberdade que eu dava aos jogadores mais novos”. Segundo o técnico “a equipa do Riba D’Ave tem uma média de idades baixa”, é um “conjunto formado, maioritariamente, por atletas da casa, que pela primeira vez disputam o escalão sénior e logo a actuarem na Primeira Divisão”, ou seja, “é preciso paciência e nem todos a souberam ter”, adianta.“Quando assumi o comando técnico do Riba D’Ave, o grande objectivo não era a permanência. A equipa é muito jovem a experiência é quase nula nesta competição”, afirma, e, quase de pronto, adianta: “Estávamos a construir uma equipa com valor, que lentamente estava a subir de forma, aliás, só por mera falta de sorte não vencemos os jogos em casa com o Sintra, Portosantense e Nortecoope, mas provámos que estávamos no caminho certo. As exibições demonstravam-no”.Em suma, António Pires, salienta que “90 por cento do plantel e 99 por cento dos adeptos estavam do meu lado e isso prova que nunca fui contestado”. Quanto ao futuro: “Estou aberto a propostas com projectos viáveis”.Substituto António Luís entra a ganharMas… «rei morto, rei posto». Horas depois de aceitar a demissão de António Pires, o presidente do clube, José Brandão apresentou António Luís, um “homem da casa”, como o próprio fez questão de salientar. “É o homem certo no lugar certo. Conhece bem esta casa e o nosso trabalho, além disso, trabalhou com grande parte destes jogadores, já que estava inserido no projecto da formação”, afirma.Admitindo que “a saída de António Pires apanhou a Direcção de surpresa”, o dirigente máximo do clube assegura que “devido à ausência de resultados era também um pouco esperada” e avança: “Pelo «timing» foi surpresa, mas pelos resultados nem tanto. Esperávamos algo mais da equipa, embora tenhamos que admitir que aqui e ali nos faltou a estrelinha da sorte. No fundo, a escassez de pontos dignifica a atitude de António Pires”, assegura.José Brandão afirma que o “grupo tem valor para ter feito mais do que o que fez”, mas também adverte para o facto de “nada ser conseguido com toques de magia”, aludindo um pouco à vitória conseguida na última ronda na recepção ao Paço D’Arcos, a primeira da temporada: “A equipa encontrou-se e as «chicotadas psicológicas» também têm esse efeito. Respirou melhor e com a saída de António Pires teve uma oportunidade para fazer algo mais. Acabou por jogar mais solta, desinibida e com mais alegria”, declara.Sobre o futuro, o presidente é peremptório: “Nada está perdido. A manutenção continua ao nosso alcance. Vamos lutar por essa meta”.Mas há ainda mais uma novidade na equipa. O avançado Dino também está de regresso e é “o único reforço” de Inverno.

GEICE DESPORTO

Novo técnico do CRAV faz balanço positivo

RUGBY

Nuno Vaz, que passou esta temporada a comandar o CRAV, não assume, para já, a subida de divisão. O primeiro objectivo é renovar a equipa. Os resultados estão à vista. Os minhotos lideram o Grupo B.
O Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV) está demolidor no Grupo B do Campeonato Nacional da I Divisão. Em quatro encontros disputados, a equipa minhota «esmagou» os seus adversários com resultados dilatados. Mesmo a passar por um bom momento, o técnico Nuno Vaz, que substituiu Júlio Faria no início da temporada, não assume, para já, a subida ao escalão principal: “O primeiro objectivo definido, nesta época, é renovar a equipa. Colocar jogadores mais novos a jogar. E isso está a acontecer. Estamos a dar oportunidade a toda a gente para jogar e as coisas estão a correr bem. Podíamos até ganhar por muito mais. O segundo objectivo está praticamente garantido, que é ficar nos quatro primeiros para jogarmos a fase final. E só depois traçaremos novas metas. Não assumimos, para já, a subida de divisão”.Nuno Vaz, coadjuvado por Pedro Aguilar, tem 32 anos e foi jogador e capitão da formação minhota até à temporada passada. “Temos novos métodos. Mas todos os jogadores desta equipa são mérito do anterior técnico Júlio Faria”, afirma o treinador do CRAV.
O clube nortenho ainda joga em Viana do Castelo, havendo a promessa de que poderá dispor do campo de Arcos de Valdevez em Dezembro deste ano ou Janeiro de 2005.

GEICE DESPORTO

Esgrimista da EDV é 30º da tabela mundial

ESGRIMA

Gael Santos, esgrimista da Escola Desportiva de Viana, atingiu a final de 8 da etapa da Taça do Mundo de Esgrima na categoria de Juniores disputada em Madrid. Apenas dois toques o separaram das medalhas. Esta excelente prestação permitiu-lhe ascender ao 30º lugar da Tabela Mundial.
O floretista vianense iniciou bem a competição. Venceu quatro adversários e sofreu apenas uma derrota pela diferença mínima de um toque. Na fase de eliminação afastou o seu compatriota Ivo Oliveira por um claro 15/5 e seguidamente eliminou os Italianos Paolo Salmeri e Valério Aspromonte, respectivamente por 15/5 e 15/7.
Já na final da competição, Gael Santos mediu forças com o Norte Americano Kurt Getz, actual numero 8 do mundo e vencedor da etapa da Taça do Mundo disputada nos Estados Unidos da América, e dois toques impediram-no de chegar às medalhas.
No entanto esta classificação e os correspondentes pontos permitiram a Gael Santos ascendeu ao 30º lugar do ranking mundial, sendo actualmente o Português melhor classificado nesta tabela que ordena os esgrimistas juniores do mundo. O resultado agora alcançado permite encarar as restantes etapas da Taça do Mundo com alguma tranquilidade e constatar que a fraca prestação no último Campeonato da Europa foi resultado de não estar bem de saúde.
Na mesma competição, outro esgrimista de Viana do Castelo, Rui Martins, teve uma prestação discreta, classificando-se em 45º lugar. Este atleta que já conseguiu um 10º lugar numa das mais importantes etapas da Taça do Mundo esta época, parece atravessar um período menos bom mas que certamente será ultrapassado com o treino e a competição, mantendo-se como uma das grandes apostas nacionais para o Campeonato do Mundo de Juniores e para as restantes etapas da Taça do Mundo onde ocupa o 38º lugar.

GEICE DESPORTO

Paulo Batista nega conflitos no Portosantense

HÓQUEI EM PATINS

Andam agitadas as "águas" na ilha de Porto Santo. Notícias vindas a público dão conta da existência de um mau ambiente entre o treinador Paulo Baptista e jogadores, bem como de ordenados e prémios em falta a diversos atletas que representaram o Portosantense desde 2001.
Paulo Baptista nega, contudo, a existência de qualquer conflito no seio do grupo de trabalho. "Houve sempre um relacionamento positivo e coeso entre técnico e jogadores, não havendo qualquer foco de conflituosidade entre estes", confirmou.
Paulo Baptista adianta que o único caso aconteceu com o jogador Nuno Almeida, após o jogo com a Nortecoope. "O Nuno Almeida recebeu um cartão vermelho por ter discutido com o árbitro. Como é reincidente procedemos em conformidade. Está suspenso", referiu.
A falta de pagamentos a vários ex-atletas do clube originaram, contudo, diversas acções judiciais contra a administração do Portosantense SAD.
Leonardo Tomba (Benfica) e Luís Filipe (Sporting) foram os primeiros a reclamar prémios em atraso, os quais têm vindo a ser liquidados, conforme sentença do tribunal. Pior estão os casos do ex-treinador argentino Carlos Cória e dos jogadores Ricardo Geitoeira (Cambra) e Jorge Maceda (OC Barcelos)."Já fui a tribunal, mas o clube faltou à audiência. Agora, aguardo que o juiz agende outra data", disse à Geice, Jorge Maceda.
Lembre-se que o Portosantentese é adversário “directo” da Juventude de Viana no Campeonato Nacional da 1ª divisão, estas duas formações vão encontrar-se na próxima quarta-feira, dia 8 na Ilha do Porto Santo em jogo do campeonato nacional que a Rádio Geice vai acompanhar em directo ás 21 horas.

GEICE DESPORTO

Rádio Geice leva Vianenses à Maia

HÓQUEI EM PATINS

O departamento de desporto da Rádio Geice, de Viana do Castelo, vai à semelhança do que aconteceu em Barcelos, Espinho, Vila Nova de Gaia, Gondomar e Barcelinhos organizar um autocarro para que os vianenses possam acompanhar a Juventude de Viana no seu 10º jogo do campeonato nacional da 1ª divisão de Hóquei em Patins.

Esta iniciativa tem como principal objectivo cativar ainda mais a cidade de Viana no apoio à Juventude e deixar pelo país, a marca dos vianenses no apoio incondicional ao clube minhoto.

Esta quinta viagem, está prevista para este sábado (4 de Dezembro), aquando da deslocação da Juventude de Viana à cidade da Maia, para defrontar a Nortecoope na 11ª jornada do nacional da 1ª divisão.

Os interessados em apoiar a juventude nesta difícil deslocação, devem inscrever-se na Rádio Geice, na Praça 1º de Maio nº 6 traseiras, ou através dos números: 258800404, 965246854, 916532754 ou 936929481.

PROGRAMA DA VIAGEM

Partida: (4 de Dezembro) Viana do Castelo / Fundo da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra ás 18.45 horas.
Destino: Maia
Pavilhão da Nortecoope, (Jogo ás 21 horas).
Regresso a Viana após o jogo.
Valor: 6 Euros

ATENÇÃO:
Esta viagem só será efectuada com o mínimo de 40 lugares preenchidos, caso contrario não se realiza.


Viana do Castelo, 03 de Dezembro de 2004
Departamento de Informação desportiva